“Friend” – Venice (CD, 2011, independente)
Por Rodrigo Cruz
Há quem diga que os últimos anos foram de recesso para a criatividade e efervescência rocker no Rio Grande do Norte. Pode até ser, mas esse recesso acabou em 2011 e ninguém muda esse fato. Do ano passado pra cá foram lançados excelentes discos, as bandas estão circulando por todos os lados e – pasmem – nossa produção audiovisual está mostrando a cara com muita força.
Quem está com a força de todos esses elementos é o Venice, que tem tocado em alguns dos festivais mais disputados do Nordeste, gravou um bom videoclipe da música “Half Dead” e lançou o álbum “Friend”. Desfilando oito faixas (gravado no Estúdio Dosol e mixado no Megafone), “Friend” tem excelente produção e uma mixagem impecável que dá gosto de ouvir e ouvir e ouvir… até a voz quase na altura dos instrumentos casou muito bem.
Com todas as composições em inglês, a excelente pronúncia e a voz despretensiosa do vocalista Dudu Filgueira, além do instrumental pesado e bem executado, me levam sempre à uma viagem pelo pubs suburbanos nova-iorquinos do final dos anos 70. “Half Dead” é sem dúvida nenhuma a melhor música do disco, sendo também um perfeito hit, daqueles que você fica com o refrão na cabeça (sem ser piegas) e o seu dedo teima em voltar a música pelo menos uma vez a cada audição. Outra canção que merece ser lembrada é “Trails”. Digamos que a balada deste trabalho não esquece de impor um ritmo pesado além de melodioso.