DoSol Eventos, Editorial

EDITORIAL DOSOL: HORA DE CAIR NA FOLIA ROQUEIRA!

patofu
Foto: Pato Fu no Recbeat 2008

Por Foca

Voltamos com o nosso editorial que hoje vai comentar sobre o carnaval. Estranho né? Um portal de rock e música nova fazendo comentários sobre o carnaval… Na verdade, é com parte desse preconceito que muita gente encara a festa mais animada desse Brasil.

Vamos fazer um excercício de memória? Onde é que tem escrito que Carnaval é uma festa só para determinados tipos de música? Onde está escrito que o axé é a música oficial da festa momesca? Que o frevo é a única manifestação da felicidade musical pernambucana? Desde sempre o carnaval é uma festa do (e para) povo em todas as regiões do mundo. Todos tem o direito de brincar se divertir.

Já há alguns anos essa visão de que todo mundo deve ter opção para brincar do jeito que quiser tem mexido com os produtores, fundações e organizações que cuidam da festa. O resultado disso é o tal do carnaval “Multicultural” que vem tomando corpo pelo Brasil e tem inclusive resvalado na programação do carnaval potiguar. Então pra vocês que gostam de carnaval e não querem ser bombardeados pelos ritmos mais populares(cos) aí vai algumas dicas:

CHAMADA CARNAVALESCA DO ROCK – NATAL/RN
O palco do rock no carnaval de Natal já vai para o terceiro ano consecutivo, uma vitória se levarmos em consideração que Natal tem pouquíssima tradição no Carnaval. Esse ano vão ter 6 bandas locais, rola na terça de carnaval no palco do Beco da Lama que fica ao lado da Prefeitura no Centro da cidade. Um dia antes a CUFA Natal ocupa o mesmo palco com uma programação voltada pro hip hop.

FESTIVAL DE JAZZ E BLUES DE GUARAMIRANGA (CE)
A pouco mais de 40 km de Fortaleza fica a cidade serrana de Guaramiranga que recebe sempre durante o carnaval um incrível festival de Jazz e Blues. Conheço várias pessoas que já foram e aprovaram o evento. Gente como Stanley Jordan e outros grandes nomas da música nacional e mundial já passaram por lá. Quem quiser aproveitar o carnaval para estudar música tem opções de workshops e jams gratuitas dentro da programação.

ENCONTRO DA NOVA CONSCIÊNCIA – CAMPINA GRANDE (PB)
Esse evento é um dos mais doidos do carnaval do Nordeste. Trata-se de um grande encontro ecumênico onde várias manifestações religiosas discutem o futuro da humanidade, celebram e se misturam. A programação de shows sempre foi o ponto alto do evento reunindo todos os anos gente como Wado, Dusouto, Móveis Coloniais de Acajú, Cabruêra, entre outros. Tudo gratuito e no meio da rua. Recomendo para quem uma experiência TOTALMENTE diferente.

RECBEAT – RECIFE (PE)
Lembro de ter ido ao Recbeat pela primeira vez ainda em Olinda numa portinha e um quintal onde rolavam os shows. Passados quase dez anos o evento se tornou um dos principais polos da diversão altenativa no carnaval do Brasil. Por lá já passaram tantos nomes que é até impossível de citar. De Mudhoney a Pato Fu já vi no incrível palco do Recbeat. O palco do evento é enorme e fica do lado do Passo da Alfândega no Recife antigo.

Devo visitar Recife e Campina no Carnaval e digo para vocês as impressões sobre cada um desses eventos. Fica a dica e o roteiro “rockoturístico”.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *