Notícias

CLIPPING – JOSEPHK NO DIÁRIO DO NORDESTE

A cena autoral do rock independente cearense está ganhando novo fôlego com a banda Joseph K ?, que acaba de lançar o segundo EP (disco compacto), intitulado De Cabeça Pra Baixo. O disco, gravado em janeiro passado, em Natal (RN), reúne cinco faixas inéditas, que serão apresentadas no show de lançamento oficial do novo trabalho, dia 16 de maço, em Fortaleza, no Hey Ho Rock Bar. Em seguida, a banda inicia nova turnê percorrendo as algumas das principais capitais do Nordeste, como Natal, João Pessoa e Recife.

Com forte inspiração no rock nacional dos anos 80, a banda já foi comparada inclusive com os Titãs em sua fase mais visceral. A nova fase da Joseph K? revela uma sonoridade mais madura, sob a batuta do produtor musical Anderson Foca, do selo potiguar Dosol Records. Trata-se do primeiro lançamento do grupo em caráter profissional, sem experimentalismos. A formação atual da banda, no estilo “power trio”, é composta por Talles Lucena (Guitarra, letras e vocal), Johnny Wesley (baixo) e Rildney Cavalcante (bateria, sampler).

Formada no final de 2003, a banda Joseph K? é liderada pelo vocalista e guitarrista Talles Lucena, ex-professor de Literatura, que decidiu trocar as salas de aula pelos estúdios musicais pelos palcos Brasil afora. Resolveu dar vazão ao gosto pelas letras, dando musicalidade a composições que, invariavelmente, falam de questões existenciais e críticas comportamentais, explorando temas como amor, angústia e solidão. O nome de batismo do grupo foi emprestato pelo personagem homônimo criado pelo autor tcheco Franz Kafka numa de suas obras mais famosas: “O Processo”, escrito em 1915.

O primeiro disco (Sobre o Amor e Outros Excessos) veio em 2005, quando a banda, ainda que de forma tímida, começou a conquistar mais espaço no cenário musical em Fortaleza e também fora do Ceará. Neste período, fez uma série de apresentações em rádios e tvs locais e participou da Feira da Música de Fortaleza. No ano passado, o grupo estreou com sucesso em shows de expressão nacional, tocando no Festival do Cerrado, na cidade de Goianésia, em Goiás.

Movimento Autoral – Com forte ligação s manifestações do rock independente “made in Ceará”, o músico Talles Lucena é um dos maiores incentivadores do movimento autoral em nosso estado. Prova disso foi a criação do festival Mova-CE, que desde o ano passado movimenta a cena local, dando espaço a bandas cearenses que ainda carecem de espaços generosos em Fortaleza. A idéia do projeto é criar um evento periódico que valorize o cenário local do rock indepedente.

Previous ArticleNext Article

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *