Notícias

MEMÓRIA: JACKO, BEATLES E ELVIS!

cnn1

Por Foca

Acima de tudo sou um fã incondicional de música. Por isso sempre que me deparo com uma notícia de falecimento de alguém da área me dá uma aflição e tristeza. Ontem testemunhamos o que muitos achavam impossível e impensável. Como é que pode Michael Jackson morrer? Ele é eterno, já faz parte do inconsciente coletivo das pessoas e não pode desaparecer assim. Quem coordena essas saídas e chegadas deveria saber disso. Peter Pan morre no final?

O fato é que hoje pela manhã caiu a ficha: MJ não está mais entre nós. Foi impressionante também acompanhar a morte da “celebridade das celebridades” através da maior ferramente midiática jamais pensada e imaginada por toda a história, a tão amada (e odiada) internet. A chuva de twitters, sites, orkuts, jornais online, vídeos e todo o tipo de informação (boa ou falsa) que foi disponibilizada de 17h30, hora em que a angústia começou, até às 20h, hora em que todos os sites confirmaram a morte do cantor, foi brutal!

Jacko entra para o hall dos mitos do mundo. Na música não há muitos deles para nos representar. Quando chamo de mito, é algo muito além de uma carreira musical ou relevância artística. É mito da humanidade mesmo, daqueles caras que vão ser lembrados pelo estardalhaço que causaram enquanto vivos e que mudaram o mundo definitivamente. Michael Jackson se une a John Lennon e Elvis Presley nesse seleto grupo que representa muito bem nossa categoria. É o fim da música pop como a conhecemos e abre-se a janela dos novos tempos definitivamente. Até nisso Jacko caprichou na sua partida, escolheu bem a hora de tirar o time de campo.

Me lembro muito bem na minha infância de pedir para minha mão produzir artesenalmente uma jaqueta laranja e de comprar sapatilhas para que eu pudesse me apresentar dançando a música do ídolo ao lado dos meus amigos. Lembro dos grooves, do impacto daquilo nas tvs, da histeria coletiva em torno de Michael, da passagem dele pelo Brasil e percebo que eu gostava bem mais dele do que imaginava. Recentemente até fazia os famosos “moonwalks” quando estava muto feliz no palco ao som da minha própria banda, numa maneira de agradecer aquele momento.

Mesmo freak, doido e com caráter duvidoso Jacko deixa um maiúsculo legado para o mundo e deixa também saudades. O Portal Dosol para um dia inteiro para sauda-lo, reverencia-lo e dizer até logo para esse grande ídolo do mundo.

Por hoje não tem mais atualizações, amanhã retomamos a programação normal. ADEUS JACKO!

Previous ArticleNext Article

17 Comments

  1. Quando eu era mais boy, assistia os filmes do bicho e achava muito foda de como o bicho era talentoso e chocava quando aparecia!!
    Putz!!
    é foda mesmo, grande e ilustre figura!!!

  2. que coisa, fui dormir com a esperança de que quando eu acordasse tivesse uma notícia: “Era mentira, foi uma jogada de marketing, ele tá vivo e vai entrar em turnê”.

    Putsss, ele morreu mesmo… que droga! Tô mais triste ainda hoje!

  3. Puta merda bixo!

    Eu nao acredito!
    Como é que Michael Jackson morre? Porque ele morreu?
    Aff doido

    Eu realmente sou daqueles que gostava dele.
    Varios videos favoritados em meu youtube, etc etc.
    Foda. Tava comentando com varias pessoas neste ano, depois de ver alguns de seu varios mega-shows em youtube,… como o bicho era bom.
    Como tinha groove, levada, swing, batida. As musicas (especialmente ate meados de 90) eram muito boas. Muito boas mesmo. Falo como opiniao pessoal de um músico.
    Nao bastasse isso, o cara era inacreditavelmente performatico: o maior dançarino que ja vi na TV. Simples assim.

    Caramba.
    Falou Mike, voce foi foda!

    Valeu Foca, brilhante comparação quando do Elvis e do Lennon!
    Abraço!

  4. Anderson escreveu um excelente texto, um testemunho, que nas entre-linhas atesta a carga viral que MJ colocou em cada pessoa que curte música ou que assimila cultura pop. Desde os passos de moonwalk, passando pelos riffs de Eddie Van Halen ou pelos clipes mega caros que todos paravam na frente do Fantástico pra ver qual seria a próxima novidade. Quantos garotos perderam o sono com aquele risada do final de “Thriller”? Devastador. Jackson pra mim era como Joe Ramone, Madonna ou Eddie Vedder, nem sei se esses caras existem mesmo, estão em outra esfera de ralidade, nas suas devidas proporções. Hoje com a pulverização da informação as coisas se decentralizaram (que é bom por um lado), e MJ é a (ou uma das) representação da era das grandes vendagens de disco, fora desse mundo sem “autor” que é a internet. O mundo dos artistas de myspace é um saco! Que me perdoe a Malu Magalhes, que usou tal mídia pra crescer nas outras como artísta e personalidade. Michel nos deixa sinalizando o fim de um momento pra música pop, mas o início de um novo ciclo da volta do vinil e da força da propriedade intelectual, da personalidade artística (tomara!!). Contudo, belo texto Foca. Adoro o disco “Off the wall”.

  5. Valeu Foca, muito legal sua homenagem, fiz um texto também no meu blog, um pouco do que vi sobre a vida do “cara”, que por sinal num sábado desses, em um casamento de nosso brother dançamos pra caramba o Jacko. UUuuuhhhhuuuuuu!!!!!!!!!!….

    Visita lá o blog…

  6. Foca: me empolguei e escrevi um texto lá no site/blog d’Os Poetas Elétricos, a partir do que você e Caio escreveram – com os devidos créditos, claro. Abraços!

  7. Também fiquei triste…minha babá era fã louca por ele..tinha vinil, fitas, poster..era só o que eu ouvia!
    e eu ainda acho Billie Jean a música mais sexy do mundo!!!

  8. michael jackson foi o melhor dos melhores tem todos os recordes que alguem podia sonhar em ter e por isso foi chamado por especialistas e pelo guinness de maior astro da musica de todos os tempos dos milhoes de recordes (q deve ser todos q existem ) michael tem de album mais vendido e de cantor q mais vendeu discos (alguns afirmao q michael vendeu mais de bilhoes) michael fez o pop, suas musicas revolucionaram pois o ritmo era diferente de tudo ja feito, unindo brancos e negros michael jackson quebrou o racismo e fez sucesso o q é raro pois michael nao era branco (q foi uma das razoes do sucesso de Elvis) o jeito de cantar, dancar, seus shows e clipes sao os melhores se Elvis (q desaparece perto de michael ) nao morreu imagina MICHAEL JACKSON
    VIVA O REI DA MUSICA MUNDIAL

  9. alex ,não me leva a mal camarada, mas dizer que elvis fez sucesso porque era branco, já vi que vc é daqules lunáticos de plantão, e é claro vc tem que atacar o maior de todos, pra fazer jus a seu apelo ao jacko, lamentável vc cara.

  10. alex, vc é louco mesmo pelo jacko, agora amigo quem desaparece numa comparação é o seu mj, que estava fedendo a peixe ninguem lembrava dele, mas foi só morrer que todo mundo é fã. mas é assim mesmo, elvis a 5 anos atrás foi eleito pela aol numa pesquisa mundial como o oitavo maior americano de todos os tempos , o primeiro artista, só ficando atrás de ex presidentes. é pouco pra vc né mano, as musicas do elvis estão como patrimonio permanente dos eua , e elvis é o único artista a figurar nos 3 hall of fame da múcica americana, vendeu 1 bilhão de discos, é considerado a segunda personalidade com mais reproduções fotográficas no mundo atras apenas de mickey mouse. outra pergunta quantos brancos tentaram ser cantores e todo mundo só fala de elvis presley 32 anos depois disso, alex faz um favor, me poupe

  11. elvis nao vendeu 750milhoes em vida mj vendeu c/ os poucos albuns que lançou em carreira solo 8 grammys so c/ thriller 13 milhoes seu fracasso s/ turne nen nada mj e tao conhecido quanto elvis !!!!! ah e elvis nao ten o funeral + assitido de um artista!!!

  12. Luiz, vocês fãs do Elvis não assumem que Michael Jackson é o melhor artista de todos os tempos. Não somos apenas nós, fãs dele, que dizemos isso. O GUINESS BOOK disse em 2008. Além disso, é considerado o maior entertainer de todos os tempos, também segundo o Guiness Book. Em pleno 2009, nessa mega era digital, MICHAEL JACKSON VENDEU 2,3 MILHÕES DE DISCOS em apenas 3 SEMANAS.
    Não tem como tentar encontrar outro artista que supere Michael Jackson, o rei da música.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *