Editorial

EDITORIAL PORTAL DOSOL: O MOMENTO SUBLIME DE LANÇAR UM ÁLBUM

Por Foca

Voltamos com nosso editorial que tentará (caso tenhamos assunto) ser publicado aqui no Portal Dosol sempre às segundas. Hoje vamos falar de um momento muito importante na carreira de qualquer banda que é lançar um álbum. O editorial é na verdade uma forma de homenagear o Calistoga, quarteto potiguar que está na estrada há muito tempo (quase cinco anos) e só agora consegue lançar um trabalho definitivo em festa que acontece no Centro Cultural Dosol nesta sexta às 22h com shows do Brand New Hate e Sweet Fanny Adams (PE).

Lançar um trabalho hoje em dia já não é um “bicho de sete cabeças” que há dez anos. Já passei por esse momento exatas 9 vezes em três bandas diferentes e é sempre uma emoção bacana de sentir. Um álbum é resultado de um trabalho que começa quando uma banda amadurece e chega ao momento que fica impossível não registrar o que está sendo ensaiado. Conheço grupos locais, como o finado General Junkie, que não conseguiram registar como deveria e seu trabalho e dezenas de excelentes músicas ficaram apenas na memória de poucos. Uma pena!

A primeira vez que tentei registar um trabalho meu foi no Ravengar, minha primeira banda de verdade. Era 98 e passamos quase um ano gravando, uns dois anos devendo e o disco nunca saiu. Quando melhorei um pouco financeiramente há uns 6 anos fui lá e finalizei a mixagem e a master do álbum e guardei comigo o registro. Lembro de mixarmos o disco numa mesa de som, com cada um, inclusive o técnico do estúdio, sendo responsável pelos botões da mesa. Um trampo e tanto! Hoje com a tecnologia avançando se eu sentar com uma pessoa com noção de computador por meia hora ele aprende a gravar.

O momento de um show de lançamento é mágico. As pernas tremem, a voz falta e as pessoas que gostam de você aparecem. Ao Calistoga nossa saudação. Às bandas que em breve lançarão trabalhos (Distro, Vitrola, Ak-47, entre outras) mãos a obra. Todo mundo no CCD sexta para cantar junto com os amigos!

Rock Mode On!

5 Comments

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *