Notícias

FESTIVAL DOSOL 2012 AQUECIMENTO: BANDAS NOVAS COM CARA DE GENTE GRANDE

BANDAS NOVAS COM CARA DE GENTE GRANDE
Festival Dosol aposta na nova cena da música potiguar na sua nona edição

Um cheiro de novidade e de bons ventos para a música potiguar. É isso que o radar do Festival Dosol está apontando para a edição de 2012 da atividade, a nona desde que foi criado em 2002. Marcado para acontecer nos dias 10 e 11 de novembro, o Festival Dosol em Natal procura investir na novidade.

O case da nova geração da música potiguar tem representantes dos mais diversos universos. Destacamos quatro bandas que nunca se apresentaram no festival para nos aprofundar: Far From Alaska, Kung Fu Johnny, Andróide Sem Par e Son Of a Witch.

O Far From Alaska é um daqueles fenômenos que aparecem de tempos em tempos e que são muito bem vindos quando surgem. A banda está junta a pouco mais de seis meses, acabaram de gravar um excelente EP e assim que o trabalho foi para rua os resultados começaram a aparecer. Primeiro o convite para lineup do Festival Dosol, depois venceram um concurso nacional e se apresentaram no Festival Planeta Terra e já saíram do palco convidados pro lineup de outros festivais independentes espalhados pelo país, tudo isso em menos de um mês de divulgação real do trabalho. Não é pouca coisa. Alguns podem chamar de sorte, mas na verdade a mistura sonora competente da banda aliada a vasta experiência dos integrantes (alguns com mais de dez anos de atividade no rock local), tornaram o grupo acessível e poderoso. O Far From Alaska abre o Festival Dosol Natal dia 10 de novembro.

Música pop, amor, poesia e talento. O Andróide Sem Par aposta nessa mistura para se consolidar na música do país. Sim, não é exagero dizer que o Androide Sem Par tem potencial para ir bem longe. Idealizado pelo músico e ator Juão Nin, o grupo tem sido um dos fenômenos de público de 2012 na cena potiguar. O mais impressionante disso tudo é que a banda praticamente não tem nada lançado, a não ser algumas demos bem caseiras de algumas canções. Em estúdio registrando seu novo disco, o Andróide Sem Par já planeja o futuro. Querem aproveitar o Festival Dosol para alavancar uma grande tour pelo Nordeste e lançar seu primeiro trabalho ainda esse ano. A previsão é uma aceitação incrível do trabalho nos moldes do que o Talma&Gadelha fez (e continua fazendo) em 2011. O Andróide Sem Par toca no Festival Dosol Natal dia 10 de novembro.

Sem espaço para frescuras os firulas, camadas secas e cortantes de guitarras fuzz, afinação baixa e sons arrastados. Tudo isso conduzido por um vocalista poderoso vindo da escola do metal. Poderíamos estar falando de algum grupo do stoner ou metal sueco, ou de alguém vindo do meio do deserto americano mas estamos falando do Son Of a Witch, a maior revelação do som pesado/metal potiguar em muito tempo. O caso é parecido com o do Far From Alaska, banda relativamente nova mas com músicos experientes, o que já faz o projeto dar vários passos a frente antes mesmo de sair do papel. O grupo já vem rodando o Nordeste em algumas apresentações e planejam gravar seu álbum cheio em breve. Já tem EP na rede e é certeza de barulho do bom durante o Festival Dosol. Tocam dia 11 de novembro na etapa de Natal e dia 02 de dezembro na etapa de Caicó.

O Kung Fu Johnny já nasceu grande em todos os sentidos. Abandonou a ideia de se lançar com um EP, gravou um álbum cheio logo de cara, rapidamente caiu no gosto dos amantes do rock, já se apresentou em Recife, Mossoró, etc. foram destaque na New Music Express, rádios espanholas, blogs locais e a banda ainda não tem um ano de formação. Fenômeno dos novos tempos ou trabalho bem feito? Ficamos com a segunda opção. A mistura sonora proposta pelo Kung Fu Johnny no seu disco de estreia surpreendeu pela pegada. Baterista que canta, banda sem baixo, música certeiras e power pops bons de ouvir e dançar. E quem não gosta de dançar né? O Kung Fu Johnny toca no dia 10 de novembro no Festival Dosol Natal.

“O papel revelador e descobridor do festival de música independente é uma das principais funções desse tipo de atividade. É uma plataforma interessante para medir desempenhos e evolução dos cenários musicais em cada cidade”, diz Anderson Foca, um dos produtores do Festival Dosol. O Festival Dosol acontece em São Paulo, Natal, Mossoró e Caicó dos dias 02 de novembro a 02 de dezembro.

Previous ArticleNext Article

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *