Por Foca
“O que vamos assistir aqui hoje é uma mudança de patamar, é um show do primeiro escalão da música brasileira”. Com essas palavras Fabrício Nobre, diretor e produtor executivo do show, profetizou o que aconteceria no palco um pouco mais tarde. Com moral de quem fez quase cem shows durante o ano em todas as regiões do Brasil, o Macaco Bong fez ontem (e continua hoje) o show de encerramento da tour “Artista Igual Pedreiro” reunindo para a celebração Victor Araújo e Siba de Pernambuco, o naipe de metais do Móveis Coloniais de Acajú e Jack, percussionista do Porcas Borboletas.
Quem acompanha de perto o processo de reestruturação do que chamamos de “mercado” sabe bem qual foi o sinal emitido por esse espetáculo. Mostra que as fronteiras acabaram, que o êxito na música pode ter outro viés e que ser um “artista” é bem mais do que ser genial no palco. No caso do Macaco Bong esse “bem mais” é a diferença. Os pedreiros de Cuiabá são músicos com estilo e formatação própria, dando aula de humildade e capacidade técnica por onde passam. Não é a toa que a banda só cresce e ainda consegue surpreender um cara com eu, que já devo ter visto o grupo em ação umas vinte vezes.
Foram ao todo oito músicas no show. A banda se apresentou sozinha apenas duas vezes durante o espetáculo, abrindo com “Amendoin” e voltando para o bis com “Um G Bem Quente“. O resto do show foi dividido com os convidados que mostraram com louvor porque estavam ali. Victor Araújo com sua personalidade forte de quem entrou na música cedo, foi o que mais me surpreendeu entre os convidados. Saindo do seu universo solitário a frente do piano, o prodígio pernambucano costurou bem os climas propostos pela guitarra de Kayapi, utilizando com excelência a orquestração presente no piano de calda em contraste com as notas etéreas de uma escaleta simplista.
Siba é mestre e menestrel. Na timidez de um cara tranquilo (e quase angelical) fora do palco, o outro permabucano da trupe também compôs bem sua rabeca na apresentação, mesmo sendo o último a se reunir à trupe (que fez quatro ensaios para rearranjar e desconstruir a obra do Macaco Bong). Jack, percussionista do Porcas Borboletas, foi um show à parte. Pulou, dançou e cumpriu bem a difícil missão de completar a já excelente cozinha dos Bongs. A metaleira pop dos Móveis anda sozinha. A turma é entrosada e sabe bem o que fazer em todas as situações, também deram um show à parte como esperado. As interpretações de “Fuck You Lady” e “Banana`s For All” foram o ápice máximo do que conhecemos como música boa!
Para completar, o ambiente. Tiro uma pausa para falar do incrível Auditório Ibirapuera, local no meio do parque de mesmo nome, com excelente acústica e estrutura para shows (a melhor que já vi). O lugar é de uma beleza ímpar. Outra obra assinada pelo grande Niemeyer.
Foi um belo momento. E o mais legal disso tudo é saber que ele não vai ser único e que ações como essa vão ser cada vez mais corriqueiras daqui para frente. Pode anotar e me cobrar!
Toda a cobertura do show em vídeo vai ao ar na próxima semana numa parceria do Dosoltv com a Webtv Fora do Eixo. Aguardem!!
foi um lindo concerto mucical!!!
Deve ter sido devastador. Espero pelos vídeos
Parabéns pelo trabalho
Foi sensacional!
Um dos melhores shows que vi na vida.
Juntar o Macaco Bong com musicos tão maravilhosos só podia dar nisso!
Parabens Bongs!!
Vi muitos shows na vida, mas esse de sábado ficou pra história, um dos melhores MESMO.
Foi a primeira vez que assisti um show do Macaco Bong e todas as expectativas foram superadas. (massacradas até. rs)
O entrosamento entre eles e os convidados foi impressionante.
Tudo perfeito, não houve um momento em que eu conseguisse me desligar do que tava acontecendo ali.
Só tenho lido coisas fantásticas do show e fico feliz em saber que estive lá… foi memorável e graças a ele começaremos 2010 com uma força a mais…
Parabéns aos Bong, os convidados e a toda equipe envolvida nesse belíssimo trabalho.
Paz, sucesso e inspiração sempre.
Foi muito massa…Um dos melhores shows que já vi também. Fui no dia 15. Eles disseram que tiveram 4 dias pra ensaiar …os caras surpreenderam, foi além das expectativas. Muito bom. Valeu a pena.
I see (A)live, people !!!!
Du corói