Notícias

BOOM BAHIA, PALCO DO ROCK, ETC…

Por Luciano Mattos (elcabong)
Nos anos 90 e no início dos 00, apesar de um bom número de bandas de rock, algumas com bom público, Salvador vivia fora do circuito nacional de shows. Naquele período, o que salvavam eram os festivais como o Garage Rock e o Boom Bahia, mas no dia-dia não era comum ver bandas do circuito nacional passarem pela cidade. As maiores, do mainstream, quando vinham estavam normalmente atreladas a shows de Axé. As do circuito off mídia apareciam muito raramente. Os festivais eram a salvação. E salvaram muitos fins de semana na cidade com bandas locais e nomes como Eddie, Ratos de Porão, Planet Hemp, Racionais MC’s, Mundo Livre S/A, Ira, Loop B, Cigarretes, entre outros. Hoje Salvador está cada vez mais inserido no circuito de shows nacionais, tanto de nomes do maistream quanto do circuito independente. Bem ou mal, boa parte dos artistas nacionais interessantes tem passado por aqui. A falta de festivais, no entanto, evita que a cena local ganhe um peso maior, já que são eles que normalmente reúnem num mesmo espaço, bandas, mídia e público. Boas novidades prometem ajudar a mudar esse quadro. A primeira é que o Festival Boom Bahia acaba de anunciar seu retorno definitivo. O festival está marcado para 8 e 9 de dezembro no Pelourinho e vai reunir uma grade interessante com algumas das principais bandas locais e vários DJs, além dos convidados: Montage (CE), Snooze (SE) e Wander Wildner (RS). Veja a programação:

Sexta, dia 08 de dezembro
Dj Cryer/ Subaquáticos/ DJ Munch/ Pessoas Invisíveis/ DJ Mopa/ Teatro de Seraphin/ DJ Big T/ DJ Angelis Sanctus/ Rabeca Matta/ Cascadura/ DJ Elettra/ Montage (CE)

Sábado, dia 09 de dezembro
DJ Chicão e Brahmz/ Berlinda/ DJ Big Brother/ Alex Pochat e os 5 Elementos/ Tropical Noise/ Snooze (SE)/ DJ el Cabong/ Som do Roque/ DJ Nazca/ Ronei Jorge e Os Ladrões de Bicicleta/ Retrofoguetes/ DJ Mauro Telefunksoul/ Wander Wildner (RS)

Outra boa nova é que polêmico Palco do Rock vem com novidades para 2008. Os organizadores, a Associação Clube do Rock, resolveu criar uma curadoria, formada por músicos e comunicadores (Joel Moncorvo, Ricardo Primata, Zezão Castro, Caio Andrade e Alexandre Antunes), o que deve dar maior credibilidade as atrações escolhidas para o evento. Outra boa novidade é que o festival vai estar inserido num projeto muito maior. O Palco do Rock será o braço baiano do Grito Rock, festival simultâneo que estreou este ano em 22 cidades e para 2008 já tem 40 cidades confirmadas. Serão festivais integrados em cidades brasileiras de 15 estados, além das capitais da Argentina e Uruguai. Não são, porém, apenas estes festivais que prometem agitar o cenário local. Dois grupos de produtores estão tramando outros dois festivais em Salvador para 2008, o que pode gerar um total de quatro festivais na cidade com foco no circuito independente. O melhor disso tudo é que a Diretoria de Música da Fundação Cultural do Estado está estudando a possibilidade de criar um edital para ajudar na realização de festivais em todo estado.

Previous ArticleNext Article

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *