Resenhas

RESENHA DE DISCO: OASIS – DIG OUT YOUR SOUL

Por Leo Seabra

Conteúdo: Cocuruto

Não é Miragem: Vagando por aquele deserto habitado pelas tribos “Novas Raves” e “Folk Music” você ainda pode encontrar um Oasis.

O Oasis é uma banda sobrevivente e deve se contentar com esse status . Eles estão hoje para o brit-pop como o Pearl Jam para o grunge, ambos sobreviventes de movimentos que marcaram épocas, um após o outro, com a única diferença de que o Oasis é como um símbolo do brit-pop e o Pearl Jam é uma espécie de Vasco-da-gama do Grunge, ofuscados pela turma do Cobain.

Longe de ser uma obra-prima, “Dig out your soul” soa como releitura dos anos da banda, um retorno explicito ao passado, um resgate da identidade da banda. Tentei me enganar e pensar que havia algo novo. Mas os anos passam e fica a sensação de que só manter a regularidade está de bom tamanho para garantir uma aposentadoria segura. Todos envelhecem e ninguém agüenta “ta no rock” a vida inteira. Pra quem é fã, Oasis continuando sendo Oasis já basta. As melodias são gostosas, o vocal safado de Liam permanece e eles ainda são capaz de emplacar musicas como a chicletuda “The Shock of the Ligthning” (cuidado, essa musica pode entrar na sua cabeça e não sair mais) e “Waiting for the rapture” que para muitos é a cara dos Beatles.

A quem interessar, abaixo o link do album.

http://www.4shared.com/file/66050229/74cb3ff0/Oasis_-_Dig_Out_Your_Soul__2008_.html

4 Comments

  1. Por incrível que pareça estou escutando esse disco no momento. É um dos melhores Oasis em alguns últimos lançamentos, na minha opinião, e olhe que não sou tão ligado na carreira deles.É tudo uma grande (re) leitura do pop britânico com direito a batidas que possam agradar a turma das “novas raves”, até “the turning” emula “dear prudence” dos beatles no final da canção. É um bom disco e pronto, bom mesmo, parafraseando Machado de Assis, a obra basta por si só. Quanto ao Pearl Jam é um outro papo que envolve posicionamento musical, talento e coerência… coisa que eles têm muito.

  2. Caio, nesse ponto você tem razão, mas como alguem que gosta da banda e realmente acompanhou sua trajetoria (uma das poucas que consegui fazer isso) acho que eles estão aquem do que podem realmente apresentar. Não sei se é preguiça, descompromisso, ou o mercado fonográfico que ja não é mais tão atraente, segundo as palavras do Liam, tirou a motivação da banda.
    Pelo conjunto da obra o Oasis continuará sendo uma grande banda e lançou um album que se manteve na “media” deles. Pra mim foi bom pra dar uma quebrada nessa onda oitentista e de folk que ja nao aguento mais.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *