Fonte: Rock Press
Michael Stipe acha que os videoclipes são um “meio de comunicação morto” – mas o vocalista do R.E.M. ainda quer que as músicas da banda estejam acompanhadas por algum tipo de recurso visual.
Então, em vez de contratar um diretor para fazer um clipe para a nova música “Man-Sized Wreath,” eles contrataram a agência de publicidade canadense Crush Inc. E em vez de estreiar o video na TV, eles o levaram diretamente para os fãs no show de sexta-fera (19) no Madison Square Garden.
Para promover o lançamento do ultimo álbum “Accelerate,” o grupo aumentou  sua presença na internet, criando sites que permitem o público ver a banda enquanto criam novas músicas e disponibilizam aos fãs imagens do R.E.M  para usarem em suas próprias criações visuais.
“É o que eu chamo de processo invisível. Basicamente nós damos acesso a todos que gostam de espiar todo o processo de criação mais do que pegar o produto finalizado,” Stipe disse a Associated Press algumas horas antes do show.
Mas enquanto Stipe está inflexível sobre os videos estarem ultrapassados, ele não está tão certo sobre a forma como irá promover músicas novas: “Essa é a ansiedade que estamos tentando controlar ou a pergunta que estamos tentando responder.”
Embora o R.E.M. já tenha feito alguns videoclipes premiados nos anos 90, Stipe disse que o momento do vídeo tradicional passou.
“É o que é e eu acho que qualquer pessoa que contradiz isso é um idiota em 2008,” diz ele. “Podemos todos concordar que os videoclipes encontraram seu lugar na cultura pop dos anos 90, (e tem sido) substituído pela internet no século XXI.”