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COLUNA BRUNO NOGUEIRA (PE): MAIS PERTO DO FUTURO

Estamos vivendo os momentos finais que devem finalmente definir a maneira de como vamos consumir músicas no futuro. Tudo graças a três notícias anunciadas na última semana. Duas delas em conjunto: a loja iTunes, da Apple, agora é líder oficial de venda de músicas digitais. Eles registraram uma atividade de 50 milhões de usuários que teriam comprado quatro bilhões de músicas, impulsionados pela venda do iPod, o MP3 player mais vendido do mundo. Com o recorde, o objetivo da Apple agora é passar a distribuir as músicas totalmente de graça no site.

Enquanto a empresa negocia com as grandes gravadoras uma forma deles fazerem o repasse do lucro para os artistas, a terceira notícia chegou para somar as expectativas. O MySpace, a maior rede social de música do mundo, fechou um contrato para disponibilizar música das três maiores gravadoras (Warner, SonyBMG e Universal) pelo site. Com isso, temos o acervo de mais da metade da produção total da indústria fonográfica sendo oferecido legalmente para mais de 110 milhões de pessoas em todo o mundo. Futuro, no mínimo, otimista.

Sucesso
O que dizem é que todo mundo – sentido figurado, claro – fez questão de comparecer à festa do Som Barato no último sábado. Com rua lotada de um extremo ao outro, o evento deixou de ser uma simples festa para legitimar de vez o que começou como um simples blog (e anda está no endereço sombarato.blogspot.com) como uma das maiores plataformas circuladoras de música do Recife.

Em São Paulo
Quem quiser aproveitar as promoções de passagens aéreas, São Paulo entra em clima de Recife no fim do mês com vários shows gratuitos em toda a cidade. A “Virada Cultural” terá vários palcos, entre eles, um especial da Abrafin, com bandas independentes de todo o País – Siba e Mundo Livre tocam lá – além de um palco cantoras, com show da nova moda paulista Mallu Magalhães. Vale o investimento.

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