Clipping

MATÉRIA TRIBUNA DO NORTE – 16/06/2006

Rafael Duarte – Repórter
A segunda edição do festival DoSol devolve o rock in roll ao largo da rua Chile. O evento ocorre entre os dias 4 e 6 de agosto, na Ribeira com a marca recorde de 38 bandas da cena independente nacional de 11 Estados diferentes. O Rio Grande do Norte aparece com 19 atrações. A escalação deste ano além de apresentar mais nomes, oferece mais qualidade musical ao público em relação ao ano passado. Entre os destaques já conhecidos da galera estão Ludov (SP), Mundo Livre (PE), Forgotten Boys (SP) e Dead Fish (BA). De acordo com o idealizador do festival, Anderson Foca, a produção recebeu 800 CDs de todo o Brasil e optou por não convidar as mesmas bandas que se apresentaram no MADA deste ano pelo pequeno intervalo entre os dois festivais. “Tivemos um aumento de 400% em relação ao número de trabalhos enviados em 2005. Vimos os shows de quase todas as bandas. Decidimos não chamar ninguém de outro Estado que esteve no MADA para não ficar repetitivo, para o público ter outras opções. Quanto a repetir as bandas locais não vemos problema algum porque o festival é para elas”, disse.

A estrutura paralela do ano passado, que contou com feira de zines e exposição dos principais produtos dos selos independentes da cena local, será mantida. O selo Monstro Discos, de Goiânia, será uma das novidades da feira. Na semana do evento, o festival também promove o encontro “Pensando Música – Ciclo de Palestras e Debates para o crescimento da Música Potiguar” em parceria com o Sebrae com nomes de peso da produção independente nacional, como Fabrício Nobre (Monstro Discos) e Fernando Rosa (Senhor F). A produção anunciou ontem pela manhã os números da festa viabilizada através das leis de incentivo à cultura Djalma Maranhão e Câmara Cascudo, além do patrocínio do Banco do Brasil, Skol, Prefeitura do Natal, Governo do Estado e apoio da Digizap.

Embora ainda esteja em contato com empresas privadas para captação de recursos, Foca afirma que a verba será praticamente a mesma do ano passado. “O festival esse ano custa R$ 120 mil. Mas ainda estamos abertos para empresas que queiram investir. No fundo, vamos ter menos dinheiro porque decidimos aumentar o evento em um dia. A primeira edição teve uma repercussão muito boa. Outro detalhe: fazemos uns dos poucos festivais que bancam todos os custos das bandas de outros lugares do país. Por isso não daremos cachê para quem vem de fora, à exceção de Mundo Livre e Dead Fish. Mas todas as bandas locais vão receber”, disse.

Ele avisa ainda que antes de soltar o som, no dia 23 de julho, a produção aproveita uma turnê organizada no país pela MTV por conta da gravação do programa “Banda Antes” e promove a prévia no DoSol Bar com Rock Rocket (SP), Daniel Beleza e os Corações em Fúria (SP) – que esteve no Mada deste ano – , Feichecleres (PR), Vanguart (MT), Zeferina Bomba (PB) e Alface (RN). Resta saber se a banda paraibana vai aparecer. O festival será dividido por estilos durante os três dias. O evento começa com um som mais leve com um tempero experimental, passa pelo rock quase cru no sábado e fecha a história soltando os representantes do Emocore e Hard Rock nos três palcos montados (dois no largo e um no DoSol Bar).

A TRIBUNA DO NORTE cobriu o festival no ano passado e chamou a atenção para problemas na estrutura básica do evento, como a falta de lixeiras no espaço e o acanhamento dos dois palcos externos, que devem ser corrigidos para melhor acomodar o público e as bandas. Na época, a produção alegou que os erros foram cometidos por se tratar da primeira edição do evento. Indagado se teria alguma coisa que mudaria no festival 2006 em relação ao ano passado, Anderson Foca disse que não. “A gente vai procurar melhorar sempre e esse ano vai ser muito melhor. Vamos fazer mais”.

Escalação oficial
Sexta-feira: Poetas Elétricos (RN), Simona Talma (RN), Parafusa (PE), Mad Dogs (RN), Seu Zé (RN), Bonsucesso Samba Clube (PE), DuSouto (RN), Experiência Ápyus (RN), Ludov (SP) e Mundo Livre (PE);

Sábado: Drunk Driver (RN), Distro (RN), Doris (RN), DeadFunny Days (RN), 2Fuzz (CE), Carfax (PE), Automata (BA), Bugs (RN), Bois de Gerião (DF), Walverdes (RS), Revolver (RN), Memória Rom (RN), MQN (GO), Zero8Quatro (RN), Autoramas (RJ) e Forgotten Boys (SP);

Domingo: Fliperama (RN), Ravanez (RN), Pots (RN), Dead Nomads (PB), Karpus (RN), Astronautas (PE), Alface (RN), Aditive (SP), Jane Fonda (RN), Devotos (PE) e Dead Fish (BA)

Previous ArticleNext Article

2 Comments

  1. Os Rockefellers de Goiania- Go.são otimos, letras das musicas de sua autoria o que eles precisa e de apresentar mais e um empresario para começar a faturar.

  2. Os Rockefellers de Goiania- Go.são otimos, letras das musicas de sua autoria o que eles precisa e de apresentar mais e um empresario para começar a faturar.é preciso aparecer alguem para promover o trio

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *