NUNIS celebra a diversidade e vibração da música latino-americana em novo EP “A terra tem agora a cadência de um tambor”
O cantor e compositor NUNIS apresenta nesta sexta-feira (24) em todas plataformas digitais, o seu mais novo EP, “A terra tem agora a cadência de um tambor”, pelo selo DoSol. Após o premiado EP “Sobre o mar o tempo repousa”, premiado como Álbum do Ano no Prêmio Hangar de Música em 2023, NUNIS dá continuidade ao trabalho musical de explorar as ricas sonoridades latino-americanas. As músicas misturam ritmos como cumbia, salsa, afro-jazz, samba, ska, dentre outros, resultando em uma combinação vibrante, dançante e plural. O show de lançamento acontecerá no Festival Pôr do Som, organizado pelo Combo Cultural do Sol, no dia 1 de fevereiro no Complexo Rampa Cultural.
Com uma rica diversidade de ritmos, o novo álbum busca explorar a profunda influência do tambor na música latino-americana e seus desdobramentos em uma ampla gama de gêneros musicais. Inspirando-se nas tradições afro-ameríndias do Rio Grande do Norte, desde folguedos populares até práticas religiosas, o trabalho conecta essas raízes com a estética contemporânea da música. Para NUNIS, “O tambor é o fundamento de toda música moderna. O disco tenta capturar os ritmos latino-americanos norteados pela cadência dos tambores, misturando elementos orgânicos da música tradicional com componentes eletrônicos da produção contemporânea”.
O trabalho conta com a colaboração criativa da banda Ferve, que assina parceria em três canções, produção musical assinada por Walter Nazário e a direção artística de Anderson Foca. Além disso, participam MaxSoul nas percussões, Vandinho Amaro no trompete, Jackson Bruno no Trombone e Jane Eyre no saxofone. A identidade visual ficou a cargo de Flora Maia, mixagem de Yves Fernandes, masterização de Yago Marques. O projeto contou com o apoio financeiro da Prefeitura do Natal através do edital de fomento da Política Nacional Aldir Blanc (PNAB), do Ministério da Cultura e do Governo Federal.
EP “A terra tem agora a cadência de um tambor”
- Chegada (Domínio público)
- Trópicosamérica (Anderson Foca / Big Jesi / Nunis) feat Ferve
- Benedita (Anderson Foca/ Big Jesi / Nunis) feat Ferve
- Cadê Compay (Nunis / Walter Nazário)
- Bom Demais (Anderson Foca / Nunis / Walter Nazário)
- Ginga (Nunis) feat Ferve
Ficha técnica
Voz: Nunis
Guitarras, violão, teclados: Walter Nazário
Baixo: Big Jesi em “Ginga”, “Benedita” e “Trópicosamérica”; Walter Nazário em “Chegada”, “Cadê Compay” e “Bom Demais”
Trompete: Vandinho Amaro em “Cadê Compay?” e “Bom Demais”
Saxofone: Jane Eyre em “Cadê Compay?” e “Bom Demais”
Trombone: Jackson Bruno em “Cadê Compay?” e “Bom Demais”
Percussões: Max Soul em “Benedita”, “Cadê compay!?” e “Bom Demais”.
Backvocals: Anderson Foca
Beats, Samplers e synths: Big Jesi em em “Ginga”, “Benedita” e “Trópicosamérica”; Walter Nazário em “Chegada”, “Cadê Compay” e “Bom Demais”
Produção musical: Walter Nazário
Direção Artística: Anderson Foca
Técnico de gravação e Mixagem: Yves Fernandes
Masterização: Yago Marques
Identidade visual e capa: Flora Maia
Produção executiva: Correr Mundos Produções
Estúdio e selo: DoSol (2024)
Apoio: Prefeitura do Natal, Ministério da Cultura e Governo Federal através do Edital de Fomento da PNAB 2024.
Redes Sociais: @soununis