Hoje às 17h o Centro Cultural Dosol recebe em parceira com o Coletivo Noize algumas bandas que representam a vanguarda da música Domben (RN), Gigante Animal (SP), Civaia (PE) e Nautilus (AL). Confira entravista com o Civaia (PE).
Civaia é uma das atrações do próximo evento do Coletivo Noize que acontece em parceria com o Dosol, o show acontece dia 25 desse mês no Centro Cultural Dosol. Na EntreviZta a banda pernambucana conta um pouco da história da banda e o que esperar do show deles aqui em Natal. Confira!
1 – Fala pra gente como surgiu essa idéia maluca de juntar oito nego pra formar uma banda.
Olá pessoal do Coletivo Noize, é um prazer responder esta entrevista! Bem vamos falar do que interessa. A idéia surgiu quando o nosso antigo baterista saiu. Nessa época a gente queria uma sonoridade tendenciosa pra o jazz, música latina, e a psicodelia nossa de cada dia. Então, a formação era bem restrita, pra que houvesse uma mescla destes elementos, procuramos por um tempo, novos integrantes, mas havia poucas pessoas que tocassem instrumentos que fariam a mistura “necessária”. A gente chamou Yuri pra o sax, Eu (Fernando) sai do baixo e fui para as programações, e a gente chamou Marquinhos que antes não era amigo da gente, para o teclado. Os elementos percussivos, por hora não são fortes, mas estamos cada vez mais atentos pra que cheguem ao ponto que a gente quer. Civaia é: Raimundo Senna, Fernando Moraez, Victor Teodoro, Glauco Bellardy, Marcos Lima, Yuri Stanley, Júnior Buchecha e Paulo Gabriel. Guitarra, Programações e Efeitos, Vocal, Bateria, Teclado, Saxofone, Contra-Baixo, e Guitarra.
2 – Aproveita e fala também desse nome pouco comum, Civaia. O que significa?
O Significado do nome Civaia, veio de um almoço na casa de Dona Amélia, avó de Victor (Vocal), em que ela falava das tradições Angolanas, e mostrou um coral o qual ela fazia parte. Tinha um refrão muito envolvente, que eles iniciavam em umbundo falando a palavra Civaia. Civaia significa louvar, louvar um ser, algo maior do que nós.
3 – Na sua opinião, qual a importância do surgimento de mais um coletivo voltado para a produção cultural e rockeira aqui na região? De quebra, nos fale sobre como anda as coisas em Recife nesse sentido.
Cara é justamente isso, um coletivo rockeiro! Achamos que o que faltava era isso, existem muitos outros que a gente poderia citar aqui, mas na cena local, não havia um coletivo desta maneira. O Cordel do Fogo Encantado e a Nação Zumbi, são fortemente percussivos, chegam a usar outros elementos interessantes, e acho que são eles que a gente poderia citar pra responder esta pergunta.
4 – Quais os planos para o Civaia nesse ano que se inicia?
Os planos são muitos! Terminar os arranjos de todas as músicas e gravar, e ter um repertório vasto. Mas uma de nossas metas, é participar do Microfonia, e do Coquetel Molotov, eventos que tem muita repercussão por aqui e os quais julgamos serem muito relevantes pra nossa carreira.
5 – Sugestões para o verão: pode ser um disco, um livro… uma praia.
Caramba! Disco é pau de dizer assim, tem muitos discos que a gente gosta muito e que poderia citar, mas um livro que eu acho que vale muito a pena de ser lido e relido, é O Grande Abismo de C.S Lewis, onde ele retrata de forma metafórica algumas verdades, não vou falar mais nada, leiam.
6 – O que podemos esperar do show da Civaia próximo domingo aqui em Natal?
Muita loucura no som ! Rock doido e Diversão.
Quem pergunta? Leandro Menezes
Quem responde? Fernando Moraez