Nacional, Notícias

FILMES POR RODRIGO LEVINO: SWEENEY TOLD

sweeney_net.jpg

Musicais, com raras exceções (e a maioria a título de conhecimento antológico, como ver Fred Aister dançando), são coisas chatas e enfadonhas. Conseguir produzir um que não canse o espectador de aos trinta minutos ter visto dez cenas onde os atores congelam seus atos e saem dançando e cantando alucinadamente é um feito e tanto.

 

Pois o diretor Tim Burton, na sua sexta parceria com o ator Johnny Depp, conseguiu e com louvor. Sweeney Todd é um musical onde as canções narram a história e não se comportam como momentos outsiders. O filme é também a produção de Burton que mais se aproxima da dramaturgia, muito disso graças ao gestual acentuado dos atores e a objetividade acentuada dos diálogos.

 

Entre eles Sacha Cohen, interpretando o hilário personagem Pirelli. A história de uma vingança meticulosa e sanguinária (filme não indicado para hematofóbicos) de um barbeiro que leva a revanche às últimas conseqüências, se desenrola com reviravoltas instigantes, envoltas numa fotografia impecavelmente soturna, tão sombria quanto seu humor, que tira o fôlego até a última cena. Cena que, aliás, confirma a impressão de ser o trabalho de Burton mais próximo do teatro, de tão shakespeariana que é.

 

Sweeney Todd, 2008, Tim Burton.

Previous ArticleNext Article

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *