Notícias

RESUMO DE ATIVIDADES DO DOSOL EM 2011

Foto: Festival Dosol 2011 (Rafael Passos)

Vamos fazer um resumo das atividades da Associação Cultural Dosol em 2011. Para nós foi um período importante em que comemoramos dez anos de atividade. Vamos mês a mês relembrar e fazer uma rápida retrospectiva do que fizemos.

Em JANEIRO começamos o ano lançando o Projeto Incubadora, atividade feita com verba direta do Dosol com o intuito de replicar conhecimentos de produção artística e executiva com música que adquiríamos nos últimos dez anos. Escolhemos seis artistas para o projeto: Simona Talma, Luiz Gadelha, Monster Coyote, Hossegor, Venice Undewr Water e Los Costeletas Flamejantes. O Centro Cultural Dosol (também com investimentos diretos) recebeu a programação do Verão Rock Dosol, promovendo shows locais e de artistas de outros estados como o Plastic Fire (RJ) e Maldita (RJ) em parceria com produtores e bandas locais. Movimentamos o Estúdio Dosol com a gravação do Cd “Espionagem Industrial” do Camarones Orqestra Guitarrística e lançamos online áudios ao vivo do Festival Dosol 2010, dentro eles Nevilton (PR), Vespas Mandarinas (SP) e Love Bazukas (SP). O Dosol Image entrou em ação junto com a gravação do disco do Camarones Orquestra Guitarrística e mostrou todo o processo de composição e gravação do disco em vídeos de alta definição.

Em FEVEREIRO começamos as atividades do Circuito Cultural Ribeira em parceria com a Casa da Ribeira, um grande projeto de ocupação do bairro histórico, com a primeira etapa realizada com sucesso de público e crítica durante a terça de carnaval reunindo artistas locais e bandas de fora convidadas como Cabruêra (PB) e Canastra (RJ). O Centro Cultural Dosol continuou a programação do Verão Rock Dosol e recebeu edições das festas Rockaholic e Bozo Fest no espaço. O Estúdio Dosol recebeu as duas primeiras bandas do Projeto Incubadora: Monster Coyote (antes era Pumping Engines) e Talma&Gadelha (nessa época ainda sem nome) e finalizou o disco do Camarones Orquestra Guitarrística (lado A). Continuamos a lançar discos online dessa vez com um Ep acústico da cantora local Camila Masiso além de colocar no ar uma take ao vivo do Pumping Engines (Monster Coyote) no projeto Palco Radiofônico que foi pro ar todas as quintas na FM Universitária. O Dosol também promoveu a tour conjunto do Camarones Orquestra Guitarrística com os cariocas do Canastra que passou por várias cidades do Nordeste durante o período carnavalesco de 2011.

Em MARÇO começamos a mostrar os primeiros resultados do Projeto Incubadora, colocando para download gratuito os discos do Monster Coyote e Talma&Gadelha, dois sucessos de crítica e público logo no lançamento. O Camarones Orquestra Guitarrística seguiu sua tour fazendo shows na Argentina e no Sul do país. O Dosol Image lançou vários vídeos em março. Documentou as gravações do Monster Coyote e Talma&Gadelha, lançou clip da música composta em conjunto do Camarones e Canastra, lançou vídeos com a sessão acústica de Camila Masiso. O Centro Cultural Dosol recebeu, entre outros eventos, o Festival Girls On X e o show de lançamento do disco do Talma&Gadelha. O Estúdio Dosol recebeu o Dr. Carnage, finalizou discos começamos em fevereiro e colocou no ar o Palco Radiofônico do Talma&Gadelha.

Em ABRIL realizamos a 2ª etapa do Circuito Cultural Ribeira tendo como tema um grande passeio ciclístico pelo bairro, além de shows e apresentações artísticas em dez espaço do centro histórico. Produzimos shows dentro da programação de aniversário da Casa da Ribeira com artistas locais e bandas de fora do estado Como Cérebro Eletrônico (SP) e Eta Carinae (PE). No Centro Cultural Dosol recebemos uma temporada do Talma&Gadelha, shows e evento como Gothic Convention, Bozo Fest, entre outros e produzimos a segunda noite do Rockaholic com os paulistas do Holger. O Mundo Livre S.A também passou pelo espaço em festa conjunto com o Armazém Hall. O Dosol Image continuou em atividade com vídeos da tour do Camarones Orquestra Guitarrística pela Argentina pelo Sul do Brasil. O Estúdio Dosol recebeu o Hossegor e o Venice Under Water para gravar seus respectivos discos pelo Projeto Incubadora. Durante todo o mês de abril Camarones Orquestra Guitarrística e Talma&Gadelha dividiram agenda em shows dentro de Natal com cinco datas e a gravação de um single conjunto.

Em MAIO a 3ª etapa do Circuito Cultural Ribeira teve como tema a revitalização do Beco da Quarentena, uma das ruas mais importantes do bairro da Ribeira. O circuito continuou forte e já começava também a receber artistas de outros estados na programação. No Estúdio Dosol recebemos o Godhound, demos sequência as gravações do Projeto Incubadora, além de continuar o trabalho de documentação em áudio de shows de artistas potiguares como Os Bonnies, Camarones e Orquestra Boca Seca. O Dosol Image continou documentando as gravações do Projeto Incubadora e lançou o clip do Talma&Gadelha para “O Roqueiro e a Hippie”, hit instantâneo da cena potiguar em 2011. O Festival Dosol começou a anunciar nomes para programação de 2011 como Tulipa Ruiz, Madame Sattan, entre outros. O festival também abriu inscrições para vagas na atividade no  Toque no Brasil e terminou 2011 como a oportunidade de shows mais acessada do site. O Hossegor é o terceiro lançamento do Projeto Incubadora.

Em JUNHO o Circuito Cultural Ribeira teve sua edição com motivos da festa junina e recorde de público, com mais de 20.000 pessoas circulando pelos espaços do bairro. O Centro Cultural Dosol promoveu o Metal Attack Festival reunindo por duas semanas nomes novos da cena metálica autoral do estado. O Estúdio Dosol recebeu para gravações ao vivo o Rock Rocket (SP), Cerva Grátis (PB) e Clara e a Noite (RN). Bandas como Declite e Fullsion também passaram pelo estúdio. O Camarones Orquestra Guitarrística fez uma extensa tour por São Paulo, acumulando 17 pautas em 15 dias de tour. O Talma&Gadelha foi tema da campanha do dia dos namoradas da Rio Center, uma das maiores lojas de departamento do RN, botando de uma só vez 3.000 discos na rua e tendo a música “Mais uma Cereja” como trilha da campanha. O Dosol Image começou a lançar mini-documentários de cada edição do Circuito Cultural Ribeira e também lançou o vídeo-release do Camarones Orquestra Guitarristica.

Em JULHO continuamos com as atividades do Circuito Cultural Ribeira e fizemos e recebemos muitos shows e eventos no Centro Cultural Dosol, dentre eles o Loading Festival, Haxixins (SP), Anjo Gabriel (PE), Andreia Dias (SP) e Reggae Night. O Moster Coyote e o Talma&Gadelha começaram suas tours fora do estado, tendo como base shows pelo Nordeste. O Dosol Image colocou no ar dois vídeo releases: um para a Orquestra Boca Seca e outro para o Monster Coyote e também continuou registrando os passos do Projeto Incubadora e do Circuito Cultural Ribeira. O Talma&Gadelha também lançou seu segundo clip, uma animação para a música “Se Fosse Feio”. O Estúdio Dosol recebeu Los Costeletas Flamejantes e MC Priguissa. O Camarones Orquestra Guitarrística fez tour pelo Centro-Oeste do país. Divulgamos também um texto/relato sobre nossos dez anos de atividades chamado “Eu Só Queria ser Músico”, dando início a pesquisa e transcrições para um livro comemorativo previsto para o primeiro semestre de 2012. Continuamos anunciando nomes para o Festival Dosol 2011 e demos início a campanha do evento, divulgando a nova marca.

Em AGOSTO começamos o mês provomendo o Circuito Cultural Ribeira tendo como foco a Dança. Também foi o mês que lançamos mais dois discos: o Rejects e o Venice Under Water, esse segundo o quarto trabalho lançado pelo Projeto Incubadora. O Dosol Image lançou o vídeo-release do Planant e o clip do Camarones Orquestra Guitarrística, gravado em Brasília pela Lojinha de Filmes com participação do combo teatral Os Melhores do Mundo. Produzimos o festival Dosol From Hells, mostra que durou três semanas no Hells Pub e que contou com diversos shows de bandas locais e artistas de outros estados como The Baggios, Julia Says e Chimpanzé Clube Trio. O Centro Cultural Dosol recebeu várias atividades, dentre elas o show de retorno do White Myself, o show de lançamento do Cd do Dr. Carnage e mais uma edição do Baile Barulhinho Bom.

Em SETEMBRO o Circuito Cultural Ribeira foi pra rua com o tema “Literatura e Poesia”. O aguardado disco do Camarones Orquestra Guitarrística “Espionagem Industrial” foi lançado em festa lotada no Centro Cultural Dosol. Na sequência a banda continuou em tour nacional passando pelo Rio e Minas. O Talma&Gadelha também saiu em tour cumprindo datas em São Paulo. Lançamos também a programação completa do Festival Dosol 2011 anunciando mais de 70 shows na programação. No Centro Cultural Dosol, além do lançamento do Camarones, também recebemos o lançamento do box-set do Automatics e um show do Calistoga feito para captar imagens para um clip da banda. Começamos a escrever um livro sobre os dez anos de atividade do Dosol e relançamos online todos os discos gravados pelo Dosol no período.

Em OUTUBRO o mês foi quase todo dedicado ao Festival Dosol. Antes ainda fizemos a última etapa oficial do Circuito Cultural Ribeira e ainda uma etapa especial em conjunto com a Semana da Música da UFRN. Começamos a lançar via Dosol Image uma série de vídeos de aquecimento para o Festival Dosol. Entre eles: Peaceful Pants, Planant, Maguinho da Silva, Camarones, Talma&Gadelha, General Junkie e muito mais. Colocamos também toda a campanha promocional do festival na rua com cartazes, outdoors, mídias em rádio e TV. Coroando o ano de shows e lançamentos das duas bandas com mais visibilidade do selo contabilizamos a ida do Camarones Orquestra Guitarrística para o Conexão Vivo Belém e para o Sesc Instrumental, um dos palcos mais importantes da música instrumental nacional (e que também é um programa de TV) gravado no Sesc Consolação em São Paulo. O Talma&Gadelha também alçou vôos ousados tocando no Sesc Pompéia, também em São Paulo, dentro do Projeto Pratas da Casa.

Em NOVEMBRO realizamos a oitava edição do Festival Dosol. Durante toda a programação mais de 8.000 pessoas aparecem para conferir shows na Rua Chile, Casa da Ribeira e Mossoró. 69 shows foram apresentados. O Centro Cultural Dosol continuou bem ativo recebendo a tour do Nordeste do Rock Rocket e o show de aniversário do Pedobreu, o Talma&Gadelha se apresentou no projeto Seis&Meia no TAM. O Dosol (e suas bandas parceiras) foi a iniciativa com mais indicações no Prêmio Hangar 2011. O Dosol Image começou lançar todo o conteúdo do Festival Dosol com as coberturas dos shows de Mossoró, Dead Fish e vários outros vídeos oficiais. Lançamos também o Peaceful Pants, trabalho solo do músico local Adriano Sudário.

Em DEZEMBRO começamos o mês repercutindo é fazendo a pós produção do Festival Dosol 2011. Lançamos vídeos de Khrystal, Maguinho da Silva, Romildo Soares, Violator, Camila Masiso, Andróide Sem Par, Guachass, entre outros. Alguns artistas também tiveram áudios de shows completos lançados. Retomamos as gravações no Estúdio Dosol, que passou por um update de equipamentos e gravamos (ou estamos gravando) Rock Rovers, Red Boots, High Desert e o disco solo de Luiz Gadelha. O Dosol Image, além dos vídeos oficias do Festival Dosol 2011 também lançou um mini-documentário de Khrystal, Um clip de uma música inédita do Camarones tocando em conjunto o Macaco Bong e o terceiro clip de trabalho do Talma&Gadelha para a música “Mais uma Cereja”. Produzimos shows do Macaco Bong (MT) e do Móveis Coloniais de Acaju (DF) para encerrar o ano de atividades e estamos e colocamos uma nova iluminação para o Centro Cultural Dosol que será utilizada pela primeira vez no começo de Janeiro. O Camarones, além de lançar o vídeo em conjunto com o Macaco Bong, também participou de três datas da tour Rotas Musicais com o Móveis no Nordeste, lançou um EP de fim de ano com covers e música inédita e termina o ano como destaque da cena instrumental no Jornal do Comércio de Recife.

Previous ArticleNext Article

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *