Fonte: Press Release
Nos próximos dias 27, 28 e 29 de novembro, acontece em Brasília o festival “El Mapa de Todos”, reunindo artistas do Peru, Chile, Argentina, Uruguai, Espanha, Portugal e Brasil. Mais um “Projeto Senhor F”, o festival tem curadoria do editor do portal Senhor F, Fernando Rosa, e co-produção de Senhor F e Scatter Records, de Buenos Aires. O festival é realizado em parceria com o Espaço Brasil Telecom, também sede do evento.
Entre as atrações do Festival El Mapa de Todos estão Babasonicos, uma das bandas mais importantes do rock em espanhol atualmente, e La Quimera del Tango, ambos da Argentina, Turbopotamos do Peru (que abriu recemente para o REM, em Lima), Javiera Mena do Chile, Sr. Chinarro da Espanha, Azevedo Silva de Portugal e Danteinferno do Uruguai – visite o MySpace de cada um dos artistas (abaixo).
Do Brasil, destaca-se Marcelo Camelo, que lança em Brasília seu primeiro disco em carreira solo, Mundo Livre S/A, Macaco Bong e Beto Só, o anfitrião brasiliense.
O festival ainda contará com mais dois artistas nacionais, escolhidos por meio de seleção do portal iG. Além de shows, haverá feira de discos, apresentação de vídeos e debates sobre a integração regional.
Filiado a Abrafin (Associação Brasileira de Festivais Independentes), o festival integra o calendário oficial de atividades do Ministério da Cultura para o Mercosul. Neste semestre, o Brasil ocupa a presidência Pro Tempore do Mercosul, com a atribuição de gerir todas as frentes de atuação.
O evento será transmitido integralmente e ao vivo pelo Canal Integración para toda a América Latina. A Rádio Câmara também tranmitirá os shows ao vivo, com emissão disponível na internet. A TV Brasil registrara o evento e produzirá programas especiais sobre o festival e seus conteúdos. Na quinta e na sexta-feira, o programa “Atitude.com” (das 18 às 19 horas) será veiculado diretamente do festival.
“O festival El Mapa de Todos é um desdobramento, uma evolução do Senhor Festival. Depois de organizar o evento por três anos, com essas características, em 2007, com participação de artistas da Argentina e do Chile, decidimos ampliar o conceito”, diz Fernando Rosa, idealizador do festival. “Então – segundo ele – na terceira edição do Senhor Festival, anunciamos, em novembro do ano passado, o El Mapa de Todos, focando a idéia da integração sul-americana, inicialmente”. “Na época, prometemos realizar o festival ainda neste ano, o que estamos cumprindo agora, um ano depois”, comemora.
Com dez anos na rede, o portal Senhor F tem um histórico de ligação com a música em espanhol. Nesse período, passaram pelas páginas do portal a origem do rock da região, as suas principais bandas e os discos mais importantes. A Agência Senhor F também acompanha as cenas independentes atuais, as novas bandas que surgem e os lançamentos.
Recentemente, ampliando essa conexão, a produtora Senhor F criou o programa Senhor F Sem Fronteira, veiculado pela Rádio Câmara ao vivo e pela internet. Voltado para a música ibero-americana, o programa já chegou à quadragésima-terceira edição, apresentando mais de 400 artistas, e transformando-se em referência da música sul e ibero americana no Brasil.
A programação
Quinta – 27/11
Beto Só (Brasil)
Azevedo Silva (Portugal)
Danteinferno (Uruguai)
Marcelo Camelo & Hurtmold (Brasil)
Sexta – 28/11
Seleção iG (Brasil)
Macaco Bong (Brasil)
Turbopotamos (Peru)
Babasónicos (Argentina)
Sábado – 29/11
Seleção iG (Brasil)
La Quimera del Tango (Argentina)
Javiera Mena (Chile)
Sr. Chinarro (Espanha)
Mundo Livre S/A (Brasil)