Coberturas

COMO FOI? SGUNDO DIA DO RECBEAT (PE)

http://www.reciferock.com.br/2009/02/23/cobertura-rec-beat-2009-segundo-dia/

Por Hugo Montarroyos

São Pedro resolveu dar uma trégua no segundo dia do Rec-Beat. Parecia até contrato firmado entre céu e terra, pois se este ficou aberto na maior parte da noite, àquela serviu de palco para shows irretocáveis. Tudo redondinho mesmo. Para quem não quiser se dar ao trabalho de ler as linhas abaixo, aqui vai um breve resumo em curtos períodos: River Raid destilou um rockão enérgico em show perfeito. Clay Ross mostrou que nem todo americano que tem vontade de ser brasileiro é chato. Vitor Araújo fez uma apresentação que primou pela emoção. Wyza levou o continente africano para a beira do Capibaribe. E o Eddie lotou completamente o Paço Alfândega, que cantou junto com a banda boa parte dos seus hits.

Agora, para os mais pacientes, a coisa um pouco mais detalhada…

Uma horda humana impressionante deixava o Paço Alfândega logo após o encerramento do Quanta Ladeira, por volta das 19h30, quando o River Raid começou a passar o som. A única coisa a lamentar sobre o show deles é que ele deveria ter sido visto por muito mais gente. Mas eles não ligaram a mínima pelo fato de ser a primeira banda da noite. Subiram ao palco fantasiados e mandaram ver um rock amplificado pelas paredes sonoras criadas por três guitarras que fizeram as pessoas esquecer por alguns momentos que estávamos em pleno carnaval. Agora, finalmente, consegui ver um show deles em condições adequadas, com aparelhagem de som decente, bem diferente do que aconteceu na última vez em que os tinha visto, no Clube Português, quando a banda abriu para Pitty. “”Alcool“” é o tipo de música que desperta a raiz roqueira de quem carrega o gênero no sangue, fazendo com que até abstêmios passem a ter vontade de beber para acompanhar a canção. Quem tem rock nas veias deve entender o que estou falando. Em suma: não perca o próximo show deles.

O guitarrista americano Clay Ross é uma figuraça. Entrou no palco e tentou estabelecer diálogos entre o folclore brasileiro e yankee. Cacarejou (de verdade!) um bocado, tocou muito e colocou boa parte do público para dançar ensandecido. Alguns chegaram até ao cúmulo de simular uma roda-de-pogo tendo como trilha sonora um solo de acordeom. Seu som tenta misturar velho oeste e um sertão um tanto estilizado, mas tudo é tão divertido que não soa artificial. Na verdade, é o típico show que depende de clima. Se você aceitar a proposta oferecida pelo artista, vai se divertir um bocado. Caso contrário, melhor dar uma volta e comprar uma cerveja. As duas premissas (e suas respectivas conclusões) valeram para Clay Ross, mas o número de satisfeitos pareceu bem maior.

E aí veio Vitor Araújo tocar para um público que a princípio parecia não estar com a menor boa vontade para vê-lo. E foi fascinante ver como ele reverteu o jogo. Escudado pelo baixista Tales Silveira e pelo excelente baterista Márcio Silva, Vitor entrou no palco mais parecendo uma pilha de nervos. Após uma vinheta que destacava “Everything is The Righ Place”, do Radiohead, sentou-se ao piano e tocou “Chapéu de Sol Aberto”, de Capiba. Depois, tratou de estabelecer conexões entre Chico Buarque e Ray Charles, provando que os arranjos de “Samba e Amor” e “Hit The Road Jack” são absurdamente semelhantes, embora sejam canções que, para um ouvinte leigo, não comungam da menor semelhança. Ainda recitou o genial “Pneumotórax”, de Manuel Bandeira, aquele da “vida que poderia ter sido e que não foi (…)”, e que resta ao doente “apenas tocar um tango argentino” em seu leito de morte. E colocou jazz, música erudita e MPB no mesmo patamar, por vezes na mesma canção. Saiu de cena ovacionado. Quer saber? O menino é foda mesmo…

O angolano Wysa entrou com uma banda toda formada por brasileiros, incluindo o excepcional Garnizé na percussão, e mostrou uma boa combinação da música pop africana com elementos de raiz. Suas músicas são todas cantadas em dialetos de Angola (a saber, quikongo, quibundo e ovibundo). Sua relação com o Brasil é de bastante proximidade. O disco “Afrika Yaya”, que serviu de boa parte do repertório do show do Rec-Beat, foi produzido pelo brasileiro Reinaldo Maia e masterizado em São Paulo. Não à toa, chamou ao palco dois amigos pernambucanos: Isaar, que dividiu os vocais com Wysa em uma das canções, e Zé Brown, que chegou a roubar a cena em um rap/repente emocionado que cativou todo o público. Belíssimo show de um cantor africano que ousa usar violino em suas composições, coisa não muito habitual na música do continente.

Mas a noite era mesmo toda do Eddie. Impressionante como o local ficou assim que a banda entrou em cena. E, justiça seja feita, se “Carnaval no Inferno” está longe de ser um grande disco, o Eddie sempre é muito bom ao vivo. Desarma qualquer um. Assim foi logo na segunda música, “Futebol e Mulher”, seguida de “Original Olinda Style”. O jogo já estava ganho. Tocaram ainda a ótima “Ratoeira de Avenida”, que faz parte da trilha sonora de “Amarelo Manga”, de Cláudio Assis. Onipresente, Erasto Vasconcelos foi homenageado com duas de suas canções: “Maranguape” e a irresistível “O Baile Betinha”. Talvez o Eddie tenha tocado ontem para o maior público de sua carreira. E foi bonito ver que eles têm uma quantidade tão numerosa de fãs.

Tem dias em que tudo dá certo. Ontem foi assim para o Rec-Beat. Obrigado, São Pedro!

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