Seis bandas pernambucanas na grade do Festival DoSol
Publicado em 04.08.2006
Festival potiguar de música independente, que começa hoje, traz 38 atrações de 11 Estados
CONCEIÇÃO GAMA
Seis bandas pernambucanas estão na grade de programação da 2ª edição do Festival DoSol, que começa hoje, em Natal. Bonsucesso Samba Clube, Parafusa e Mundo Livre S/A se apresentam hoje. Amanhã é a vez da Carfax e, no domingo, Astronautas e Devotos.
A escalação do considerável time de bandas pernambucanas mostra a importância que a música independente do Estado tem para o cenário do País. Na primeira edição do evento, realizada no ano passado, apenas a Mombojó e a Vamoz entraram na programação. Este ano, Pernambuco é o Estado mais representativo no evento em número de bandas, perdendo apenas para o próprio Rio Grande do Norte, que teve 19 escalações.
Segundo o idealizador e produtor do festival, Anderson Foca, o aumento do número de músicos pernambucanos na grade do festival se deveu, sobretudo, a um intercâmbio cultural intenso. “Estive, no início do ano, no Porto Musical e recebi material de muitas bandas. Além disso, assisti a shows de alguns desses artistas em festivais independentes de diversas cidades do Brasil e pude constatar a excelente qualidade musical dos grupos”, conta.
Foca explica que, além da qualidade musical das bandas, também foi levada em consideração a região de origem. “O festival se propõe a ser uma vitrine da nova música do Brasil, sobretudo da música nordestina”, afirma. De acordo com ele, a produção do festival recebeu material de cerca de 800 bandas do Brasil inteiro. “Infelizmente não pudemos trazer todas as bandas que gostamos. Muita gente boa ficou fora da programação”, lamenta.
A escolha das 38 bandas, vindas de 11 Estados, foi feita por uma curadoria da produtora DoSol. “A grande característica do festival é priorizar a nova música brasileira. Não temos interesse em trazer medalhões como Skank ou O Rappa, por exemplo. Queremos mostrar o trabalho de artistas que não têm tanto espaço na grande mídia”, explica.
Este ano, o Festival DoSol será realizado em três dias, um a mais que na primeira edição do evento. A estrutura terá dois palcos principais e um Rock Bar onde também haverá shows, totalizando um espaço para receber até 4 mil pessoas por dia.
Dentro da programação do evento, além dos shows, estão previstos lançamentos de CDs, produção de videoclipes, mostras de zines, feira mix, encontro do grupo Nordeste Independente e a viabilização de miniturnês nordestinas com algumas das atrações convidadas.
INTERATIVIDADE – A produção do Festival DoSol produziu programas semanais televisivos com 30 minutos cada, com o objetivo de divulgar as novidades do cenário musical local, exibindo videoclipes, entrevistas e tendo a participação das bandas locais.
Os programas estão indo ao ar semanalmente, em um canal de TV pago e em um aberto em Natal. O público que está fora de Natal também pode assistir aos programas, fazendo o download pelo site do festival ( www.dosol.com.br/festival).
Ao todo são cinco programas. No dia 12 de agosto irá ao ar um compacto dos shows do festival. Quem visitar o site pode ainda ler as novidades do evento, baixar músicas das bandas participantes e ouvir a rádio online exclusiva do Festival, também disponível para download. Outros vídeos e clipes de bandas participantes também estão disponíveis no endereço.