O projeto Noise 3D comemora 5 anos de permanência no calendário cultural de Fortaleza. Em Abril, todo sábado no Music Box será dia do projeto dentro do formato que fez história na música independente da cidade: bandas e discotecagem. Serão 4 edições especiais. Neste sábado, 5, o Bonecas da Barra inicia as comemorações com o lançamento de seu primeiro EP, “Batom Navalha”
O projeto Noise 3D completa 5 anos. Tempo de permanência constante no calendário cultural de Fortaleza, independente de onde as festas acontecem. Em Abril, todo sábado no Music Box, Praia de Iracema, será dia do projeto dentro do formato que fez história na música independente da cidade: bandas e discotecagem. Neste sábado, 5, o escracho da banda Bonecas da Barra marca presença, com o lançamento de seu primeiro EP, Batom Navalha (Panela Discos). A noite ainda conta com a discotecagem dos DJs GVale e Dado – principal produtor do Noise hoje.Â
História – A primeira edição da festa aconteceu em abril de 2003, no extinto Ritz Café. Hoje, o projeto Noise 3D ultrapassa o número de 50 edições em seu quinto aniversário. “Tinha tudo para ser só mais um evento, entre tantos que existiam em Fortaleza. Mesmo porque o Ritz só trabalhava com covers e não acreditava que duas bandas autorais e uma discotecagem voltada para o público consumidor de música via Internet cobririam os custos da casa. Então, 680 pessoas pagaram para ver a primeira edição do projeto. O Noise nasceu para fazer parte da vida de várias bandas da cidade. Acabou sendo um dos espaços mais procurados para as bandas de Fortaleza lançarem CDs, clipes, ou simplesmente tocar”, resume Dado, idealizador do projeto ao lado dos DJ’s DenisDead e DMM.
Além do Ritz, o Noise 3D já ocupou a casa de mesmo nome, o Amici’s, o Hey Ho Rock Bar, a Serra de Baturité (Ce), entre outros espaços. Sempre compromissado com a música independente e com as novidades da boa música contemporânea pelo Brasil e pelo mundo. Hoje, o projeto tem residência fixa na boate Music Box, Centro Dragão do Mar (Praia de Iracema) – reduto cultural da classe média-elite de Fortaleza.
Durante 2 anos e meio, até junho de 2007, o projeto ganhou projeção nacional com a programação do Noise 3D Club, destaque no Guia da Veja Fortaleza e Prêmio Toddy da Música Independente. Entre as bandas, são crias das edições do Noise o Montage, Café Colômbia, Telerama, Plastique Noir, Moço Velho, Red Run, O Garfo. De outros estados, passaram pelo projeto a Rádio de Outono (PE), Peixe Coco (RN), Valv (MG), The Sinks (RN), Cabaret (RJ), Multiplex (SP), Trampa (DF), Forgotten Boys (SP), Moptop (RJ), Mellotrons (PE), Rockassetes (SE), Vamoz! (PE), Lado 2 Estéreo (PI).
Programação Especial – O mês de abril traz um aperitivo do que foi a história do projeto Noise 3D durante estes cinco anos até então. A seqüência da programação vai recordar o perfil das festas mais importantes do projeto: lançamento de CDs, EPs, clipes, shows de bandas lendárias do underground de Fortaleza e estréia de bandas novas no circuito alternativo. Na discotecagem, o DJ Dado traz convidados diversos a cada sábado. Confira as bandas:
05/04 – Lançamento do EP da banda Bonecas da Barra. O disco é uma produção em parceria com o selo Panela Discos. O Bonecas dialoga com o escracho e leva um hard rock básico, trazendo visual glam. Da Barra do Ceará, o grupo toca pela primeira vez no projeto Noise 3D. É a integração do Noise com a cena além da Praia de Iracema. Baixe o EP em www.paneladiscos.
12/04 – O Plastique Noir estreou “do Noise para o mundo”. A banda gótica hoje é um dos principais nomes da cena de Fortaleza, surgiu e cresceu com a Dança das Sombras – festa temática da cidade. O Plastique finaliza seu primeiro disco oficial. Recentemente, lançou trabalhos no exterior. A maturidade justifica a escalação da banda para este dia especial: é a 50ª edição do projeto. Â Â Â Â
19/04 – Dia para chamar o público que prestigiou o projeto desde o início: o Velouria, importante banda de Fortaleza na cena alternativa dos anos 90, faz um show revival aproveitando as comemorações do Noise e a passagem do guitarrista Régis Damasceno pela cidade. Régis é músico do Cidadão Instigado, um dos fundadores do Velouria, e hoje mora em São Paulo.
26/04 – O Moço Velho traz três integrantes da extinta 69% Love – banda de Fortaleza que lançou videoclipe na primeira edição do projeto Noise 3D e fez história na cena local. Eles são Adams Rebouças (guitarra e programações), J.M (violão e voz) e Marcos Aurélio (baixo). Curiosamente, a exemplo da 69% há cinco anos, o Moço Velho lança o primeiro videoclipe nesta edição do Noise, fechando as comemorações. Â Â Â Â
Serviço
49ª Edição do Projeto Noise 3D – Lançamento de Batom Navalha, 1° EP da banda Bonecas da Barra, neste sábado, 5, no Music Box (Rua José Avelino, 387, Centro Dragão do Mar – Praia de Iracema), com discotecagem dos DJs Dado e GVale, a partir das 23h. Entrada: R$ 10,00 (com direito a R$ 5,00 de consumação até meia noite). É proibida a entrada de menores de 18 anos. Informações: (85) 3219.3699 – www.projetonoise3d.
=)
Lembrando que próximo sábado é edição histórica: 50ª, com a Plastique Noir.
Eeee, massa!
😉