Notícias

MARLOS ÁPYUS E UM TEXTO SOBRE ROCK

Marlos Ápyus é lider e fundador da Experiência Ápyus, banda que já lançou seu primeiro trabalho pelo Selo DoSol e está em estúdio gravando o segundo. Publicamos aqi um texto seu sobre rock e comportamento bem interessante e apropriado. Leia e reflita.

Hey Hey My My
Aos catorze anos me sentia excluído por gostar de Legião Urbana. Hoje é difícil conceber algo assim, mas num universo onde todos amavam “Limão com Mel”, “Gera Samba” ou “Leandro & Leonardo”, era para lá de transgressor usar blusas estampadas com fotos de Renato Russo. Posso estar enganado, mas acredito que é em “Alta Fidelidade” que se define admiração como sendo algo que se sente não pelo que as pessoas são, mas pelo que elas gostam.

E qual não foi a surpresa dos meus amigos ao saberem que também estava eu ouvindo, já naquela época, sons bem mais “estranhos” como Nirvana, Red Hot Chili Peppers e Smashing Pumpkins? Isso me incomodou por bastante tempo. Tanto que toda minha adolescência pode ser resumida numa constante busca por pessoas que me aceitassem. E é incrível como o gosto musical, algo que parece ser tão “detalhe“, interfere nessa aceitação, seja como causa ou como conseqüência de seu jeito de ser.

Sei que nunca me declarei roqueiro. Ou nunca quis me declarar assim. Assim como nunca quis me declarar skatista, surfista, comunista, jornalista, esquerdista ou qualquer coisa terminada em “ista“. Por cinco anos em que toquei baixo em minha antiga banda, me apresentei como o cara que tocava baixo, mas não como o baixista. Ok, uma vez ou outra me apresentei assim. Mas, pode parecer bobagem, fazia sim uma grande diferença.

A motivação do rock confunde-se com os dilemas de milhares de adolescentes que, assim como eu, tinham dificuldade em se fazerem aceitos. O rock queria se fazer ouvir, queria se sentir livre para seguir seus próprios caminhos, para fazer sexo e para tomar drogas, para cantar, dançar e se vestir da maneira que mais lhe agradasse. Mas o mundo mudou, e o rock também. O rock não quer mais ser aceito. O rock quer aceitar. O rock deixou de ser o excluído para virar aquele que exclui. O rock deixou ser esquerda para ser elite, de ser negro para ser branco, de ser adolescente para ser adulto. O rock envelheceu.

Basta entrar em qualquer lista de discussão ou comunidades orkutianas para perceber que tem sempre alguém se julgando mais “roqueiro” que você. Alguém que escuta uma banda melhor que a sua, que tem um disco mais raro que o seu, que tem uma blusa mais transada que a sua, que tem um cabelo de uma cor mais radical que a do seu. O rock se julga melhor que você. E isso desdiz tudo que objetivava o manifesto jamais escrito do roquenrou. Eles querem se vestir diferente, mas estão todos vestidos iguais. O corte de cabelo é igual. As palavras são iguais. E isso é contraditório. Quando todos remam contra a maré, contestador não passa a ser aquele que prefere seguir o caminho inicial? Quando todos fumam, radical não é o careta? Quando todos gritam, incendiário não é o que cala? Quando todos trepam, revolucionário não é o que ama?
Desisti do rock.

O rock, para mim, nada mais é do que mais uma grande idéia utilizada para fins menos nobres que os originais. Hoje serve apenas como desculpa para vagabundos vadiarem, como alimento para pseudo-intelectuais punhetarem seus cérebros, para cabeças-ocas bancarem os senhores da razão, para palavrões gratuitos se fazerem amplificados. Eu queria o rock enquanto ferramenta para unir semelhantes, e não enquanto muro para excluir os diferentes e glorificar a estupidez. Queria que as pessoas agissem porque querem agir, e não apenas porque todos estão agindo.

Rock and roll will never die. Mas eu, sim. Tanto que já morri para o rock. Já vinha morrendo há um bom tempo. Tantas palavras soam mais como uma constatação do que como uma mudança radical em meu jeito de ser. Para os “verdadeiros roqueiros”, estou morto há anos. Mas estou vivo para a música. E isso mais do que me basta. Se me agrada, independente de ser rock ou não, pode ter certeza que estarei lá dando os meus ouvidos a ela. Mas não olhem para mim estranho caso minha roupa não condiga com o visual dos presentes, caso meus pulmões não estejam inalando fumaça, caso minhas atitudes não me façam parecer um transgressor. Eu não sou roqueiro, e como não-roqueiro não preciso ser recriminado por não agir assim. Não tenho interesse em dar essas satisfações. Só tenho interesse em seguir meu próprio rumo.

Previous ArticleNext Article

12 Comments

  1. Que texto, hein? Eu que sou do rock há 47 anos, fiquei pensando… O que era o rock para mim, na minha adolescência? Em 1959 eu tinha 11 anos e ia escondido ver filmes de Elvis, um ato de pura rebeldia. Envelheci junto com o rock e agora Marlos constata: o rock envelheceu. Marlos, esse seu texto dá muito pano pras mangas e dá muito o que pensar. Vou repassá-lo para velhos e empedernidos roqueiros. Eu ainda penso (e temo) que sou: roqueira.

  2. eu concordo com o que diz no texto dos roqueiros se acharem melhores e mais inteligentes que os outros. Acontece sempre uma pena! O texto é exatamente pra gente pensar! é o rock mesmo assim!

  3. Marlos, vc realmente sabe colocar certas coisas de uma forma tão clara que merece todos os aplausos. Excelente texto.

    Eu particularmente ainda sou roqueira porque quando escuto “aquele” riff de guitarra a sensação de bem estar, de felicidade e de me arrepiar toda é mais forte do que a minha impaciência com a arrogância adolescente (seja lá qual for a idade do sujeito)presente em grande parte do público “roqueiro”. Então para eu não desgostar de algo que me emociona, eu realmente não dou ouvidos as milhões de asneiras que escuto todos os dias por ser uma pessoa “do meio” por ter um bar, por ter uma banda, enfim… vc sabe como é.

    Ana Morena

  4. Apesar do texto ser coerente, não acho que o rock envelheceu, ao contrário, acho que a cada dia se renova. Todos os dias me vejo buscando coisas “novas” para escutar, e se for brasileira então, é qualidade com novidade que não se vê em qualquer lugar.

  5. tenho 18 anos… bom, vc simplismente disse o que eu não sabia colocar em palavras… Deus me deu tudo o que há de melhor, casa, comida, amigos, família… mas eu acho que ele errou na época em que eu nasci… hoje em dia ser rebelde é usa gravata e camisa social desabotoada, hoje em dia o rock virou um simples produto… por onde andará o Roque em Rou?

  6. Bom, eu sou de Santos, litoral de São Paulo, e estou focado em um projeto para a criação de um bar temático, o Sociedade Rock, onde o roqueiro será contemplado com sons que não costumam tocar em qualquer lugar. Hits previsíveis serão trocados pela “segunda do lado B”, gerando sempre uma expectativa do que virá a seguir. Somado a isso, bandas, escolhidas a dedo, trarão, emoção e felicidade a quem se dispuser a frequentá-lo. Gostaria da mnifestação de voces.

  7. Eu tenho 14 anos
    amo ouvir rock roll, e siim muitas vezes já fui discriminada por apenas gostar de “ Nirvana e Metallica’’ e outros…
    muita gente acha q p/ gostar de rock “precisa’’ se vestir de preto ou coisa assimmm … mais eu nuuum axo naooo mais se vestir muitas pessoas fazem de conta q vc neem existe..
    Quando eu disse q gostava de rock para professores e pessoas mais velhas elas sempre diziam q rock ñ era coisa de Deus…..
    Assim sempre fui dicriminada por apenas no caderno uma figura de um cranio q é normal para nós…..
    Um cranio so é um forma de demostrar q nos nao temos preconceitos sabe pq??? Nao!!! dexa que eu respondooo
    Se vc for num cemiteri e eles tirarem um cranio de lá vc nao vai saber se é de mulher homem criança velhoss… nao é verdade???
    isso um cranio é um simbolo q vc nao tem preconceito contra ninguemm e é isso q nos roqueiros ou nao ou q apenas ouve rock e gosta de caveiras o q é normal deve passar adiante como eu mais muitas vezes teem pessoas q fazemm divulgatorios q rock nao é coisa de deus q cavera é coisa do diaba mais nao é verdade Deus aceita agente do geito do q agente é…..
    Muito Obrogada por lerem o meu recado… e um bom Rock Roll para tdos
    E se vc quer saber prefiro ser discriminada por ouvir rock do q por ter matado ou roubado… por q isso eu nao souu…
    Beijomeliga

  8. ♥ Se tú ta recebendo esse depo…é pq de alguma forma, VOCÊ fez com que entrasse na lista dos mais importantes da minha vida…

    ♥ Se vc me perguntar…
    Se eu preciso de vc?
    A resposta é:
    ♥ SEMPRE♥

    ♥ Se vc me perguntar..
    Se eu vou te deixar?
    A resposta é:
    ♥ NUNKA♥

    ♥ Se vc me perguntar..
    No que eu tenho mais valor?
    A resposta é:
    ♥ EM VOCÊ♥

    ♥ Se vc me perguntar…
    Se eu te adoru?
    A resposta é:
    ♥ SIM D++♥

    ♥ Te adoru de muitão e saiba que sempre vai ter uma pessoa com que contar..

    ♥*_ BEIJÃO TE ADORO MUITO _*♥

    ( `♥.¸*G*
    `♥.¸ )**o*
    ( `♥.¸***s*
    `♥.¸ )****t*
    ( `♥.¸*****O*

    `♥.¸ )*M*
    ( `♥.¸**U*
    `♥.¸ )***I*
    ( `♥.¸****T*
    `♥.¸ )*****O*
    ( `♥.¸*******

    `♥.¸ )*D*
    ( `♥.¸**E*

    `♥.¸ )**
    ( `♥. **v*
    `♥.¸ )***o*
    ( `♥.¸****c*e
    te adoro….

    para fugir dos espinhos

    deste mundo enganador,

    eu penso nos teus carinhos

    e sonho com teu amor.”

    Queria escrever algo que fizesse nascer lágrimas em seu olhos
    ou até mesmo brotar um sorriso em seus Lábios..!
    Porém não tenho perfeição para tanto…!
    Por isso, se a minha presença não for constante em sua vida
    saiba que sua presença será constante em minha memória!
    TE AMO

    A amizade é doce, firme e leal. Ela se fortalece com o tempo e se torna duradoura! Quantas vezes você me ouve, me anima, me faz seguir em frente, participa das minhas alegrias e trata meus assuntos, como se fossem seus, me dá conselhos que eu respeito, porque sei que são sinceros. Às vezes concordamos, em outras discordamos. Você faz parte do meu mundo! Você é alguém em quem confio e que tem todo o meu afeto e a minha amizade.

    Ser amigo é….
    Ser um pouco mae, pra te dar conselhos;
    ser um pouco pai, pra te dar broncas;
    ser um pouco irmão, pra se preocupar com vc;
    ser um pouco professor, pra te corrigir nos erros;
    ser um pouco aluno, para aprender a ser feliz;
    ser um pouco anjo, pra fazer vc rezar;
    ser um pouco palhaço, pra fazer vc rir;
    ser amigo é…
    ser um pouco de tudo, e se tornar muito pra alguem…
    ser especial….como vc é….
    jamais tente mudar …..
    pois eu sou sua amiga pelo o q vc sempre foi,
    se precisar se sacrificar,
    faça por quem vale a pena,
    Jesus sim, vale qquer sacrificio
    e com certeza Ele quer ver vc sorrir,
    pois vc sorrindo, com certeza fara muitas pessoas sorrir,
    Ser o (nome da pessoa ), é ser tudo isso…
    É levar alegria onde chega….
    Não esqueça,
    Ser (nome da pessoa) é……………….
    Ser amigo…..

    ♥________________________________♥
    |-:¦:-ﻶﻉﭻჱﭻﻉﻶ-:¦:-ﻶﻉﭻჱﭻﻉﻶ-:¦:-ﻶﻉﭻჱﭻﻉﻶ-:¦:-|
    |.  Se em cada lugar do mundo   .|
    |.  existir pessoas como VOCE,   ..|
    |. O sol terá mais motivos para   …|
    |.      BRILHAR e a       .|
    |. amizade um motivo certo para  …|
    |.      EXISTIR !!!        .|
    |-:¦:-ﻶﻉﭻჱﭻﻉﻶ-:¦:-ﻶﻉﭻჱﭻﻉﻶ-:¦:-ﻶﻉﭻჱﭻﻉﻶ-:¦:-|
    ♥¯¯¯¯¯¯¯¯¯¯¯¯¯¯¯¯¯¯¯¯¯¯¯¯¯¯¯¯¯¯¯¯♥

    ஜॐ♥ஜ______ஜॐ♥ஜ______ஜॐ♥ஜ______ஜॐ♥ஜ
    “Que todos os Dias quando
        Você acordar… Receba dos
         Céus a Bênção de ter
          sempre por perto as
           Pessoas que te Amam…
          ஜॐ♥ஜ______ஜॐ♥ஜ______ஜॐ♥ஜ______ஜॐ♥ஜ

    A grande arte da Vida é Acordar depois de…
         um Sonho, levantar depois de um…
           Tombo, sorrir depois de uma Decepção…
              e nunca se Desanimar!!!!
    ã€€ã€€ã€€ã€€ã€€ã€€ã€€ã€€ã€€ã€€ã€€ã€€É olhar pra Frente…
                  com a esperança de Vencer!!! ஜॐ♥ஜ______ஜॐ

    Encontrar um amigo é descobrir
    um tesouro e talvez seja até mais;
    pois um amigo é sempre alguém que traz
    mais consistência a nós: por existir.

    Um tesouro é inerte e tanto faz
    qual sentimento estamos a curtir
    Um tesouro não tem como influir.
    O amigo é diferente: ele é capaz
    de se alegrar conosco ou de sofrer
    quando estamos sofrendo.

    Um bom amigo
    eu hei de conservar sempre comigo
    a fim de me escutar e compreender
    a fim de, se eu errar, me aconselhar
    e, se eu cair, do chão me levantar.

    Não importa se você é real ou virtual,
    o importante é que você existe
    para me dar o prazer da sua amizade.

    Ti amO maiS que a Barbie ama O Ken

    Ti amO maiS que abelha ama o mel

    Ti amO maiS que trakinas ama cOca-cOla

    Ti amO maiS que O BOb Marley amava macOnha

    Ti amO maiS que granuladO ama brigadDeirO

    Ti amO maiS que fOfOcar da viDa dOs OutrOs

    Ti amO maiS que vc me ama

    Ti amO maiS que a Xuxa ama Os baixinhOs dela

    Ti amO maiS que a FeRa AmA a bELA

    Ti amO maiS que pãO ama manteiga

    Ti amO maiS que chOcOlate

    Ti amO maiS que cOmpráH Ropaa

    Ti amO maiS que sair paHh BaladDá

    Ti amO maiS que cascãO ama lixO

    Ti amO maiS que a GlObO ama passar A LagOa Azul

    Ti amO maiS que fik d fériaas

    Bjus more da minha vidaaa

  9. bem,eu concordo com algumas coisas do texto pois varias pessoas realmente usa o rock como desculpa,mais ainda existem pessoas q são rockeiros de verdade como eu,eu ñ excluo ninguém,ñ me julgo melhor nem pior apenas diferente,amizade?tenho varias mais meus amigo curtem forró musicas românticas paixão ,amor e coisas do tipo.E eu me considero rockeiro pq tenho minhas metas amo ouvir o som da guitarrra a batida da bateria e as lindas letras de um musica de rock….o rockeiro de verdade tem seu sonho.tem sua vida.eu me considero rockeira pq ñ ligo pro mundo lá fora…..Ser rockeira é fazer o q pensa sem tem medo de errar ou de perder algo com o q ira acontecer…ser rockeiro é se impor..e ñ agir como um idiota,é pensar com a cabeça e ñ repetir o erro do outro só pq ele acha q é certo.ser rockeiro é ver o mundo com outros olhos
    ass:Marilânia Alves Vieira
    idade:14 anos
    celular:(083)91458167
    pensem no q é ser rockeiro e ñ julguem antes de conhecer o q relamente é o rock

  10. Ola!Eu me chamo Valeria e sou APAIXONADAAA por Rock,td minha familia gosta,no melhor estilo:”O Rock corre nas minhas veias”.Curto mt bandas como Nirvana,Linkin Park,Evanescence,Gung’s Roses..mas pra falar a verdade a banda que marcou a minha vida foi Legiao Urbana# NOSSAAAAA
    Escuto Legiao no banho,na escola,na rua,no shopping,em tds os lugares,pois suas musicas mostram a realidade.A cada dia q passa morrem mais jovens q sao envolvidos em drogras,violencia nas ruas,as pessoas estao se auto-destruindo e as musicas de Legiao relatam isso,n que seja legal ficar lembrando disso tds os dias,mas eh uma forma de nos passar que devemos aceitar e entender,pois quem somos nos para tentar mudar esses tristes e mediocres acontecimentos?Pena q n sao assim q as coisas funcionam!Mas vms viver enquando dah..vlw galera,vou deixar o e-mail do meu face aew p quem quiser tc cmg:
    ~~> lerinha_mattos@hotmail.com

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *