Por Bruno Nogueira – Recife Rock
Foi lançado nessa segunda-feira (31) o livro Música Ltda – O Negócio da Música para empreendedores, de Leo Salazar, durante uma coletiva no Sebrae. O material é a versão ampliada e revisada da monografia de conclusão de uma especialização em Gestão em Negócios que Salazar já tinha disponibilizado no Overmundo. Também é o resultado final do curso – de mesmo nome – que ele ministrou recentemente, que chegou a atrair até grandes nomes da música local, como Zé da Flauta e Geraldo Maia. É um material até então inédito e extremamente fundamental para quem quer viver profissionalmente de música.
O livro chega talvez no seu momento mais oportuno. Enquanto órgãos como a Prefeitura do Recife e a Fundarpe sofrem para pagar artistas que não emitem nota fiscal, abrindo uma enorme brecha ilegal na contratação de músicos em Pernambuco, o livro ensina todos os passos para se criar um CNPJ, como estruturar e manter uma firma e, o mais interessante, como aproveitar vantagens que estão disponíveis para micro-empresários. Com a idéia de que a banda É uma micro-empresa, Salazar chama atenção que é possível o uso do cartão do BNDES, por exemplo, para gravar um disco ou organizar uma turnê.
São quatro partes: o negócio da música, empreendedorismo, finanças e marketing. No final o livro ainda traz um modelo de plano de negócios para uma banda, mostrando passo a passo do registro do nome e da empresa, a um guia para cálculo de cachê – considerando quanto cada um pretende receber, quem está envolvido na apresentação e custos adicionais que recaem sobre a banda. Segundo Salazar – que já trabalhou como produtor das bandas Devotos, Eddie e Mula Manca, entre outras – a parte financeira ainda é a maior dificuldade que os artistas tem para trabalhar.
Música Ltda está a venda por R$ 15 na internet no site www.musicaltda.com.br. Segundo o autor, ainda esse mês o livro estará a venda nas livrarias Cultura, Saraiva e Fenac.