Clipping

Nordeste ganha espaço no cenário do rock

UOL – Bandas de Garagem – 20/07/05
Característica marcante da região, o frevo e o forró não são as únicas batidas ouvidas no nordeste brasileiro. A região abriu seu leque de opções e hoje, conta com um cenário musical amplo e diversificado, tornou-se um dos principais centros do rock independente e celeiro da música eletrônica no Brasil. Uma prova disso está na realização de mega festivais, cada vez mais presentes nas cidades nordestinas.
Neste ano, o Abril Pró Rock reuniu grandes nomes como os inglêses do Placebo, além de Los Hermanos, Sepultura e várias bandas independentes em Recife, Pernambuco. O festival, considerado o mais importante do Nordeste e um dos principais do Brasil, é caracterizado pela diversidade de sons que mistura música eletrônica, punk, ciranda, hardcore, metal, música pop, regional, indie rock e outros. O Abril Pró Rock foi responsável, por exemplo, pela visibilidade da banda Mangue Beat e eleito o melhor evento de rock do Brasil pelo Prêmio Claro de Música Independente. Na edição deste ano, o evento sediou ainda a primeira seletiva do Claro que é Rock, que mostrou cinco das dezenas de boas bandas ainda desconhecidas do grande público existentes no Nordeste.
Outro festival que vem ganhando visibilidade a cada edição é o MADA – Música Alimento da Alma, que prima por mesclar grandes nomes da música pop nacional e bandas desconhecidas do cenário alternativo, especialmente da região. A sétima edição do festival aconteceu em Natal entre os dias 26 e 28 de maio e abriu mais espaço para nomes locais como Os Bonnies, Folcore e Zacharias Nepomuceno. Os shows deste ano incluíram Planet Hemp, Paralamas do Sucesso e Barão Vermelho, além de cerca de outras 25 bandas independentes.
Outros eventos conhecidos na região como o Rec Beat de Recife, o Palco do Rock de Salvador, Pólo Rock de Camaçari e o Rock-SE já montaram seus palcos e arrebataram grande número de amantes do rock neste ano.
Depois de um primeiro semestre agitado, o Nordeste vai continuar sendo palco dês mega festivais nos próximos meses. De 6 a 7 de agosto o cenário musical do nordeste será movimentado pelo Festival do Sol, no bairro do Ribeira em Natal, realizado pelo selo DoSol Records. O evento vai apresentar mais de 28 grupos do cenário independente local, regional e nacional. O evento terá também o lançamento de 8 CDs, 10 videoclipes, workshops, mostras de zines, feira mix, encontro do grupo Nordeste Independente e a viabilização de mini-turnês nordestinas com as atrações convidadas.
Na mesma época, entre os dias 17 e 21 de agosto, ocorre a quarta edição da Feira da Música em Fortaleza, que vem se consolidando como um pólo de negócios, conhecimento e cultura musical em âmbito nacional. A feira expõe e vende equipamentos e tecnologia do setor para gravadoras, produtores, agentes, músicos e locadoras que podem se inscrever pelo site www.feiramusica.com.br. O evento ainda conta com a Conferência Internacional da Música, oferecendo palestras, encontros profissionais, painéis, debates e intercâmbios.
No entanto, a grande expectativa agora gira em torno do Ceará Music que vai rolar, também em Fortaleza, de 14 a 16 de outubro. O evento que colocou o Nordeste definitivamente na rota dos grandes festivais brasileiros, chegou ao final de sua terceira edição (2004) com um público estimado em média de trinta mil pessoas por dia, e investimento total de mais de R$ 3 milhões. Para a edição deste ano, o Ceará Music já tem alguns nomes como Gabriel – o Pensador, Pitty e O Rappa confirmados. Contudo, além das grandes atrações que se apresentam em 3 dias de festa, o festival, tradicionalmente, abre espaço para grupos independentes, escolhidos em uma seletiva prévia com bandas de todo o país, se revezando em um palco menor, montado na direção oposta ao principal. As bandas que se destacam em edições anteriores têm a chance abrir os principais shows. Os convites já estão a venda pelo site http://www.cearamusic.com.br/.
Previous ArticleNext Article

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *