Economia criativa, câmaras setoriais, leis e fundos de incentivo, cadeia produtiva da Cultura, editais, qualificação, circulação, produção… Assunto não falta para promover debates substanciais sobre a arte (e o desafio) de se produzir (e viver de) Cultura no Brasil, onde, apesar do perfil eclético, considerado o mais diversificado e miscigenado do planeta, as políticas públicas para o segmento ainda são insuficientes para conferir o devido valor aos artistas tupiniquins.
Mas esse quadro desfavorável pode estar com os dias contatos, ao menos dentro da Universidade Federal do RN e na parcela da sociedade com a qual ela se relaciona, se depender do “I Seminário de Arte e Cultura da UFRN: Diretrizes e Ações”, a ser realizado entre os dias 2 e 6 de maio. Toda a programação é gratuita e aberta a qualquer pessoa interessada.
“Estamos planejando a realização deste Seminário desde o ano passado, quando a UFRN foi sede da 62ª SBPC (Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência)”, disse Teodora Alves, professora do Departamento de Arte da UFRN. Teodora, que também coordena o Núcleo de Arte e Cultura (NAC), foi a responsável pela programação cultural da SBPC. “Durante o encontro, que reuniu estudantes e professores de Universidades de todo o país, identificamos demandas que podem ser contornadas através da troca de informações”, informa.
De acordo com Alves, a intenção do Seminário é qualificar o debate em torno de políticas culturais capazes de promover maior circulação artística dentro da própria comunidade acadêmica, e potencializar a interação com a sociedade. “Queremos abrir diálogo com diversos setores da UFRN, como a Escola de Música e os Departamentos de Arte, Comunicação, Educação, Letras, entre outros, para promover um intercâmbio que permita maior fruição da produção cultural criada dentro da Universidade”, adiantou.
Para a professora Teodora, se a UFRN tiver uma política cultural definida poderá abrir canais mais eficientes para abarcar iniciativas de artistas e produtores culturais em atividade fora dos muros da Universidade. “Por isso estamos abrindo o Seminário para participação de toda sociedade, propondo uma programação diversificada que contemple os vários debates já em circulação na cidade, que inclua os fóruns artísticos em atividade. Queremos estreitar tanto os laços internos quanto os externos”, aposta.
Fórum Cultural
Entre os objetivos principais do evento, destacam-se reflexões sobre arte e cultura na extensão universitária; formação em produção cultural no contexto acadêmico; cadeia produtiva e sustentabilidade da cultura; Leis de incentivo, política de editais e elaboração de projetos culturais; e as interfaces arte e mídia. Também está na pauta o fortalecimento do diálogo da UFRN com movimentos sociais e fóruns artísticos; e uma maior visibilidade das ações artísticas e culturais da UFRN.
“Ao final do Seminário, iremos formatar um Fórum de Arte e Cultura da UFRN e redigir um documento registrando todos os encaminhamentos propostos. Esse resultado será entregue tanto à Reitoria da Universidade Federal quanto às Fundações municipal (Capitania das Artes) e estadual (José Augusto), como também às diversas instituições parceiras. A intenção é que o Seminário seja anual”, planeja Teodora Alves.
Além dos debates, a programação também inclui oficinas, apresentações culturais, formação de grupos de trabalho, exposição de artes plásticas com trabalhos da artista Erismar Antunes, e a instalação “De fora adentro”, de Maurício Camargo Panella. Toda a programação está concentrada no auditório da Reitoria, no Centro de Convivência, na Biblioteca Central Zila Mamede e no Departamento de Arte.
A promoção do “I Seminário de Arte e Cultura da UFRN: Diretrizes e Ações” é do Núcleo de Arte e Cultura (NAC), da Pró-Reitoria de Extensão da UFRN (Proex), da Superintendência de Comunicação (FMU, TVU, Agecom) e do Departamento de Comunicação (Decom).
As inscrições gratuitas devem ser feitas através da página eletrônica www.nac.ufrn.br/seminario. Informações pelo telefone 3215-3237.
programação
Segunda 02/05
Local: Auditório da Reitoria UFRN
Manhã
09h00 – Abertura institucional do Seminário
10h00 – Conferência: “Políticas culturais para os próximos anos”(representante do Ministério da Cultura)
Tarde
14h00 – Cultura na extensão universitária / ForProex
15h30 – Política Cultural na UFRN
17h30 – Fórum Musical: Universidade e sociedade (coordenador do curso de Música da UFRN)
17h30 – Fórum de Literatura, Livro e Leitura
Terça 03/05
Local: Auditório da reitoria UFRN
Local: Departamento de artes/UFRN
Manhã
08h00 – Ações culturais no contexto da Economia da cultura –
10h15 – Produção Universitária
Tarde
14h00 – Formação de GTs Temáticos da UFRN/IFRN
Quarta 04/05
Local: Auditório da reitoria UFRN
Manhã
08h00 – Mesa: Produção para TV
10h00 – Jornalismo e divulgação cultural
Tarde
14h00 – Mesa: Rádio e Produção local
16h00 – Interfaces Arte e Mídia
17h30 – Fórum de Áudio-visual
Todas as noites haverá apresentação cultural, a partir das 19h.