Festivais e Shows, Nacional, Notícias

REPERCUSSÃO ABRIL PRO ROCK 2008: SEGUNDO DIA NA FOLHA DE PERNAMBUCO

Guilherme Gatis
Da editoria de Informática

Toda mudança exige um momento de adaptação. Ao deixar o pavilhão do Centro de Convenções e migrar para a maior casa de shows da cidade, o Abril Pro Rock abriu mão de um pouco de sua identidade. As pouco mais de 2,5 mil pessoas do primeiro dia e as três mil do segundo foram bombardeadas pela qualidade sonora do sistema de som, impecável, e pelo conforto que a estrutura de concreto do pavilhão não proporcionava. Mas a falta de sintonia do “Pega Leve”, de Ivete Sangalo, disparado a cada intervalo pelo patrocinador da casa, causava um estranha sensação de que algo estava fora de seu lugar.

O segundo dia de festival foi uma maratona musical, com 15 bandas se revezando nos três palcos em cerca de dez horas de shows, praticamente sem intervalos entre um grupo e outro. Quem chegou cedo, pôde conferir uma aparição incidental de Lobão, que ainda passava o som e fazia os últimos ajustes de sua apresentação quando os portões foram abertos, com pouco mais de uma hora de atraso.

Além de ver Lobão mais despojado e leve do que em seu show “oficial”, às três e meia da manhã, quando os poucos que ficaram até o final já demonstravam sinais aparentes de cansaço, alguns momentos especiais marcaram o segundo dia de festival. O Sweet Fanny Adams, melhor apresentação pernambucana do sábado, foi um deles.

O grupo foi o primeiro a chamar a atenção do público com um show redondo e empolgante. Os mesmos adjetivos servem para a apresentação dos performáticos Autoramas. O grupo carioca transformou o Chevrolet Hall em uma pista de dança rocker. Já os gaúchos Wander Wildner e Júpiter Maçã fizerem shows irregulares, para fãs.

Grávida, mas sem perder a malemolência, amparada por uma voz doce e uma banda competente, a paulista Céu fez a melhor apresentação da noite. “Quando era adolescente escutei muita música jamaicana. Espero que vocês percebam como esses ritmos me influenciaram”, comentou, para em seguida cantar “Concrect Jungle”, de Bob Marley.

Antes de Céu, o pianista pernambucano Vitor Araújo até tentou emplacar a mistura de música erudita com frevo e Radiohead, mas som baixo e abafado de seu piano não combinaram com as dimensões do Chevrolet Hall. A única apresentação internacional da noite, o Datsuns, da Nova Zelândia, satisfez os curiosos que se arriscaram a ir para a frente do palco.

Previous ArticleNext Article

1 Comment

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *