Yuno Silva – repórter
Natal ferveu este fim de música com a extensa programação musical que dominou os bairros da Cidade Alta e Ribeira: no sábado (1º) aconteceu a primeira eliminatória do Festival MPBeco; e domingo (2) o movimento foi intenso pelas ruas e becos que acolheram a oitava e derradeira edição do Circuito Cultural Ribeira. Nas duas ocasiões, além do acesso gratuito, aspectos em comum como o público cada vez mais eclético e interessado no que anda acontecendo na cena local deram o tom. A relevância cultural dos eventos e o fato de terem sido realizados a partir da iniciativa de produtores sem qualquer vínculo com o poder público também são elementos a serem considerados nesta rápida leitura.
Celeiro que ressalta nomes como Simona Talma, Júlio Lima, Romildo Soares e Maguinho daSilva, o Festival MPBeco segue firme na missão de garimpar novos talentos da música potiguar ao definir os primeiros cinco finalistas da grande final marcada para o próximo dia 15 de outubro. Estão no páreo as músicas “Festa na Vila” (João Henrique Koerig) interpretada pelo grupo Linha de Passe; “Tico-Tico” (Caio Padilha), com a banda 3 da Matina; “Jurubebas Queen”, de Arthur Soares; “Algumas verdades sobre a mentira” (Romildo Soares e Simona Talma), por Romildo; e o “O trovão e o passarinho”, de Nagério, Carlos Bem e Franklin Mário.
O show de abertura foi protagonizado pela cantora Cida Lobo, e o encerramento ficou a cargo do pernambucano Lirinha. Apostando em uma sonoridade mais cosmopolita, sem deixar de ter um pé no regional, o eterno ex-líder da banda Cordel do Fogo Encantado continua com as mesmas caras e bocas e sua poesia afiada de sempre no recém-lançado “LIRA” – álbum que marca sua estreia como artista solo. Ainda em fase de testes, pois esta foi a primeira vez que a banda se apresenta em público, o show peca pelo visual acanhado – tanto no quesito figurino quanto cenário.
Vale registrar que o equipamento de som prejudicou a apresentação, apesar do artista ter atrasado toda a programação com uma passagem de som que durou duas horas. O MPBeco tem patrocínio da Cosern, Destaque Promoções, CPGeo e Cardiocentro, através das leis de incentivo Djalma Maranhão (Prefeitura) e Câmara Cascudo (Governo do RN).
Guitarrada na Ribeira
Já no domingo (2), o público natalense se despediu do Circuito Cultural Ribeira: foram oito edições, uma por mês desde o Carnaval, que mudou a cara do bairro. Coloridos, roqueiros, sambistas e regueiros de todas as idades, inclusive famílias inteiras, descobriram que há muito a ser visto no bairro histórico. Com patrocínio do Vivo através da lei Câmara Cascudo, o evento comprovou a vocação boêmia e a veia artística do lugar.
A programação destacou a presença de bandas convidadas como Soatá (DF/PA), que fez um show impecável no Centro Cultural DoSol. Sob o comando da vocalista Ellen Oléria, o grupo comprovou que não há fronteira quando o assunto é música: destilou uma mistura de punk rock e carimbó que surpreendeu até o mais soturno metaleiro. “Estamos fechando um ciclo, mas teremos uma sessão extra do Circuito no próximo dia 12 de outubro com a presença de músicos eruditos aqui na Ribeira”, informou o produtor Anderson Foca.
Ainda sem confirmação de continuidade, há possibilidade de uma edição do CCR em dezembro e a retomada do projeto a partir do Carnaval do próximo ano.
Em tempo: o charmoso Nalva Melo Café Salão recebeu o multiinstrumentista Antônio de Pádua. Acompanhado da família, todos músicos, Pádua fez a festa com sambas, frevos e outras milongas mais.
olá eu componho musicas , todas elas esta no meu tumblr ( website) eu queria muito que olhassem as minhas musicas e que se possivel me dessem um chance , queria fazer um teste de voz tambem , obrigada , beijos
jamilly rs – ja tenho 16 anos !!