Música independente na rede
O trio potiguar Rejects anuncia para hoje o lançamento de seu mais novo rebento: o EP intitulado “Green”. O lançamento sinaliza novos rumos da música e da indústria fonográfica: será feito simultaneamente em mais de trinta blogs e sites espalhados pelo Brasil inteiro. E o download é gratuito.
Apresentação da banda Rejects: utilização da internet como divulgação |
Este é o segundo trabalho do trio formado por Júlio Cortez (guitarra e voz), Anderson Foca (baixo e voz) e Marcelo Costa (bateria). Green tem cinco músicas inéditas, todas em inglês e ainda um bonus track da faixa única que a banda lançou há três meses intitulada Devil`s Corner.
A ideia de espalhar o disco pela internet e lançá-lo em blogs interessados por música independente veio de comentários sobre o disco anterior, também distribuído gratuitamente na rede.
“Os blogs interessados em nos divulgar foram contatados através de redes sociais como twitter, orkut, listas de internet, entre outros meios de comunicação online. Quem utiliza bem essa rede sai na frente na hora de colocar um novo grupo na rua, que é o nosso caso”, afirma Foca.
“Tentamos dar um passo adiante no que havíamos feito no nosso registro de estréia: manter o som coeso, sólido e ao mesmo tempo tentar avançar nas composições. Acho que conseguimos um bom resultado”, diz Júlio Cortez.
O disco foi todo gravado, mixado e masterizado em Natal, sendo registrado no Estúdio Dosol e finalizado no Estúdio Megafone. A capa ficou a cargo do designer César Valença.
Clipe e show
O Rejects, que já tem registros em vídeo do EP passado, aproveita o show que faz neste domingo com os cariocas do Matanza no Galpão 29 para registar um clip da música que abre o EP “Green” intitulada “Get Up”. A direção das imagens e edição vão ficar a cargo da Dosol Image. A idéia básica do filme e mostrar a energia e intensidade de um show de rock.
O show de lançamento do novo EP do Rejects vai acontecer dia 29 de agosto no Centro Cultural Dosol junto com outra banda potiguar, o Venice Under Water, que também lança trabalho novo neste dia.
Multimídia
A nova produção do Rejects e o trabalho desenvolvido por Anderson Foca na música independente potiguar rendeu extenso comentário do renomado jornalista carioca especializado em rock, Marcos Bragatto.
“O sujeito monta uma banda, grava músicas num estúdio bacana, produz um EP com uma bela capa, mas, fisicamente, nada disso existe. Assim é o Rejects, poderoso trio que vem de Natal”.
Bragatto classifica Foca com o pomposo título de Roberto Marinho do rock natalense: “Além do festival, ele tem uma casa de shows, um estúdio, um site com transmissão de rádio e TV, lança bandas locais e leva o novo rock brasileiro para se apresentar na cidade durante 365 dias por ano”.
O jornalista enaltece ainda o espírito vanguardista do grupo, antenado às novas tecnologias e os novos ditames na distribuição da música, além das “muralhas sônicas” do Rejects:
“Foca é um sujeito multifuncional, mas não é pedreiro nem tem nada contra Roger Waters. Só que sabe fazer (e adora) paredes de guitarras, e é isso que realça no som dos vomitados. Parece estranho, e é”.
Bragatto transpõe ainda um cenário inovador do rock mundial às dunas natalenses: “Se Seattle foi a cidade distante dos grandes centros que ensinou o mundo a fazer boa música por conta própria, é por aí mesmo que vai tantas outras pelo globo, inclusive Natal com seus Rejects. Parece estranho, mas não é”.