“Rock Tour Independente” faz parada em Natal e marca a Prévia do Festival DoSol
por Renata Marques
Especial à Imprensa EC
Seis bandas dentro de um ônibus cruzando quase todo o Nordeste para fazer nove shows. E toda essa maratona sendo registrada para virar um programa de TV. É! Estamos falando do Bandas Antes – MTV Rock Tour Independente. Neste fim de semana (23/07) a parada foi em Natal, no Do Sol Rock bar, na Ribeira. O terceiro show da tour foi marcado por casa cheia e muito rock, além de ser a contagem regressiva para a segunda edição do Festival Do Sol.
No palco, Daniel Beleza e Corações em Fúria (SP), Rock Rocket, Ecos Falsos, Vanguart (MT), Faichecleres (RS), Zeferina Bomba (PB) e Allface (RN). “Em “todos os lugares que vamos, tocamos com uma banda da cidade, justamente para integrar a cena independente, fortalecer a cena local e dar visibilidade a outras bandas já que os shows vão fazer parte de um programa nacional de TV”, revela Bruno Montalvão, idealizador e produtor do projeto Rock Tour Independente.
Sobre a negociação com a MTV e a busca de parceiros nessa empreitada, Bruno adianta: “Aprovar o projeto com a MTV foi fácil, eles logo compraram a idéia do programa. A parte mais difícil foi fechar o contrato entre a produtora (Marginal produções), patrocinador (conseguimos uma permuta com Itapemirim) e a emissora”.
Antes de chegar a Natal, a “trupe” já havia feito uma escala em Recife e João Pessoa. Sobre os dois shows anteriores, Bruno comenta:
“É perceptível a diferença da cena nos locais por onde a gente já passou. Em Recife encontramos um público vibrante, visceral, uma galera que chega junto; João Pessoa me surpreendeu, até agora foi o melhor show com casa cheia e um público interessado em conhecer os trabalhos das bandas. Além de ter bandas locais com potência, com bons trabalhos .. mas a cena lá ainda é tímida .. De uma maneira geral sinto (como sergipano) que falta no Nordeste um banda prestigiar a outra, chegar mais junto, fortalecer o segmento”.
Vanguart de novo
Vindo à “terra poti” pela segunda vez Hélio, vocalista do Vanguart (MT), acha que a cena nordestina é muito receptiva ao trabalho das outras bandas: “a gente se sente muito à vontade”. Ele fala sobre as experiências do Vanguart, que também tocou no Festival Mada 2005:
“Voltar a Natal está sendo muito bom. Durante esse ano a banda amadureceu, já participamos de outros festivais, estamos mais calejados da estrada.. chegar aqui e reencontrar pessoas e ver que elas reconhecem seu trabalho… isso dá mais prazer de tocar”. E sobre a tour ele acrescenta: “Essa turnê está sendo muito especial! Primeiro porque as bandas já se conheciam e estamos tendo a oportunidade de fazer juntos um projeto pioneiro. Depois, por essa energia da construção, do feeling.. da cena independente”.
O cansaço não atrapalha a “zoação”, as brincadeiras, sons e a diversão dos rapazes que já estão viajando a mais de sete dias, só durante essa turnê. “Cuecões, corredor polonês .. coisa entre amigos (risos)”, revela Montalvão.
Indagado sobre o maior desafio da tour, ele responde: É fazer o show acontecer! Se adequar ao som e a estrutura disponível em cada lugar. Afinal é um festival itinerante e organizar tudo isso em apenas um palco e não perder muito tempo na troca é complicado
Primeira etapa
Mas quem pensa que o Rock Tour Independente e o programa Banda Antes – MTV é o inicio e o fim dessa empreitada está enganado. “A turnê é a primeira etapa de um projeto grandioso. A idéia é fazer um mapeamento da música brasileira. Não queremos apenas receber material. Queremos chegar em todas as regiões brasileiras pra saber o que está sendo produzido, sentir e tocar junto”, almeja Montalvão.
entrevista na rádio,muito boa sobre moeda …não se to falando a galera do espaço cubo…mas
GOSTAMUS MUITO DO SEU BLOG OBRIGADA TCHAU