Nacional, Notícias

MARCOS BRAGATTO (RJ): GUNS N`ROSES X AC/DC. QUEM PODE MAIS?

Por Marcos Bragatto

Conteúdo: Rock em Geral

Se as vendas de “Chinese Democracy” não são tão boas quanto se esperava, o AC/DC deita e rola com “Black Ice”; enquanto Axl se esconde, Angus e cia. não param de tocar em arenas lotadas.

Meus amigos, a maré não está pra peixe. Ou, por outra, está sim. E nem estou falando das águas avantajadas que cobriram a bela Santa Catarina. Porque, se o momento é de crise, crise é oportunidade, diz o sádico sábio do capitalismo. E se o socialismo ruiu junto com a queda do muro de Berlim, hoje, que salva a iniciativa privada é o Estado. Sim, meus amigos, é o dinheiro do contribuinte, o suado salário do trabalhador que está salvando da falência as grandes empresas. “Here, there and everywhere”, diria Ian McCulloch. “Do It Clean!”. Que vergonha, meus amigos, que vergonha.

Não sei se a crise chegou ao mundo do rock. Fora aqueles dois cancelamentos mal explicados do TIM Festival, não me parece que a economia instável cancelou ou marcou shows por aqui, ao menos até agora. Também não ouvi falar de queda de vendas por conta desse tipo de coisa. Se o mais que esperado “Chinese Democracy” não vende tanto, “Black Ice” deita e rola no mundo real, físico, sem qualquer estratégia virtual. Qual dos dois é melhor? Quem é mais representativo para o rock, Guns N’Roses ou AC/DC? Crise? Que crise?

O recluso Axl Rose tem explicação para as vendas não tão boas assim do seu disco. Segundo ele, que não aparece nem pra dar tchauzinho na janela e agora só se comunica através de posts em blogs ou chats oficiais, a culpa é da Best Buy, empresa que detém a distribuição exclusiva de “Chinese Democracy”. Ele e seus empresários dizem que, em muitas lojas os discos foram colocados em gôndolas pouco visíveis, e os banners não fora pendurados como deveriam ter sido. Pode um negócio desses? Parece até que estamos falando do CD de uma banda independente aqui no Brasil, que sua para vender mil cópias. E, cá entre nós, era preferível ver Axl dando chilique em saguão de hotel, chegando atrasado em shows do Guns do que tirando onda de indie/nerd postando em blog. Queremos Axl e o nosso Guns N’Roses de volta!

Enquanto isso, o AC/DC cumpre uma extensa turnê que começou no dia 28 de outubro, já tendo realizado, até hoje, 22 datas. Até 30 de junho há outras 63, grande parte dessas apresentações com ingressos esgotados em questão de minutos. Não é por acaso que vende mais. Em vez de ficar prostrado atrás de um monitor, Angus Young coloca seu uniforme colegial de veludo e cai na estrada. Toca, sua a camisa, mostra a bunda (literalmente), revive clássicos e apresenta músicas novas, fresquinhas, com uma banda cuja formação está junta há uma pá de tempo. Que espera que nada. O AC/CD sabe que, no rock, o artista tem que ir aonde o rock se faz vivo: em cima de um palco.

Não sou daqueles, entretanto, que condena Axl pelo “uso do nome” Guns N’Roses. Para mim, ele ficou com nome do grupo por direito, seja agindo com honestidade ou não, e com esse nome faz o que quiser: atrasa disco em 14 anos, paga mico, usa uma cacetada de artistas pra fazer o mais simples, e assim por diante. Tá no direito dele, porque hoje o Guns N’Roses é isso aí, gostem ou não. Axl é esse monstro desgovernado, aturdido pelo sucesso e pela decadência, e é assim que deve ser. Como é público, notório e divulgado aos quatro ventos, acredito que, com a separação de uma banda, começa a contagem regressiva para uma reunião, e assim será com o Guns N’Roses. Um dia a formação clássica vai se reunir. Quando eu não sei, mas podem anotar aí que eles voltam.

O que me intriga é que Axl é dado a turnês, sobretudo mundiais e com shows em mega-festivais, mas, paradoxalmente, não há nem sinal de que ele vai montar uma banda para sair em turnê de lançamento de “Chinese Democracy”. Dizem as más línguas que ele próprio tinha dúvida se o disco iria realmente sir, e, por isso, não preparou nada. Outras, também com veneno, acham que Axl está amplamente endividado, e precisaria vender muito disco pra poder juntar grana e montar uma turnê. De novo coisa de banda independente do Brasil, né? Um terceiro grupo de fofoqueiros garante que Axl “já” enjoou desse CD, e que pretende esperar a poeira baixar pra lançar um outro em seguida, e, aí sim, voltar à estrada. Faz sentido.

Dirão os alvissareiros que tanto Axl quanto o AC/DC são sobreviventes de um modelo de mercado que já não existe mais. Que ícones do rock como Angus Young e Axl Rose não despontam simplesmente porque a indústria da música mudou. Mas como afirmar isso enquanto, nesse exato momento, milhares de fãs compram seus CDs de forma convencional, pedindo ao balconista e pagando no caixa? Ou, se são modernos, baixam sem parar todas as músicas? No caso do AC/DC de forma ilegal, já que a banda se recusa a participar do comércio virtual de músicas. Quem pensou que o youtube ia acabar com shows precisa rever seus conceitos. Rock’n’roll neles!

Até a próxima, e long live rock’n’roll!!!

3 Comments

  1. ac/dc e guns são duas grandes bandas… mas é impossivel comparar ac/dc com guns. ac/dc é uma banda com quase 40 anos e permanece em sua formação original (exceto o vocalista, que é falecido) , tem mais de 20 albuns, muitos hits e faz o mesmo sucesso de 20 anos atras , ou mais. Já o guns… tem 4 cds próprios e um cover (rídiculo) , os integrantes estão todos brigados, e chinese democracy foi um fracasso. e como diz no texto acima: E, cá entre nós, era preferível ver Axl dando chilique em saguão de hotel, chegando atrasado em shows do Guns do que tirando onda de indie/nerd postando em blog. Portanto, AC/DC é melhor que Guns sim! E quem discorda é porque nao conhece o verdadeiro rock n’ roll, conhece apenas uma banda fracassada feita pela mídia;

  2. Guns n roses é melhor q acdc em todos os sentidos conqistaram o mundo todo em 2 anos a maior turne da historia é do guns(use your illusion 1 e 2), sweet child o mine é o hino do rock com o solo mais bonito da historia, november rain é a musica mais bonita da historia, apesar das e da sua recaída é uma banda histórica.Enfim acho q acdc tem bons integrantes mas suas musicas nao tem sentido nem cultura suas letras sao agressivas,bon scott morreu com seu proprio vomito,pois q cultura é compor uma musica dizendo q esta na estrada do inferno q cultura é essa? o axl rose compos musicas com o coraçao, slash é um dos maiores guitarristas da historia,adler é um grande baterista duff é o baixista mais famoso atualmente e as melodias da guitarra ritmica de izzy stradlin sao espetaculares no conjunto musical entao guns n roses é de longe melhor q acdc pois tem cultura e sentido!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *