O Festival Dosol 2023 começou bonito. A primeira semana de atividades reuniu cerca de 10.000 pessoas em shows espalhados pelo Centro Histórico e pela Sede Cultural Dosol. 27 artistas já entraram em ação e quase 50 ainda vão tocar até o dia final, 26 de novembro na Funcarte. “Foram dias de muita emoção e música. Chegamos a duvidar do formato de 20 dias de shows, mas quando foi dando o dia de começar a programação vimos o quanto a cidade estava esperando. Tem muita coisa pela frente com shows todo dia, é aproveitar e se divertir“, diz Anderson Foca, coordenador do Festival.
O Festival DoSol comemora a sua vigésima edição e vai ocupar a cidade com música e cultura por praticamente um mês. Serão 20 dias de shows que começaram dia 04 e vai até 26 de novembro, espalhados por vários pontos de Natal: Funcarte, Pinacoteca, Largo da Rua Chile, Espaço Ruy Pereira, Sede Cultural DoSol, Casa Vermelha e Whiskritório Pub. Entre shows gratuitos ou com ingressos pagos a preços convidativos serão ao todo 80 artistas em ação de várias regiões do Brasil e ainda da França, Itália e Noruega. “O Festival DoSol se tornou um dos eventos mais aclamados que recebe música nova no Brasil e para gente, realizá-lo é um motivo de orgulho muito grande. Fazer 20 dias de festa ainda é pouco pra quantidade de transformações culturais que o festival vem proporcionando nesses vinte edições de existência“, comenta Ana Morena coordenadora do projeto.
O Festival DoSol tem patrocínio da Devassa (Cerveja Oficial) e Oi, através da Lei Câmara Cascudo e Governo do RN. Unimed Natal, através da Lei Djalma Maranhão e Prefeitura do Natal. O apoio é da Oi Futuro, LabSonica e Tudo Nosso Devassa. O Festival DoSol é afiliado da ABRAFIN (Associação Brasileira de Festivais Independentes) e faz parte da programação do Natal em Natal 2023.
INCUBADORA DOSOL
Para além da avalanche de shows que vão acontecer durante o Festival DoSol, a atividade ainda promove e financia o registro e produção do trabalho de cinco artistas em desenvolvimento na cena potiguar. São eles: Gracinha, Ale Du Black, Jennifer C., Sarah Oliver e Sourebel. “Desde que surgimos, a centelha do trabalho do DoSol é o desenvolvimento da música potiguar. A Incubadora é parte muito importante desse processo de renovação e fortalecimento.” comenta Ana Morena. “Vai ser excelente ver esses trabalhos chegando ao público do festival“, arremata Foca.
Todos os ingressos à venda estão disponíveis na Outgo pelo: https://outgo.com.br/festivaldosol2023
Confira a programação de shows dessa semana:Quinta, 16/11, 18h – Gratuito
Sede Cultural DoSol
– Ana Tomaz (RN)
– Rafael Jackson (RN)
Sexta, 17/11, 18h – Gratuito
Sede Cultural DoSol
– Luiz Gadelha (RN)
– Valéria Oliveira (RN)
Sábado, 18/11, 16h – Ingressos R$ 30,00
Pinacoteca
16h – Cinthia (RN)
17h – Daniela Fernandes (RN)
18h – Equilibristas do Mundo Torto (RN) & Felipe S (PE) & Dayanne Nunes (RN)
19h – Rodrigo Alarcon (SP)
20h30 – Seu Pereira e Coletivo 401 (PB)
Domingo, 19/11, 16h – Ingressos R$ 30,00
Pinacoteca
16h – Manjeronna (RN)
17h – Budang (SC)
18h – The Monic (SP)
19h – Mukeka di Rato (ES)
20h30 – Crypta (SP)