Notícias

UMA CONSTATAÇÃO SOBRE ENQUETES

Há 48 horas foi publicada aqui no site a enquete para saber a opinião do público que foi à edição 2007 do Rock na Rua. E, na ocasião, foi pedido aos internautas que tentassem burlar o sistema de votação. Ao que tudo indica, realmente é possível, como já imaginávamos. Tempos atrás, em editorial do site, foi colocada a posição do DoSol contra este recurso para fins competitivos vide o grande risco de fraude. Talvez tenha vindo tarde o posicionamento já que este ano, além de parte da programação do Rock na Rua, tivemos o prêmio Rock Potiguar decidido por internautas.

Acredito que enquetes como a do Orkut, onde apenas usuários registrados nas comunidades relacionadas podem votar, sejam mais seguras. Mas nada impede que usuários “fakes”, ou até mesmo que alguém bem articulado leve uma porção de amigos que nada entendem do assunto a votar, sejam favorecidos na votação. Afinal, qual banda merecia o prêmio de melhor do ano? Aquela que compôs as melhores músicas ou aquela que tinha mais amigos? Isso é só um exemplo do que pode ocorrer.

É importante notar que assim como quem vota pode fraudar, quem propõe a votação, num único clique, pode mudar tudo. Eu, por exemplo, que tenho acesso ao sistema, preciso apenas digitar a quantidade de votos que quero que cada votante receba e assim será feito. Foi o que fiz para retirar alguns votos de má fé, e o que fiz para repor estes mesmos votos já que fora eu mesmo quem pediu para que burlassem e estaria sendo injusto se os punissem por isso.

Contudo, mesmo sendo fraudada (o log da ferramenta computou comportamentos estranhos em determinados votantes), a enquete ao lado está ajudando a entendermos a receptividade do público do evento aos shows que lá viram. Se por um lado confirmam os elogios dados ao Sinks e o Brand New Hate pelo crítico Renato Leal, por outro confirmam que, por mais controversos que sejam, agradaram também Sunset Boulevard e Sex Bomb (mesmo subtraindo os votos descaradamente burlados, esta ainda fica entre as bandas mais votadas).

Continuaremos nos utilizando de enquetes, mas para fins pacíficos. Para sabermos sua opinião acerca de temas que de tempos em tempos agitam a cena rock. Assim como pedimos a sua sinceridade, pois muitas vezes você estará enganando apenas à você mesmo, pedimos também sua participação e bom senso. E obrigado a todos que estão participando desta, assim digamos, brincadeira.

Previous ArticleNext Article

3 Comments

  1. Velho, o Sex Bomb é tao tosco que até aqui ele se engana! Vocês do Sex Bomb pelo amor de deus, se perguntem se vale a pena pedirem a amigos pra votarem nessa enquete, principalmente amigos como eu que sequer assisti um show da banda… Mas pediram pra eu votar pela amizade… Voces acham realmente que vao conseguir crescer iludindo a voces mesmos? Por mim o Sex Bomb tava era fora da enquete… Os caras so sabem burlar em tudo!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *