Festivais e Shows, Nacional, Notícias

FESTIVAL MUNDO (PB) ANUNCIA PROGRAMAÇÃO

Fonte: Assessoria

O Festival Mundo surgiu em 2005, num momento de marasmo e comodismo por qual João Pessoa passava, e logo chamou atenção como um festival corajoso e pioneiro na cidade, por somar à música outras formas de expressões artísticas, carregando no próprio nome conotações que remetem à diversidade cultural e integração. Ano após ano, o festival firmou-se como principal vitrine da produção independente da capital paraibana, e hoje, quatro anos depois, anuncia programação para a edição de 2008.

Colocando definitivamente João Pessoa no circuito de festivais independentes do país, teremos em 2008 uma semana de atividades (de 14 a 19 de outubro), entre oficinas, debates, exposição de artes coletiva, mostra audiovisual e shows, atraindo a atenção de jornalistas, músicos, artistas plásticos, videastas e público interessado para a cidade e sua produção.

Programação completa
SHOWS
Contemplando artistas consagrados e novos do cenário independente nacional, o festival terá 7 bandas paraibanas e 6 nacionais.

Local: Galpão 14 (Centro Histórico)
Preços: Antecipados: R$6,00 | Na hora: R$8,00

Sexta – 17/10
A partir das 19hrs

Macaco Bong – MT
Cabaret – RJ
Calistoga – RN
Sem Horas – PB
Camarones Orquesta Guitarrística – RN
Outona – PB

Sábado – 18/10
A partir das 19hrs

Cabruêra – PB
Burro Morto – PB
Sweet Fanny Adams – PE
Garfo – CE
Nublado – PB
Elmo – PB
Cerva Grátis – PB

MOSTRA AUDIOVISUAL
A mostra audiovisual exibirá a evolução do rock em João Pessoa, com documentários e videoclipes de bandas locais, com destaque para o lançamento do primeiro videoclipe da banda paraibana Burro Morto, além de exibição de curtas-metragens.

Data: 17 e 18 de outubro
Horário: A partir das 20hrs, durante os quatro primeiros intervalos dos shows
Local: Galpão 14 (Centro Histórico)
Curadoria: Carlos Dowling

OFICINAS
Em parceria com o SEBRAE-PB, o Festival Mundo buscou atender temas diretamente ligados às reais necessidades de quem produz e divulga música, sempre focados na realidade de trabalho local.

Home Studio
Data: 18 e 19 de outubro (sábado e domingo)
Local: Estúdio 24h (Praça Antenor Navarro – Centro Histórico)
Horário: 14h às 18h (carga horária de 8hrs)
Inscrições Gratuitas | 10 vagas

Conteúdo: Oficina musical básica sobre técnicas de gravação, edição e mixagem em um computador pessoal; noções de hardwares e softwares; pré-produção; dicas e truques.

Ministrantes:
Leo Marinho, Ruy Neto e Daniel – Sócios do Estúdio 24 (PB).
Haley – Técnico do Estúdio Peixe-Boi (PB).
(Todos são também músicos e integram a banda Burro Morto – PB).

Produção de videoclipe com baixo orçamento
Data: 14 a 17 de outubro
Local: Ksa Rock (R. Duque de Caxias, nº73, Centro)
Horário: 15h às 19h (carga horária de 12hrs)
Inscrições Gratuitas | 15 vagas

Conteúdo: Estética de som/imagem; edição; manejo de equipamento; como trabalhar com baixos orçamentos e, como resultado, início de produção de um vídeo clipe com a turma.

Ministrante:
Carlos Dowling – Cineasta e Presidente da ABD-PB (Associação Brasileira de Documentaristas).
Atenção – Inscrições para oficinas pelos e-mail festivalmundo@gmail.com até dia 11 de outubro.

EXPOSIÇÃO
Exposição coletiva, com 8 artistas locais, refletindo a produção contemporânea de artes visuais.
Curadoria: Fabio Queiroz
Datas:

Vernissage: 16 de outubro | 16hrs.

Exposição aberta de 16 à 31 de outubro.

Local: Casarão IAB (Centro Histórico)

Horário: das 14 às 18hrs.
Entrada gratuita
DEBATES

Discutir funções, rumos e facilitar a troca de experiências, essenciais para ampliação de visões de mercado. Os debates acontecerão durante toda a tarde de sábado, e terá como publico principal os artistas locais e interessados em produção de música independente.

I- Profissionalização de bandas no mercado independente
Data: 18 de outubro
Local: Intoca (Centro Histórico)
Horário: 14h às 16h
Vagas: 30
Gratuito

Conteúdo: Explanação e debate sobre o mercado independente e suas tendências; dicas de produção e divulgação para bandas novas; circuito de casas de shows e festivais independentes no Brasil; intercâmbio e troca de experiências; caminhos para sobreviver e crescer no independente, tomando como base a experiência da banda Macaco Bong (MT).

Convidados: Bruno Kayapy, Ynaiã Benthroldo e Ney Hugo – Integrantes da banda Macaco Bong (MT) e fazem parte do Instituto Cultural Espaço Cubo, onde são produtores musicais e co-realizadores de eventos e festivais. Também são militantes da Volume (Voluntários da Música).

II- Rock: contracultura e produto de mercado
Data: 18 de outubro
Local: Intoca (Centro Histórico)
Horário: 16h às 18h
Vagas: 30 vagas
Gratuito

Conteúdo: Pontos de vista sobre o que aconteceu efetivamente nos últimos 10 anos e o que há por vir; Rumos da indústria fonográfica e a produção independente deste gênero de música que revolucionou o mundo.

Convidados: Bruno Nogueira (PE) – Jornalista especializado em crítica cultural e mestre em comunicação social, onde desenvolveu pesquisa sobre indústria fonográfica e internet. Trabalhou na Folha de Pernambuco, Jornal do Comércio e está no Diário de Pernambuco. Colaborou com as revistas Continente Multicultural e Coquetel Molotov e é um dos colaboradores do site RecifeRock. Cobriu alguns dos principais festivais do país. Fez curadoria para o Abril Pro Rock 2008 e para o projeto Pátio do Rock. Foi professor da Faculdade Barros Melo (Aeso). Possui o blog Pop Up! sobre música e cultura pop.

Marcus Alves (PB) – Jornalista, Mestre em Comunicação Social e Doutor em Sociologia. Desenvolveu pesquisas sobre a cultura pop/rock do Brasil nos anos 80. Autor do livro “Cultura rock e arte de massa”. É professor da Faculdade IESP, no curso de publicidade e propaganda. Foi professor do curso de extensão sobre “Pop/rock e a cultura brasileira” na faculdade IESP.

1 Comment

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *