Prestigiando
Um espectador chama a atenção nas palestras realizadas na Feira do Livro de Mossoró. Um senhor lúcido, atencioso e dono de perguntas impecáveis sobre literatura, a ponto de surpreender os escritores de fora que estão participando do evento. É Padre Sátiro, já bastante avançado na idade. Mostrou pelas indagações ser profundo conhecedor de letras e autores. Além da educação e da gentileza, claro.
Na telinha
É bom ficar de olho nos horários do programa Entrelinhas da TV Cultura, o único inteiramente dedicado a literatura em tv aberta no país. A equipe tem feito boas tomadas e entrevistas em Mossoró e tem como repórter especial o escritor e jornalista Xico Sá, da Folha de São Paulo. Xico, aliás, conhece de Mossoró mais do que muito potiguar.
Bacana
A produção da Feira do Livro de Mossoró divulgou os vencedores do concurso de cordel realizado entre alunos do ensino fundamental e médio. A entrega vai ser amanhã. Quem levou o caneco foi Luanda Mota, de apenas doze anos. A menina é aluna de uma escola na zona rural de Apodi e herdou o gosto pelos versos da avó, que era cordelista. Bonito, né?
No Praia
Para os que gostam de Chico Buarque, hoje tem Cirleide Andrade interpretando os seus melhores samba no projeto Praia Shopping Musical, a partir das 21h. O produtor Zé Dias garante que não fica um samba antológico de Chico fora do repertório. A entrada é gratuita.
Horror
Se o mundo pode ficar pior? Sempre pode. Veja você que quando achávamos que estava tudo sob controle, a Record deixa escapar que comprou os direitos de exibição do programa Ídolos. Até aí tudo bem. O problema é que entre os cotados para apresentarem a atração estão Preta Gil e Paulo Ricardo. Mas, há a chance de Luana Piovani ou Daniela Cicarelli entrar na parada, o que aliviaria bastante o susto.
Pega geral
A briga por Tropa de Elite está pior do que combate do BOPE nas favelas do Rio. A Rede TV! mandou um helicóptero a Congonhas para buscar o diretor José Padilha, de “Tropa de Elite”, e o produtor Marcos Prado no fim da tarde de terça-feira, quando eles estavam voltando para o Rio de Janeiro. Os donos da emissora ofereceram algo em torno de 15 milhões de reais para exibir o filme.
Pega geral II
A Record acenou com a possibilidade de contratar os dois, Padilha e Prado, para uma “consultoria” na Record Filmes, a empresa que a emissora vai lançar para se dedicar ao cinema, concorrendo de frente com a Globo Filmes.
Pega Geral III
A proposta da Record foi além: ao invés de 2009, que é quando Tropa seria exibido numa tv aberta, ela quer lançar o filme já em dezembro próximo, quebrando as pernas das outras emissoras, que geralmente exibem um lançamento do cinema dois anos depois na sua grade de programação. Briga de cachorro grande.
Livro
Quer ganhar um livro do poeta Ferreira Gullar autografado? É só enviar um e-mail para redação@literal.com.br respondendo a pergunta “O que é o poema enterrado”? Quem conhece a obra do poeta sabe do que se trata. O exemplar em questão é Experiência Neoconcreta, publicado numa caprichada edição da Cosac Naify.