Natal, Notícias

HUGO MORAIS (RN): EMBLEMAS FUNK

A banda de funk Emblemas surgiu da cabeça da baixista Danina, do Eletrobilhar. A moça também já tocou no Dharma. Danina tem uma cabeça a mil e dentre essas coisas ainda se veste de drag queen e interpreta Kathiusca Combalanska. Quem está ao seu lado nessa incursão pelo funk carioca é Luciano, que também “recebe” Creusa. A brincadeira já deu resultado que pode ser visto no myspace com a música “Golpe do Sequestro”. Outras ainda virão. Em julho eles abrem para a cearense Montage em show na Ribeira. Confira a entrevista com a performática baixista a seguir:

Como começou essa história de fazer funk?

Sempre quis responder essa pergunta falando sério. Toda vida que eu tento, me interrompem. Seja criticando, seja achando que estou de brincadeira. Foi assim: Cada época tem a sua música popular característica. A música da minha pré-adolescência e adolescência era eletrônica, e hoje
em dia ainda é, mas o hip hop tem muito mais força agora. A pincipal característica da música eletrônica é que você pode fazer o que quiser com ela, misturar timbres, estilos, tudo. E imaginava-se que o Brasil seria o lugar de onde viria a música eletrônica mais fuderosa do mundo, pela diversidade cultural que tem aqui. Mas sabe como é, país de terceiro mundo… Enfim, não aconteceu. No funk carioca a gente encontrou música eletrônica, com uma pitada de hip hop, feita no Brasil, e com uma força social fortíssima. O funk carioca é um estilo de vida! Tem roupa específica, festa específica, lugar específico, um jeito de falar característico…Tem noção da força que isso tem? Funk carioca derrubará um governo!!!

Que influências estão no Emblemas?

U.D.R., Miami Bros, Bonde do Rolê, Tati Quebra Barraco, Deyse Tigrona, Silvetty Montilla, Madonna, Britney Spears, Wilma Maia, Lula, Amy Winehouse, Boy Messias (o pinta mais famoso do Passo da Pátria), e todos os nossos amigos (e inimigos), playboys frequentadores de postos de gasolina e de suas conveniências. Esses últimos são influências nossas mais pelo lifestile.

E esse nome? Surgiu como?

HEHEHE. Eu comecei a receber e-mails “anônimos”, assinados como emblemas, de alguém que sabia de muitas coisas da minha vida e usava isso pra me incomodar. Incomodava mas eu ria muito também, porque eram coisas bem ridículas. Eu sabia quem enviava os emails e respondia chamando a pessoa pelo nome verdadeiro dela. Aí eu recebia respostas do tipo: Prove que sou eu! HEHEHE. Luciano achou que seria interessante usar Emblemas porque nós sabemos de muitas coisas sobre a sociedade e usamos isso pra incomodar. A gente incomoda mas se diverte.

Quem faz parte da banda?

Eu e Luciano. Kathiusca Combalanska e Creusa também participam. Sendo Creusa uma entidade que as vezes baixa em Luciano. Temos dois dançarinos: A mulher Chester e The Black Man. E fazemos shows acompanhados por uma banda que é Thadeu Azevedo na bateria e Luiz Gadelha na guitarra. São participações ilustres como você pode ver.

Você tem o costume de se vestir de drag queen. Onde isso influenciou a banda?

Kathiusca é um personagem que eu uso pra extravasar sentimentos que Danina não pode, por puro senso moral. Afinal de contas eu tenho família, namorado…hehehe. Quando Kathiusca entra em cena, seja pra compôr, seja pra fazer show, a banda ganha uma liberdade bem maior, medo de políticos e pudor vão pras cucuias, além de fortes expressões do mundo gay.

Vocês já tocaram no Avesso. E em outros lugares? Já estão surgindo convites?

Já sim. O Avesso serviu pra gente estrear e ver a reação do público. Agora surgiu o convite pra abrir o show do Montage, que tem um burburinho ainda com relação à data, está entre 20 e 27 de julho, um dos dois domingos. Será domingo à tarde.

Como tem sido a aceitação do público?

Olha, surpreendente. É claro que a gente sempre espera a melhor possível, mas a galera gostou mesmo. Dançam, cantam os refrões, perguntam pelo myspace, quando tem mais show… O pessoal se diverte de verdade.

Quando sai o disco?

Bom, artista nunca ganhou dinheiro com disco, só serve pra divulgação, e a nossa divulgação é feita pela internet…Se for sair um disco, será virtual. Temos uma música já gravada que é a “Golpe do Sequestro”, e estamos finalizando outra no estúdio que é o “Funk da SAMU” (já está np myspace). Devagarzinho a gente vai liberando nos sites e no orkut.

Previous ArticleNext Article

4 Comments

  1. SEi Não essa minha irmã é incrível!!! Eita disse que tu era minha irmã. Não, peraí…. volta.. apaga. … PROVE QUE SOU EU !

    Beijo te amo irmã linda

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *