DoSol Eventos, Festivais e Shows

FESTIVAL DE MÚSICA INDEPENDENTE EM MOSSORÓ

cordel3
Foto: Cordel do Fogo Encantado anunciado como atração do Festival Usina do Som

Fonte: Press Release

Estão abertas as inscrições de bandas para a primeira edição do Festival Usina da Cultura. O evento será realizado nos dias 03 e 04 de julho deste ano e reunirá diversos segmentos culturais, como a música, a grafitagem, as artes plásticas e o cinema.

O Festival Usina da Cultura é organizado pelo Instituto AMA – Anatalia de Melo Alves – e ocorrerá nos dias no Espaço Villa Oeste, reunindo diversas vertentes da cultura. Dez bandas da música independente irão compor a parte musical do evento. A atração principal, a banda “Cordel do Fogo Encantado”, já está com presença confirmada. As outras nove bandas serão escolhidas através de uma seletiva. Os grupos musicais que desejam participar da seleção devem fazer suas inscrições até o dia 29 de maio. O resultado será divulgado no dia 05 de junho.

Nos últimos anos, o Brasil tem sido ocupado por inúmeros festivais de cultura independente, tais como o Bananada (Goiânia-GO), o Abril Pro Rock (Recife-PE) e o Calango Festival (Cuiabá-MT). Festivais que reúnem as novas manifestações da cultura brasileira e que representam um sopro novo de vigor e de energia para a cultura independente no País. É chegada a hora de Mossoró entrar na rota dos grandes festivais!

As inscrições poderão ser efetuadas no site do festival (www.festivalusinadacultura.com.br). Na página está disponível o formulário de inscrição, que deve ser baixado, corretamente preenchido e enviado para bandas.usina@gmail.com. Junto com o formulário também devem ser enviadas três músicas autorais, release, logomarca e duas fotos em alta resolução. O regulamento completo da seleção também está disponível no endereço eletrônico.

As bandas selecionadas se apresentarão no dia 04 de julho no Festival Usina da Cultural e cada uma terá 30 minutos. Para as que residem fora de Mossoró, a organização do festival garante hospedagem e alimentação.

Confira os núcleos do festival:

Música:
O festival terá 10 bandas da música independente. Uma delas é o Cordel do Fogo Encantado (PE), uma das melhores bandas da nova música, cujo encanto tem sido levado aos quatro cantos do Brasil e até ao exterior. A escalação do festival será completada por grupos musicais escolhidos por uma comissão formada por artistas e produtores/as convidados/as pela produção do evento dentre os grupos que se inscreverem na seleção do festival.

Artes plásticas e grafitagem:
O núcleo de artes plásticas e grafitagem é composto de dois subnúcleos: 1) oficinas a serem realizadas com o público presente, e 2) exposição e comercialização dos trabalhos de grafiteiros/as e artistas plásticos/as.

Comercialização solidária:
Este núcleo promoverá uma feira de comercialização solidária de produtos artesanais e agroecológicos organizado pela Rede Xique Xique. Contará com 140 estandes com produtores/as e produtos de 14 cidades do Rio Grande do Norte.

Cinema e vídeo:
Este núcleo se divide em duas vertentes. A primeira consistirá na exibição de produções cinematográficas de produtores independentes. A segunda será um concurso de “vídeo de bolso”, com inscrições gratuitas, que premiará os dois melhores vídeos produzidos a partir de um aparelho celular.

Debates e oficinas:
O núcleo de debates e oficinas promoverá discussões com nomes do cenário cultural local e de outros estados, tematizando a sustentabilidade do mercado da cultura e a profissionalização da classe artístico-cultural. Também serão realizadas oficinas sobre gestão de empreendimentos culturais, bem como sobre a utilização da internet como uma ferramenta estratégica para a sustentabilidade no mercado da cultura.

O Festival Usina da Cultura tem a importante parceria da Fundação José Augusto – do Governo do Estado do Rio Grande do Norte – para sua realização, e já conta com o apoio da Universidade do estado do Rio Grande do Norte//UERN, com a Rede Xique Xique de Comercialização Solidária, com a TV Mossoró, rádios 93FM Resistência, 96FM Alternativa e os Jornais Gazeta do Oeste, O Mossoroense, o que demonstra a importância desta iniciativa para a cultura em Mossoró e região.

“Cordel do Fogo Encantado”
A banda “Cordel do Fogo Encantado” é a principal atração musical do Festival Usina da Cultura. O grupo musical faz apresentação em Mossoró no dia 30 de maio.

“Cordel do Fogo Encantado” nasceu em Pernambuco no ano de 1997. Surgiu de um espetáculo teatral de mesmo nome. A música passou a ficar em primeiro plano e a despertou a atenção de público e crítica. Ganhou visibilidade fora da terra natal e status de revelação da música brasileira.
O grupo surpreende em suas apresentações com uma mistura ousada de instrumentos, iluminação e cenário, aliados a presença cênica de seus integrantes.

Em 2001 o grupo gravou seu primeiro disco, intitulado com o mesmo nome da banda. Mesmo sendo independente, “Cordel do Fogo Encantado” cada vez mais ganhava público e atenção da mídia. Em 2002 o grupo lançou o segundo disco: “O palhaço do circo sem futuro”, considerado pela crítica como sendo um dos mais criativos trabalhos musicais produzidos nos últimos anos. No ano de 2005, é lançado o primeiro DVD: “MTV apresenta”. E em 2006 veio o terceiro disco intitulado “Transfiguração”.

“Cordel do Fogo Encantado” é composta por José Paes de Lira (voz e pandeiro), Clayton Barros (voz e violão), Emerson Calado (Percussão e voz), Nego Henrique (percussão e voz) e Rafa Almeida (Percussão e voz).

A banda também faz sucesso fora do Brasil. Já realizou apresentações na Bélgica, Alemanha e França. Também conquistou prêmios importantes como: banda revelação pela APCA (2001); melhor grupo pelo BR-Rival (2002), Caras (2002), TIM (2003), Qualidade Brasil (2003) e o bi-campeonato do Prêmio Hangar (2002 e 2003).

Mais informações sobre “Cordel do Fogo Encantado” no endereço:
www.cordeldofogoencantado.com.br

Mais informações sobre o Festival Usina da Cultura no endereço: www.festivalusinadacultura.com.br

Previous ArticleNext Article

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *