Notícias

CLIPPING – DOSOL E CARNAVAL NO DIÁRIO DE NATAL

Está oficialmente instalado o clima de carnaval que a Prefeitura pretende levar para as ruas durante o período de Momo este ano. Com cara e corpo de um carnaval múltiplo, a Fundação Capitania das Artes lançou oficialmente ontem, num café da manhã para artistas, músicos e imprensa, a programação oficial do Carnaval Multicultural 2007 – 100 anos de Frevo, que homenageia o compositor Dosinho. A exemplo do que aconteceu ano passado, o Carnaval Multicultural 2007 terá vários pólos de concentração espalhados pela cidade: Pólo Centro Histórico; Pólo Ribeira; Pólo Ponta Negra; Pólo Rocas; Pólo Redinha e agora com acréscimo de mais um, o Pólo do Alecrim.

Dono de mais de 200 composições gravadas, entre marchinhas carnavalescas e frevos, Dosinho vê com muita ??satisfação?? a homenagem feita a ele no ano em que também se comemora os 100 anos de frevo. ??O maior patrimônio de um artista é o reconhecimento. Portanto eu estou orgulhoso dessa homenagem e feliz por ver o carnaval de Natal voltando a ser o que era??, disse ele, prometendo que deverá comparecer ??na medida do possível?? aos diversos eventos da capital – tanto em prévias quanto no próprio período de festa – e que espera que o Carnaval Multicultural seja ??sadio??, que incentive ao natalense sair de casa e prestigiar os eventos, e claro, que ??tenha muito frevo??.

Para o presidente da Funcarte, Dácio Galvão, o poder público está ??fazendo a sua parte??, se unindo a agremiações carnavalescas – desde o ano passado – num processo que ele acredita ser a consolidação da cultura carnavalesca em Natal. ??Acredito que chegaremos a uma identidade carnavalesca, sem deixar de nos relacionarmos com outras manifestações brasileiras; inclusive teremos esse ano a inserção de rock no carnaval, que contará com várias bandas tocando na segunda-feira, 19, no Pólo do Centro Histórico, sob a coordenação do DoSol??, ressaltou Dácio Galvão.

Indagado no evento se Natal já pode considerar que tem um carnaval, a exemplo de outras cidades, o prefeito Carlos Eduardo afirmou que sim. ??Nesse sentido o trabalho que a gente vem fazendo já apresenta resultados e acredito que esse ano será muito melhor que nos anos anteriores. Teremos a presença do sambista Martinho da Vila, no Desfile das Kengas, no domingo carnavalesco; mas o que podemos afirmar é que o carnaval de Natal é uma festa para os artistas locais, na qual estamos dando espaço em seis locais diferentes??, enumerou ele, brincando no final: ??Só não vai quem já morreu??.

Para o músico Carlos Zens que está com uma agenda lotada para o carnaval, o trabalho que vem sendo realizado pela Funcarte, em termos de dar espaço, é o ??melhor momento que os artistas estão vivendo??. Agora, em termos de identidade musical, Zens acredita que Natal não tem. Mas não coloca isso como um ??defeito?? e exemplifica com sua prática em palco. ??Para homenagear Dosinho, eu estou tendo que sair do meu repertório, do meu universo e buscar outro contexto para fazer música que o povo goste de ouvir. Se eu tocar só samba, só frevo, só axé ou somente um outro ritmo, as pessoas reclamam. Então eu acho que a identidade da cidade é essa, aceitar vários ritmos, tudo com uma certa medida. Nossa identidade é múltipla??, explica. O músico Gilberto Cabral que também está com a agenda de sua Banda Dugiba lotada, acredita que este também é um bom momento para os músicos locais. Tendo eles espaço e privilégio de tocar em diversos pontos da cidade.

Programação

E já que ao todo serão 50 prévias carnavalescas apoiadas pela Prefeitura, vai aí a de hoje: as cantoras Nubineuma e Ivanisinha estarão s 20h30, no Praia Shopping Musical, em Ponta Negra, onde vão interpretar Sambas Enredos famosos. Amanhã, no mesmo local, será a vez do Clambom que vai cantar Marchas dos Anos 50. E na próxima sexta-feira, durante todo o dia estão programadas saídas da Banda da Ribeira, Ribeira Metais, Ribeira de Pau e Corda, a cantora Cirleide Andrade,

Previous ArticleNext Article

1 Comment

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *