Notícias

COLUNA DO LEVINO: MOSSORÓ, FORTE DOS REIS MAGOS E MAIS

Bom
Rapaz, nada contra quem promove a festa e sinceramente lamento o tamanho do prejuízo que se comenta, caso ele seja verdade, mas na boa, não dá para deixar de comemorar a proibição do tal Lual do Forte, que ia ser realizado no Forte dos Reis Magos hoje. Tudo por uma questão maior, que atende a coletividade e é bastante simples: preservar o patrimônio histórico.

Mas
Só tem uma coisa, não pode se culpar os organizadores. A culpa é da Fundação José Augusto que deu sinal verde a depois teve que voltar atrás por pura pressão, tanto dos guias turísticos que se mobilizaram de modo louvável via internet até as cobranças públicas do jornalista Vicente Serejo contra o evento. A atitude da Governadora Wilma de proibir o cangerê foi um reflexo da opinião pública muito mais do que iniciativa própria.

Quem sabe agora
Seria bom que a partir de agora, com esse caso emblemático, o poder público resolvesse agir em defesa do patrimônio histórico da cidade, pois lugares sendo demolidos e desrespeitados é o que não falta por aqui. E pior, s vezes as intervenções são comandadas pelo próprio governo.

Lembrando
Quem esqueceu da reforma do Teatro Alberto Maranhão? Ao invés de reformar com atenção ao valor histórico de cada centímetro quadrado do lugar, o que se viu foi um serviço labrojeiro que transformou o belo jardim (que poderia ser melhor cuidado, ou seja, uma solução simples) em caixas de concreto que parecem túmulos, por exemplo.

Na sua
O problema é misturar oba-oba com cultura. Não dá, não casa de jeito nenhum. Numa terra em que a elite financeira além de brega, passa longe de ser a elite cultural, é melhor deixar cada macaco no seu galho, cada festeiro com sua coluna ou seu clube. O teatro, a história e o patrimônio devem ser do povo como o céu é do avião e não dos promoters como as boates o são.

Lá e cá
Coincidência interessante a de algoz e perseguido na mesma terra. Explico: enquanto o ex-rei Roberto Carlos canta em Natal hoje, o jornalista Paulo César de Araújo faz palestra em Mossoró, na Feira do Livro. Para quem não lembra, Paulo é o jornalista perseguido por RC, que foi a justiça para proibir uma das biografias mais bem escritas no país.

Errata
Uma correção: Rodrigo Pimental e André Batista, os autores do livro Elite da Tropa, que deu origem ao filme mais visto e comentado de todos os tempos no cinema nacional, Tropa de Elite, não vêm mais a Natal hoje autografar o exemplar na Siciliano. A data foi adiada, não se sabe para quando, mas eles virão.
Música
A MTV deve fazer a melhor cobertura do TIM Festival, o festival de música mais importante do país. Além de drops com notícias, entrevistas e flashes, alguns shows serão transmitidos ao vivo e outros gravados para um especial, como o da banda californiana The Killers.

Há vagas
A atriz Paula Picarelli, que já interpretou uma lésbica na novela Mulheres Apaixonadas, do autor Manoel Carlos, foi a que se deu melhor nos testes realizados até agora para saber quem vai viver a ex-garota de programa Bruna Surfistinha no cinema. Mas nada é definitivo, tem gente na produção sonhando com Débora Secco. A coluna acha que não haveria escolha melhor.

Previous ArticleNext Article

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *