Foto: Visão de cima da parte externa do Festival Dosol 2011
Hoje é a última atividade do ano para o Dosol. Receberemos na Casa da Ribeira o Macaco Bong (MT) Â junto com uma das principais bandas do nosso combo cultural: o Camarones Orquestra Guitarrística. Para gente o dia de hoje é importante porque fecha as atividades que comemoraram dez anos do Dosol. E que comemoração hein?
Esse sem dúvida foi um dos anos mais vencedores da nossa breve história e só reforça a tese de que com paciência, persistência e trabalho os resultados (em qualquer área da vida) aparecem. E trabalhamos como nunca em 2011.
Começamos o ano com os preparativos para um projeto ousado que a cidade conheceu e abraçou: o Circuito Cultural Ribeira. Foram oito etapas, vários artistas em atividade, Â troca de experiências e vivências culturais e muita festa nos domingos que se seguiram. Foi a maior ocupação cultural que o incrível bairro da Ribeira já viu (e merece) com o apoio do Conexão Vivo. A primeira etapa no carnaval foi épica e já daria o tom do que vinha mais adiante.
Também foi o ano em que lançamos uma atividade que era um sonho desde que começamos a funcionar como um selo em 2001. O Projeto Incubadora tomou forma registrando discos e dando suporte de produção artística e executiva para o Venice Under Water, Hossegor, Monster Coyote e Talma&Gadelha, esses últimos se transformaram numa das bandas mais aclamadas da cidade e uma das principais revelações da música pop brasileira em 2011. Não completaram nem um ano de vida, mas nem parece.
O Estúdio Dosol cumpriu a função de ser ao mesmo tempo provedor de conteúdo e casa de diversos artistas potiguares. Peaceful Pants, Camarones Orquestra Guitarrística, Declite, Dr. Carnage, Godhound, Dessituados entre muitos outros artistas registraram seus trabalhos por aqui. Gravamos uma série de takes ao vivo intitulados Palco Radiofônico que teve mais de 40 edições que foram veiculadas na FM Universitária, projeto que parou pela metade devido a falta de sensibilidade da nova direção da rádio “pública”.
O Dosol Image continuou firme e forte na documentação áudio-visual da cena potiguar de música. Já chegamos a marca de quase 300 vídeos autorais. Gravamos vídeos-release e clips para Planant, Uskaravelho, Talma&Gadelha, Monster Coyote, entre outros, todos exibidos fartamente no nosso espaço na TV: o DosolTV.
Produzimos mais de uma centena de shows e demos uma boa reformada no Centro Cultural Dosol, que continua, mesmo depois de 7 anos de atividade, sendo uma das principais casas da música autoral (e nova) da cidade. Por lá passaram nomes como Holger, Haxixins, Leptospirose, Soatá, Rock Rocket e dezenas de outros. Também levamos shows e atividades ao Hells Pub com o Dosol From Hells.
O Festival Dosol teve sua melhor edição em 2011. Foram mais de 8.000 pessoas em todas as atividades, shows históricos, lotação máxima, público ávido e uma “primeira vez” de excelência em Mossoró, tudo com o apoio dos editais nacionais que ganhamos: Oi e Petrobras, dois dos maiores editais de cultura do país. Seguimos também acompanhando as atividades de parceiros como a ABRAFIN, Circuito Fora do Eixo, Rede Potiguar de Música e todos os movimentos políticos/culturais que se interessem pela arte e cultura no país.
Esse foi só um resumo bem rápido das nossas atividades. Ainda fizemos muito mais. Mas agora é hora só de agradecer por esses dez anos que passamos juntos, por um ano de 2011 iluminado e já fica o compromisso e a promessa: isso é só começo.
quais as bandas que vão tocar hj no Dosol?
olá, o show é na casa da ribeiraq ( atras do dosol) com macaco bong e camarones, 20h, R$5,00. Abraço!
Sucesso merecido! Parabéns ao Dosol! E vamos ao Rock!!!
Congratulations ao DOSOL pelos 10 anos.e a tds q deram o sangue para q o DOSOL se mantivesse vivo nessa década.E como di9zia um velho amigo meu, “vamu q vamu q o som ñ pode parar!”