Fonte: Tribuna do Norte
Mais uma temporada para as guitarras alternativas da cidade (e de fora) mostrarem o que as rádios não tocam e nem os pubs da moda abrem espaço. A maratona de shows se segue na terceira edição do Festival Nordeste Independente – etapa Natal – que acontece sexta e sábado, a partir das 21h, no Centro Cultural DoSol, Ribeira. No palco, tocarão 12 bandas de três estados diferentes.
O primeiro dia da festa rocker começa Venice Under Water, banda com influências de grupos americanos como Incubus e afins; segue com The Automtics, grupo mais veterano a se apresentar, faz o contra-ponto com um rock soturno, barulhento e melódico; o Malaquias em Perigo e o Cerva Grátis são as novidades paraibanas da programação. O Calistoga é mais um representante de peso da cena potiguar. O Bugs fecha o primeiro dia mostrando músicas do seu EP novo (com previsão de lançamento para o meio de abril).
O segundo dia do festival começa com o Driveout, grupo que faz uma linha melódica com influência de bandas como Nxzero e Taking Back Sunday; na sequência tocam duas bandas do selo Xubba, Fewell e a consolidada Distro. Duas bandas pernambucanas são as representantes de fora neste dia: o The Keith, maior revelação do rock pernambucano (escalados pro Abril Pro rock 2009) e o som esquisitão do Gandharva. O grupo potiguar Domben completa a escalação.
O evento, que também acontece em várias capitais do Nordeste, foi idealizado dentro de uma lista de discussão na internet com o mesmo nome (Nordeste Independente) que existe desde 2003. Ao todo mais de 40 grupos se apresentam nesta edição contando todas as cidades.