Fonte: Press release
O projeto é uma realização do Circuito Fora do Eixo em parceria com a Alvo Discos e a Travolta Discos. O programa prevê lançamento e a distribuição de produtos culturais de artistas independentes em todo o território nacional.
Bandas e coletivos interessados em participar da rede de distribuição nacional terão a chance de fazê-lo a partir desta segunda-feira, dia 13 , quando o Circuito Fora do Eixo (CFE) lançará em parceria com a Travolta Discos e a Alvo Distribuidora o Programa Fora do Eixo Discos 2009.
A proposta tem como meta promover o lançamento de cd`s e outros produtos culturais, bem como garantir a distribuição em banquinhas e lojas físicas dos coletivos integrados ao CFE. São quase quarenta pontos integrados a rede, em mais de vinte estados brasileiros, sendo quatro no nordeste, quatro no sul, oito no norte, cinco no centro-oeste e outros dezessete no sudeste, com amplo destaque para os estados de São Paulo e Minas.
Para atingir a meta, o programa se pauta em seis eixos temáticos que envolvem desde o lançamento de artistas independentes à distribuição e mídia em torno desses materiais.
O primeiro desses eixos é o lançamento de bandas referenciais de cada cidade que serão indicadas pelo coletivo local ao Conselho Gestor do projeto, responsável pela curadoria dos lançamentos. O Conselho é formado por representantes dos coletivos e também pela equipe da Travolta e Alvo, que será responsável pelas prensagens.
Artistas e grupos que não atuam em coletivos FE, podem buscar o ponto FE mais próximo de sua cidade. A relação completa de PFE pode ser buscada no www.foradoeixo.org.br.
Plano de distribuição e divulgação – Para viabilizar os lançamentos, as prensagens dos produtos serão feitas via a Alvo Discos, com a previsão de lançamento de 1 mil cópias por prensagem. Destes 50 (5%) serão destinados à loja da Travolta Discos, que possui uma loja na Galeria do Rock em São Paulo (SP), e ainda à Loja Virtual do Fora do Eixo. Outras seiscentas serão destinadas à Alvo, que distribuirá 200 cópias para pontos de vendas tradicionais e outras 400 para pontos Fora do Eixo em todo o Brasil; e ainda outras cem serão distribuídas gratuitamente com vistas à promover o material junto aos formadores de opinião. As duzentas e cinqüenta cópias restantes ficarão nas mãos do artista.
O projeto prevê ainda a elaboração de um catálogo de divulgação do projeto, e ainda a volta do projeto Compacto.REC, que prevê o lançamento de singles virtuais via sites e blogs dos coletivos FE. A rede de comunicação também será utilizada para a realização da assessoria de imprensa em cada cidade.
A íntegra do projeto pode ser conferida no link a seguir: http://docs.google.com/Presentation?id=dhrs7m5m_15c3r7jdc4
Segundo Pablo Capilé, do Espaço Cubo e Circuito Fora do Eixo, uma das vantagens do programa é a garantia da maior parte do faturamente dos produtos lançados aos artistas. “O mais interessante disso tudo é que mais de 90% do recurso proveniente da venda dos cd`s volta pras mãos do artista, o que que torna o programa um suporte interessantíssimo para a carreira dos independentes”.
Capilé reforçou ainda que o Programa se pauta em métodos solidários de troca tais como outros projetos do Circuito Fora do Eixo.
Lançamentos – Além do programa de distribuição, a Fora do Eixo Discos promoverá já neste segundo semestre o lançamento de uma série de bandas independentes dos mais diferentes estados brasileiros. O programa prevê ainda o lançamento de uma coletânea versão luxo com a participação de vários artistas da rede.