Notícias

ARTIGO: SEM ESFORÇO EXTRA AS NOVAS VITÓRIAS NÃO CHEGAM (OU RESUMO DAS ATIVIDADES DO DOSOL EM 2012)

ARTIGO: SEM ESFORÇO EXTRA AS NOVAS VITÓRIAS NÃO CHEGAM
Por Foca

Estaria cansado. O ano do Dosol foi intenso robusto e cheio de novidades. Começamos os trabalhos aprontando uma série de lançamentos de discos. Veio o Red Boots, Monster  Coyote, Luiz Gadelha, Simona Talma, entre outros. Já nos primeiros meses do ano demos início a mais uma enorme série de shows do Camarones Orquestra Guitarrística entrando no segundo ano dada tour do disco “Espionagem Industrial” que se encerrou no palco da Virada Cultural Natal. O Dusouto também passou a fazer parte do cast do Dosol, parceiros de primeira hora, a turma planeja vôos mais altos em 2013. Estamos juntos nessa.

O Centro Cultural Dosol em Natal se manteve ativo e importante mesmo com o excelente aparecimento de uma série de pubs que nos ajudaram a dar vazão na nossa incrível produção autoral e alternativa na música. Veio o Carnaval e com ele mais uma edição massa da nossa Chamada Carnavalesca do Rock. Enquanto alguns diziam que o ano estava só começando já havíamos produzido em parceria ou diretamente quase 80 shows. Estávamos com o pé fundo no acelerador. Sabíamos em que em ano de eleições municipais, os investimentos ficariam parcos para cultura e sair na frente era nossa única opção.

As atividades, gravações de disco e tours das bandas do Dosol continuaram a todo vapor. Mas a novidade do Dosol para 2012 estava bem longe de Natal. Entre uma conversa ou outra com os Monster Coyote decidimos levar o Dosol de vez para Mossoró. começamos a planejar o nosso segundo Centro Cultural, nossa maior imersão fora de Natal já feita. Enquanto isso, nos bastidores íamos costurando a volta do Circuito Cultural Ribeira, coordenando a atividade, indo atrás dos parceiros e nos preparando para não parar mais.

Plano só presta quando você consegue cumpri-lo. Em Julho inauguramos o Centro Cultural Dosol Mossoró, pense num orgulho? Orgulho dos parceiros da cidade, das bandas e do todo o cenário cultural da capital do Oeste que nos recebeu com alegria e disposição. Em menos de seis meses, o espaço fecha suas atividades do ano na próxima semana com um número incrível de mais de 100 shows recebidos no período, de artistas do Brasil e do Mundo, recorde absoluto na cidade. Orgulho.

O Circuito Cultural Ribeira? Voltou forte e atuante com patrocínios pesados e com marcas que estão linkadas à cultura: Cosern e Vivo. E o melhor, voltou ajustado e ainda mais dedicado a jogar luz na Ribeira trazendo junto o selo Ribeira, Território Criativo. Voltou com fôlego para não parar tão cedo e assim foi até agora, sempre um sucesso de crítica e público.

Então tá. Tours infinitas, gravações infinitas, dois centros culturais para cuidar, vídeos, documentários, produções. Cansaço e realização dando a pilha para mais. E nem tínhamos chegado ao Festival Dosol

Na planilha do Festival Dosol tínhamos os planos A, B e C. todos montados em janeiro. Ano de eleição sabíamos das dificuldades. Começamos trabalhando com o Plano C. Conseguimos um aporte modesto mas extremamente importante do Conexão Vivo. Pulamos pro Plano B. Nosso parceiro de primeira hora, a Petrobras, confirmou que estava junto conosco por mais um ano, pulamos pro Plano A. E foi o que vocês viram. Radicalizamos na rumada do Festival Dosol para outras cidades. Interiorizamos definitivamente a atividade com uma mostra poderosa em Mossoró e com a excelente primeira edição do Festival Dosol em Caicó, essa última também com o apoio do BNB através do edital BNB Cultural. Fizemos Drops do festival em Goiânia e Recife, uma edição linda em São Paulo e batemos recorde de atrações e público na etapa mãe, aqui em Natal. Quando terminou tudo, ficamos pensando. O que vamos fazer na décima edição do Festival Dosol em 2013? Como fazer mais que isso?

Aí o cansaço já estava visível. É uma maratona que você não vê o fim porque ela não acaba. Uma coisa liga a outra e quando você vê sua vida é um correria feliz, é o seu sonho se concretizando e o sentimento é muito bom. Mas…

Ainda havia um último gás para completar o pelotão das boas notícias pro Dosol em 2012. Estava na Virada Cultural em São Paulo em 2008, senti o poder da atividade, a alegria das pessoas, a comunhão entre os artistas e fiquei imaginando como seria se conseguíssemos fazer algo do tipo em Natal. Não havia plataforma necessária naquela época, não tínhamos chance alguma de reunir tantas atividades culturais ao mesmo tempo. Não havia um estudo que nos desse uma base para tentar algo do tipo.

Ficamos maturando a ideia como se cozinhássemos sem pressa para saborear a ação quando tudo estivesse pronto. Deu 2012, edital de ocupação do Circuito Cultural Ribeira, qualidade e intensidade nas inscrições, plataforma do circuito sólida e pronta para ser utilizada por qualquer um. A costura estava feita. Tomamos fôlego com os parceiros da Casa da Ribeira, fomos às ruas, conseguimos uma verba inicial novamente modesta, mas fundamental para tirarmos a Virada Cultural Natal do plano e torna-la realidade. Cosern novamente junto com a gente através da Lei Câmara Cascudo do Governo do RN. O esforço foi enorme, mil telefonemas e reuniões. Acho que fizemos umas dez planilhas diferentes até chegar ao grande dia.

A Virada Cultural Natal está, depois de mais de quatro anos de planejamento, na ruas e na boca do povo na cidade. Por ironia do destino a atividade foi uma das únicas festas populares de fim de ano em Natal. Por quatro anos seguidos tentamos que o poder público realizasse a Virada dentro das comemorações de fim de ano da cidade, sempre com promessas mas que nunca saíram do papel. Sim, foi um correria e um esforço pessoal do Dosol e da Casa da Ribeira, junto com os parceiros da plataforma do Circuito Cultural Ribeira. E como é bom a linha de chegada com o sabor do esforço recompensado pela vitória.

Mostra que o esforço, dedicação e a vontade de realizar valem a pena, mesmo que demore e que os desafios pareçam intransponíveis. A Virada Cultural Natal foi um sucesso arrebatador, comunhão entre púbico e artistas, ocupação total do bairro com cultura e diversidade como poucas vezes acidade viu.

Veja como foi o Dosol em 2012 em números:

Lançamentos de discos
11

Lançamento de vídeos
141

Tours de artistas realizadas
15

Centro Cultural Dosol Natal
55 atividades
205 shows de artistas em ação
Público total das atividades: 9.200 pessoas (aproximadamente)

Centro Cultural Dosol Mossoró
65 atitivades
126 shows de artistas em ação
Público total das atividades: 4.550 pessoas (aproximadamente)

Festival Dosol 2012 (Sao Paulo, Natal, Mossoró e Caicó)
04 atividade
90 shows de artistas em ação
Público total das atividades – 13.000 pessoas (aproximadamente)

Circuito Cultural Ribeira 2012
04 atividade
150 shows e apresentações de artistas
Público total das atividades – 30.000 pessoas (aproximadamente)

Chamada Carnavalesca Do Rock 2012
01 atividade
06 shows de artistas em ação
Público total da atividade – 1.000 pessoas (aproximadamente)

Virada Cultural Natal 2012
01 atividade
116 shows e artistas em ação
Público total da atividade – 25.000 pessoas (público rotativo aproximadamente)

Previous ArticleNext Article

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *