Notícias

FESTIVAL DOSOL PROMOVE SÉRIE DE SHOWS DE AQUECIMENTO EM PARCEIRA COM O FEIRA DA MÚSICA DE FORTALEZA E A REDE BRASIL DE FESTIVAIS

Quantas vezes você já ouviu alguém dizer: fica esperto, que ninguém é sozinho no mundo? Muitas né? Essa expressão reflete bem o que é trabalhar com música e cultura em pleno ano de 2012. Não dá para achar que os resultados vão aparecer com o isolamento total, trabalhando com “a porta do quarto fechada” e esperando o milagre do descobrimento.

Para os festivais independentes não é diferente. É preciso unir forças, conversar bastante, trocar tecnologias sociais e contatos para que a coisa flua e todos cresçam. A ideia de uma rede de festivais divididos por região, com demandas parecidas e formatos distintos – mas complementares – veio em muito boa hora.

Pelo lado artístico, aquele que envolve diretamente os artistas que circulam na plataforma dos festivais, os ganhos são enormes. Uma rota pode ser construída, espaços podem ser acessados com antecedência usando o calendário dos festivais, tours podem ser marcadas pensando nessas plataformas e os resultados são claros: com antecedência se gasta menos, se ganha mais e a sustentabilidade vai acontecendo.

Pelo lado da produção, que envolve diretamente a organização dos festivais, uma rede organizada e fluida com datas pré-estabelecidas gera uma enorme economia na hora de montar lineups, que podem dividir artistas entre vários festivais, aumentando o tamanho das mostras e gerando mais vagas para apresentações. Também é possível arrumar apoios comuns com contatos mais regionalizados aumentando as possibilidades de captação de cada festival.

Fica claro que o caminho para quem quer trabalhar com cultura é detectar seus iguais Brasil afora e se conectar com eles. Trocar sempre. Aproveitando a Feira das Música de Fortaleza e sua programação, o Festival Dosol vai promover uma série de aquecimentos do evento e da Rede Brasil de Festivais. Serão ações do Festival Dosol em conjunto com a feira em Natal e Mossoró botando para circular as bandas Vendo 147 (BA), Bandinha Di Da Dó (RS), Velociraptors (RN), Calistoga (RN) e Camarones Orquestra Guitarrística (RN).

O melhor é que isso tudo é só um ensaio do que está por vir em Novembro, quando a ação chega ao seu ápice com a realização de quatro festivais independentes no mesmo fim de semana na região Nordeste. São eles Festival Dosol (Natal, Mossoró e Caicó), Festival Maionese (Maceió), Festival Mundo (João Pessoa) e Ponto CE (Fortaleza).

Sem comunicação, troca e vontade de construir uma rota juntos, tudo isso seria impossível. Estamos juntos e esperando vocês também. A “porta do nosso quarto está sempre aberta”.

Vejas as datas do Aquecimento Dosol/Rede Brasil de Festivais:

Sexta, 24 de agosto, 22h
Vendo 147 (BA) e Velociraptors (RN)
Centro Cultural Dosol Mossoró
R$8,00

Sábado, 25 de agosto, 18h
Vendo 147 (BA) e Calistoga (RN)
Centro Cultural Dosol Natal
Entrada Gratuita

Domingo, 26 de agosto, 18h
Bandinha Di Da Dó (RS) e Camarones Orquestra Guitarrística (RN)
Centro Cultural Dosol Mossoró
R$8,00

Previous ArticleNext Article

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *