Um lugar ao Sol
Sérgio Vilar // sergiovilar.rn@dabr.com.br
Os balzaquianos adeptos do rock talvez se lembrem da saudosa loja Whiplash. Em meados da década de 80 era ponto de encontro de metaleiros e roqueiros da cidade. Foi a primeira loja de vinis de Natal. Bastaram poucos meses para o sucesso. E, com ele, os contatos e correspondências de Luziano – um dos sócios – com bandas nacionais e até internacionais. Daí foi um pulo para o pioneirismo em fundar o primeiro selo da cidade: o Whiplash Records, responsável pelo lançamento de nove bandas nacionais.
Além da atração nacional, a potiguar Deadly Fate mostrará sua trajetória ao longo de 21 anos, sendo o grupo mais antigo de Natal em atividade Foto: Emanuel Duarte |
A Whiplash fechou em 1992 por dificuldades financeiras. A morte de Luziano Rock Stanley foi outro golpe para a loja. Mas, se trouxermos esse imaginário ainda presente na mente de muitos para os tempos de pirataria e downloads do século 21, podemos traçar paralelos com o novo point de “bichos grilos” da cidade: o Centro Cultural DoSol. Desde 2004, o espaço administrado pelos produtores e músicos Anderson Foca e Ana Morena tem promovido uma série de eventos musicais voltados ao segmento do rock.
Amanhã, a partir das 20h30, o DoSol abre as portas mais uma vez para receber a turma metaleira do rock em noite dedicada ao peso das guitarras. Vários estilos passam pelo palco do DoSol, indo do heavy metal melódico da banda Deadly Fate, ao trash metal da principal atração da noite: os paulistanos do Nervochaos, que passa por Natal na turnê de divulgação do seu novo CD, Batallions of Hate. Apresentam-se ainda as bandas Ravanes, Kataphero e Outset.
Os shows são apenas uma mostra do que se transformou o DoSol. O case promove um dos principais festivais de música independente do Nordeste, promove bandas com o selo DoSol Records e administra um dos principais portais de notícias do rock independente do país, com cerca de 20 mil acessos ao mês, além do espaço como casa de shows, na Ribeira, e projetos paralelos com a banda Camaronês Orquestra Guitarrística, presente em alguns dos maiores festivais de música do país.
O Centro Cultural DoSol recebeu 23 shows em maio. A página do grupo no youtube recebeu mais de 5 mil visitas. E o espaço está em vias de se tornar um dos 53 Pontos de Cultura do Rio Grande do Norte. “Na verdade o DoSol é bem mais um ideia do que um trabalho pontual. Vendemos música nova, de vanguarda, novas formas de mercado e tudo o que fazemos (portal, casa, festival, produtora, banda) está interligado a essa movimentação. É tudo uma coisa só”. E pensar que o DoSol foi aberto porque os músicos sentiram falta de um espaço para a música autoral…
As bandas
A Nervochaos foi fundada em 1996 vem para Natal divulgando a nova turnê chamada Lords of chaos tour, do novo CD lançado este ano: Batallions of Hate. A banda consta com uma nova formação, reconhecida como a mais entrosada da história da banda. Para ouvir e conhecer acesse: www.myspace.com/nervochaos.
O Deadly Fate faz parte da história do rock potiguar. Fundada em 1989 é a banda mais antiga de Natal em atividade. O estilo da banda é um metal melódico de primeira linha. Atualmente com um novo CD lançado em 2009 pela Dio Records, traz todaforça do Heavy Metal Nacional. Para ouvir e conhecer acesse: www.myspace.com/deadlyfateband.
A banda OutSet também é potiguar. Os integrantes são oriundos de diversas bandas locais do mesmo gênero musical. O GrindCore prova que estão mais vivos que nunca lançando Linving the outset, em 2008. Para ouvir e conhecer acesse: www.myspace.com/outset_grindcore
O Ravanes tem mostrado alto crescimento em termos musicais e de projeção local e nacional. Fazem um som Trash Metal na linha do Sepultura. Para ouvir e conhecer acesse: www.mysapce.com/ravanes.
Kataphero é banda mais nova a se apresentar. Foi fundada em 2008 pelos irmãos Santiago, e trazem um som estilo Death Europeu soando na linha de Rotting Christ, Sepetic Flesh entre outras. Para ouvir e conhecer acesse: www.myspace.com/kataphero.
Serviço
Show do Nervochaos em Natal
Quando: amanhã, às 20h30
Onde: no DoSol, Ribeira
Ingressos: R$ 8 (antecipado) e R$ 10 (no local)
Vendas antecipadas: Dio Records – 3091-1991 ou Dying Music – 3086-1313