Notícias

COLUNA DO LEVINO: PONTE, LIVROS, TIM MAIA, MARINA ELALI E MAIS

Antes
Na hora de tirar o pé do chão e encher a televisão com propaganda bonita com imagens chamando todo mundo para a festa da Ponte Newton Navarro, o Governo do Estado é profissional, um ás da competência. Já na hora de pagar o cachê dos artistas chamados “locais”, necas de pitibiriba. A explicação da Fundação José Augusto, a piscina cheia de ratos, é que não tem dinheiro, o que tinha já foi repassado. Agora só ano que vem.

Depois
Pois vejam só, enquanto Elba Ramalho saiu de Natal com mais de cem mil reais, Marina “como uma deusa” Elali com 48 mil e Cavaleiros do Forró com 78 mil, Neguedmundo e Sueldo Soaress são exemplos de artistas com cachês muito menores do que os pagos as “grandes” atrações, e que só vão receber ano que vem, se tudo der certo e nenhum foliaduto aparecer no meio do caminho. Vergonha.

Por que?
Insisto na pergunta: o PT, que historicamente é ligado a classe artística do estado, defende artistas, já promoveu grandes festas em eventos do partido sempre com nomes locais, valorizando a cultura regional, vai se submeter ao esvaziamento da Fundação José Augusto até quando? Vai arriscar perder o apoio de quem sempre se identificou com o partido, agora pelo simples exercício do poder?

Revista
Já está a venda na Livraria Siciliano a revista literária norte-americana Granta, com uma seleção impecável de novos autores americanos. A revista, que foi editada no Brasil pela Alfaguara, já revelou nomes expressivos no passado e serve de guia para saber a quantas andas a literatura atual dos EUA. Por volta de cinqüenta mangos o investimento. Vale a pena.

Biografia
Outro livro que está vendendo como água na Siciliano é Vale Tudo, a biografia de Tim Maia escrita pelo jornalista e compositor Nelson Motta. O livro é para não parar de ler depois que a gente começa. Nelson, como bom contador de histórias que é, consegue com uma prosa fácil e leve, quase transportar o leitor pelas loucuras de Tim, que sem dúvida marcou profundamente a história da MPB. Hoje aliás, tem especial da Rede Globo sobre a vida dele, após o Globo Repórter.

Filme
O Cineclube Natal, em parceria com a Livraria Paulus exibirá amanhã às 10h, a continuação de uma das maiores obras cinematográficas de todos os tempos, O Decálogo, de Krysztof Kieslowsky. A série completa do cineasta polonês reúne dez episódios inspirados nos mandamentos bíblicos do Velho Testamento. O Cineclube Natal já exibiu os quatro primeiros capítulos, continuando a saga no sábado vindouro.

Site
Uma dica de site porreta é o blog do escritor Moacyr Cirne. O homem é um garimpeiro de belas fotos, versos, livros, filmes, discos, tudo acompanhado de comentários pertinentes e acessíveis, nem por isso superficiais. O endereço é www.balaiovermelho.blogspot.com Vale a pena deixar nos favoritos e acessar todos os dias.

Feio
Depois do episódio do Rolex, em que foi assaltado em São Paulo e teceu loas de falsa sociologia sobre o crime no Brasil, o almofadinha do Luciano Huck agora mostra sua face de Capitão Nascimento, ao empurrar a fotógrafa Audrey Furlaneto, da Folha de São Paulo, no camarote do show da banda The Police. Feio, muito feio.

Opinião
Sobre o caso, escreveu Elio Gaspari, o maior de todos os jornalistas do país, na edição de anteontem na Folha de São Paulo: “Felizmente, Huck não tentou empurrar o bandido que lhe roubou o Rolex numa esquina de São Paulo, em outubro. Empurrar fotógrafa numa boca-livre em que se está protegido por seguranças particulares é covardia”. Perfeito, não?

Previous ArticleNext Article

1 Comment

  1. O legal da Prefeitura/Governo chamar toda a atenção para a “ponte nova” é para o povo não ver a vergonha que esta a “ponte velha” e o que estão fazendo com o mangue proximo a ela. Vocês já perceberam que quase não existe mais mangue? Estão transformando tudo em viveiro de camarão. “Viveiro” de um “morteiro” de tantos outros!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *