Coberturas

COMO FOI? CORDEL DO FOGO ENCANTADO EM NATAL

Por Foca

Não sou um daqueles fãs fanáticos que o Cordel do Fogo Encatando tem Brasil afora, nem tão pouco gosto do tipo de música que eles propõe. Minha parada é mais roqueira. Mesmo assim é díficil não se impressionar com a força e a intensidade do som que o grupo pernambucano imprime em seus shows.

Certa vez, em uma das tours que fiz Brasil afora no ano passado, sentei ao lado de Lirinha num longo vôo e passamos praticamente o tempo todo conversando sobre música, poesia, interior, banda, essas coisas. Eu disse para ele que conhecia Arco Verde, sua cidade Natal, e que nunca fui fã do Cordel mas que ia tentar ver o grupo com mais calma na primeira oportunidade. Ele me pareceu ser um cara tranquilo, inteligente e articulado.

Ontem chegou o dia de prestar bem atenção no Cordel e na sua música. O cara que conheci fora do palco era outro. Esse Lirinha, porta-voz da poesia do caos eu ainda não tinha visto (ou tinha visto mas não tinha me impressionado). Ontem, para uma multidão de mais de 10.000 pessoas foi uma prova do fogo. Já antes do show o empresário do Cordel e meu companheiro de ABRAFIN Guti já tinha me dito que o vocalista da banda estava com problemas vocais.

Mesmo assim o show foi levado na raça, com ajuda da platéia (que parecia conhecer tudo do grupo) e dos outros integrantes da banda que substituiram algumas partes na voz. Lirinha constrangido quis sair do palco algumas vezes, talvez por sentir que a adversidade não estava deixando ele fazer o que mais sabe. Desistiu da idéia, voltou e pela primeira vez em dez anos de carreira pediu desculpas ao público por não poder dar o melhor.

Foi um momento bonito, de entrega e serviu para mostrar que música está muito além do que fazemos “matematicamente” e o Cordel ontem deu esse exemplo de forma brilhante. Excelente show mesmo que eu continue sem gostar do estilo. Vida longa ao Cordel do Fogo Encantado.

Volta mais tarde e veja fotos do show…

25 Comments

  1. A banda é fora de série, pena que a voz não veio. Lirinha é muito mais do que foi ontem, a falta da voz atrapalhou até na performance.

    Tem outra coisa, pra conhecer o Cordel tem que ir a um show mesmo, CD/MP3 são apenas um rascunho do que é o Cordel.

  2. Com o aval de quem vai pra shows de Cordel desde de 2003, perdendo apenas 2, eu posso dizer com toda a certeza que esse foi o pior show de Cordel da história. E o problema não foi só a falta de voz de Lirinha, nao. Foi a falta de performance. Ele nao dançou, nao cantou, nao emocionou. Pelo menos pediu desculpa, para compensar toda a expectatvas de fãs como eu que, pela primeira vez na vida, ficaram decepcionados com o “show” dessa grande banda.

    p.s.: espero que esse “problemas vocais” não persistam…

  3. cris, já vi uns quatro em cidades diferentes inclusive e o de ontem eu achei bom. Antes não tinha gostado não, mas isso é mais pelo meu gosto pessoal mesmo porque trata-se sem dúvida de uma grande banda e com uma proposta sonora muito bem definida e resolvida

    Por isso muita gente gosta!

  4. Bem!! sou muito fã e gostei do SHOW!!!
    Felizmente, o Cordel não é apenas o Lirinha e, falando da surpresa do show, do vai-e-vem dele não ficar plenamente no palco para cantar, foi uma grande falta mas, sabemos, como sempre vemos, que os vocais do grupo não estão restritos apenas a ele. E os demais não entram como backing vocals apenas, eles cantam músicas sozinhos e até em músicas que Lirinha parece ser a primeira voz, já que ele está no palco lançando uma e outra palavra-chave da letra, compondo toda a sua performance diferenciada.

    O que quero dizer é que o que vi ontem foi o Cordel, ouvi a forte percussão e a música deles sendo cantadas no palco e pela galera também!! curti muito no gargalo da cerca lateral, não mais devido ao passa-passa da galera querendo ir não sei para onde pra depois voltar.

    Quem gosta e não curtiu foi porque não quis!! agora, ficar esperando a hora que Lirinha cantasse ou fizesse alguma muganga para então pular ou cantar junto, tava dificil!!

    No mais, quanto a Lirinha, realmente ele não foi nem 30% do vocal que apresenta normalmente e muito menos da sua habitual performance, pois esta depende da sua segurança e total domínio do palco, incluindo o cartar.

    Para finalizar, comparativamente, dizer que o Cordel não prestou ontem, ou criticar que nem foi um show, pelo fato da “ausência” do Lirinha é como achar, para quem também gosta, que a Nação não dá show ou é capaz de impressionar sem o insubstituível Chico Science.

    Que o Cordel venha em breve com o Lirinha inteiro lá na frente e num show não como parte de outro espetáculo para seja completo como nós fãs esperamos sempre.

  5. q nada, o bixo tava malzão, e num apenas a erva naum! COM CERTEZA!
    era algo mais!
    Más foi massa o show, tava lotado o anfiteatro, mto bonito mesmo..o palco tbm, sistema de iluminação…mto bacana. A percussão detonou, como sempre, os cara mandam mto bem!
    espero q na proxima vez q o cordel venha em natal, o lirinha venha menos chapado e com voz!

  6. Fica difícil a gente saber oq realmente aconteceu, mas o importante é que o show foi bom, não o melhor deles, mas foi bom. Acho que depois dessa o Lirinha vai se cuidar mais.

  7. acho isso complicado, pq tem bandas que com uma frase eu me interesso, outras passasse um show todo, e nada.

    enfim, é gosto musical mesmo, creio que eu vendo outro show deles não faria eu gostar deles.

  8. Sei não… Vi vários comentários em que as pessoas “esculhambavam” não somente o show, mas o Cordel em si. Que Lirinha tava drogado e num sei quê. Na boa, se ele estava ou não, problema dele. A questão era: a voz não estava boa e eles ainda subiram no palco e fizeram o que podiam. Se tivessem cancelado o show, veríamos as mesmas pessoas dizendo que teria sido uma “falta de respeito com os fãs e blá, blá, blá”. E eu me pergunto: quantos cantores não usaram alguma coisa? Cazuza, por exemplo, e alguém duvida da genialidade dele?

    Já li também que “a poesia tinha acabado” e que os cds da banda iam para o lixo. Meu Deus, isso é conversa de quem não aprecia realmente a arte. Sinceramente, acho comentários desse tipo até meio hipócritas. Obviamente, queremos nossos ídolos bem, mas não podemos ficar julgando ninguém, apenas torcer e tentar ajudar. Que o Lirinha se recupere, seja lá do que o tenha deixado mal, e que Cordel venha muitas vezes trazer sua arte, com esta mistura brasileira – tambores africanos, ritmos nordestinos, “rock dos gringo” – para nós.

  9. Gente o show foi a pior decepção da minha vida… olhe que acompanho o cordel antes mesmo deles porem os pes em Natal em 2003. Ja havia visto alguns shows dele, em recife e floripa… depois vi todos em Natal, e quase todos em recife no carnaval. O que vi aqui na praça civica, foi algo deprimente.. nao sei prestaram atenção no play back quando começou o show, ficou tao evidente e tao ruim, que o cara depois de dar uma de doido, sair varias vezes do palco.. correndo e so voltando abraçado com o produtor.. resolveu encarar uma real e pedir desculpas… desculpas??? ele tem que pedir desculpas a ele proprio.. ta cavando o proprio tumulo. Tem vocalista que pensa que tambem pode seguir carreira solo.. que vá, que saia pro seu teatro… mas deixe a essencia do cordel viva com os magicos das percussões e a viola do Clayton, diga-se de passagem, salvou e salvaram o show.
    Infelismente sabemos nós que não era so a voz, ora o cara havia feito um show no domigo.. ta mal da voz? dois dias de descanso e remedios ajudariam a deixar a voz no lugar pelo menos pro show… sera que foi a voz??? pelo amor de Deus deixemos de cultuar coisas erradas… concordo com o nomes acima… tirinha… mesmo!
    Uma pena mesmo… mas é tipico.. como ele é de teatro.. todo show uma personagem nova, pra provocar a pena e piedade dos fãs, ávidos pela dor do pobrezinho…
    Acabou!!! foi péssimo.. ta sendo pessimo, falta profissionalismo e competencia, falta acima de tudo, respeito por uma publico/plateia, que pensava ter ganho um presente de Natal… presente de grego mesmo.
    ps: o som tambem estava um fiasco, nao so no show do cordel… mas em todos os shows da praça civica.

  10. Amigos,
    Esta mensagem vai especialmente para o publico de Natal/RN que esteve presente ao show da banda dia 23/12, no anfiteatro da UFRN, e tambem para todos os fas que acompanham a trajetoria do grupo.
    Em dez anos de carreira da banda Cordel do Fogo Encantado, esta apresentacao em Natal foi de longe a mais dificil de todas. Lirinha estava (e ainda continua) com um serio problema nas cordas vocais, que o deixou rouco e quase impossibilitado de cantar. Esse problema comecou ha pelo menos dez dias, em sua ultima apresentacao do espetaculo Mercadorias e Futuro, em Sao Paulo, e se agravou nas duas apresentacoes no Sesc Pompeia. Quando Lirinha chegou a Natal para a apresentacao, estava praticamente sem voz, passou a tarde toda com medicacao e fazendo repouso. Em alguns momentos pensamos em chamar a producao do evento e sugerir o cancelamento do show. Mas acabou predominando a imensa vontade de Lirinha e da banda de fazer a apresentacao, principalmente em respeito e consideracao ao carinho do imenso publico que temos em Natal, que ha muito tempo nao via uma apresentacao ao vivo da banda.
    Mas o desejo e a vontade esbarrou em um problema fisico, humano, uma dificuldade em que o universo artistico estah cheio de exemplos. Eh inimaginavel, para quem esta fora, ter a dimensao da dor e da frustracao que pode viver um artista no palco quando a limitacao fisica o impede de realizar o que lhe eh de mais sagrado:cantar, interpretar, entrar em harmonia com milhares de pessoas simultaneamente, que estao ali para ve-lo, para aplaudi-lo.
    Lirinha e todos da banda, incluindo producao, temos como principio nunca pedir desculpas ao publico, por qualquer dificuldade que podemos estar enfrentando naquele momento (e voces nem imaginam quantas dificuldades temos que enfrentar e vencer em cada apresentacao!), porque entendemos que ao subirmos no palco temos que dar ao publico o melhor: a melhor musica, a melhor luz, a melhor performance. Nohs sempre achamos que as pessoas que saem de suas casas para ver um show da banda Cordel do Fogo Encantado merece ver o melhor. Nao estao ali para ouvir desculpas. E por isso tentamos sempre buscar a perfeicao em nossas apresentacoes.
    Entao imaginem voces o que pode ter vivido Lirinha no palco em Natal. Sem voz, diante de, talvez, seis mil pessoas ou mais. Ele tentou ao maximo cantar sem que o publico percebesse sua dificuldade. Ele nao queria dizer ao publico que estava se passando com ele. Ele queria vencer aquela dificuldade. Ele nao queria pedir socorro. Em dez anos de banda ele nunca havia pedido desculpas!!
    Mas a cada musica o problema foi se agravando e Lirinha foi se sentindo impotente diante daquele microfone, naquele palco branco e imenso, diante daquela multidao de admiradores.
    E talvez nesse momento podemos dizer que cometemos uma falha enorme de comunicacao com o publico.
    Antes de abrir o jogo e dizer que nao estava conseguindo, que precisava da ajuda de todos para terminar aquele show, Lirinha optou por sair do palco varias vezes. E num ato de desespero, chegou a atirar o pedestal do microfone ao chao. Analisando agora friamente, vemos a inocuidade desse gesto, merecedor de um pedido de desculpas ao publico presente. Por isso, nesse momento, pedimos q aceitem nossas desculpas.
    Esta mensagem tem por objetivo esclarecer o que aconteceu naquela noite em Natal. Esperamos com isso a compreensao de todos. Agora voces poderao fazer suas criticas com mais fundamento.
    Mas antes de encerrar, queremos dizer que apos o show nohs conversamos com os organizadores do evento, que nao soh entenderam a dificuldade vivenciada por Lirinha, como tambem nos convidaram para uma nova apresentacao em Natal em junho de 2009. Portanto jah temos esse compromisso com voces. Em junho voltaremos para fazer um show inesquecivel, digno da confianca, admiracao e do enorme carinho que todos vocês têm pela banda. Um show sem desculpas.
    Muito obrigado a todos.

  11. Não podemos confundir droga com responsabilidade
    concordo que lirinha se droga em todos os shows mas ele realmente deve ta passando por problemas, ele nunca deixou de apresentar um show por causa de droga.
    sou fã sim e desde 2001 eu acompanho a banda e nunca aconteceu isso!

    Infelizmente Jesus Cristo não agradou a todos porque Lirinha iria agradar é uma questão de gosto e de cultura!!

  12. Primeiramente, parabéns ao Cordel pela nota explicando tudo aos fãs.
    Pessoal, fico impressionada com pessoas que se dizem fãs do Cordel… e que escreveram tanta baboseira… afirmando que o rapaz é um drogado… que absurdo!!!!!!! Fico envergonhada por ser de Natal.
    O show foi bom… quem conhece e é fã verdadeiro do Cordel sabe que não foi melhor porque Lirinha estava doente, sem voz… ele é a alma do Cordel. Ele tentou dar o melhor, trabalhou, mesmo não estando bem, pois era sua obrigação, mas não conseguiu tirar o melhor de si.
    Tenho certeza que, mais triste e decepcionado do que todos nós, foi ele quem ficou. Por causa de uma apresentação problemática, eu não acho que os VERDADEIROS fãs possam duvidar do MARAVILHOSO, COMPETENTE, SÉRIO artista que Lirinha é e consequentemente o Cordel. Força Lirinha!!! Saúde pra vc!! E eu, como FÃ VERDADEIRA aguardo anciosa por uma próxima oportunidade aqui em Natal e que vc arrase como sempre!! Feliz 2009!!!!!!! Com o Cordel e com você, Lirinha, sempre!!!!!!

  13. Bom galerinha axo ke vcs deveriam analisar ke o Lirinha poderia ter cancelado o show (como kalker artista estrelinha faz hj em dia por bem menos), porém ele pra não dexar uma multidão sem o show e em respeito a essa multidão ke foi prestigiar o show do cordel ele subiu ao palco sabendo ke nao estava em condições para dar o melhor de si, por varias vezes ele tentou sair, mas persistiu e foi até o fim e humildemente pediu desculpas para os fãs ao final da apresentação, axo ke isso deveria ser levado em consideração, pois muita gente ta falando mal do show e o Lirinha antes desse show ainda teve duas apresentações em SP 19 e 20/12 ñ é kerendo defender mas temos ke ser justos e analisar a situação.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *