Festival DoSol organiza palestras sobre música
11/07/2006 – Tribuna do Norte
A visão do rock no festival DoSol vai muito além da música. Antes do som rolar na Ribeira, a produção do evento em parceria com a agência cultural do Sebrae promove o “Pensando Música – Ciclo de Palestras e Debates para o crescimento da Música Potiguar” com nomes importantes da cena independente nacional e local. As discussões ocorrem entre os dias 2 e 4 de agosto, no auditório do Solar Bela Vista, no Centro Histórico de Natal. As inscrições poderão ser feitas através do site www.dosol.com.br. Os interessados deverão doar um livro. As vagas são limitadas.
A idéia, de acordo com o idealizador do festival Anderson Foca, é difundir informação sobre questões que cercam a música, como o funcionamento de selos e produtoras, preparação para os shows e a crítica dos jornais.
“A gente quer trazer esse debate aqui para o Rio Grande do Norte. A cena potiguar é melhor que em 90% da capitais brasileiras. Acho que os selos independentes contribuíram bastante para isso. Essa troca de experiência com gente de outros estados vai fortalecer a cena local”, defende.
Na programação, o primeiro dia (2 de agosto) será dedicado aos músicos numa discussão sobre a manutenção dos instrumentos. Os palestrantes serão o potiguar Eduardo Pinheiro e um representante da empresa potiguar De Oliveira. No dia 3 de agosto, o debate é sobre os selos independentes e festivais com Fabrício Nobre (Monstro Discos), Paulo André (Abril Pro Rock), Jomardo Jomas (Mada) e Anderson Foca (DoSol).
A conversa encerra na sexta-feira, no primeiro dia de rock, com o Jornalismo Cultural na pauta. Os jornalistas Alexandre Matias (colaborador da Folha de São Paulo), Adilson Pereira (Outra Coisa/RJ) e Fabiana Batistela (Bizz), além de Yuno Silva (Overmundo) e Caio Vitoriano (Dosol Image).