Por Bruno Nogueira (PE) – (popup)
Música instrumental sempre costuma passar uma falsa impressão de que ela precisa ser complicada, mais elaborada e de difícil recepção. A banda gaúcha Pata de Elefante pensa o contrário. Com um excelente novo disco recém lançado, eles fazem a mais pura e simples formula do pop, só que sem vocais. Canções que se constroem em repetição constante, com referências sonora que não remetem a outros grupos instrumentais, mas sim a grandes nomes da música pop, como Bob Dylan, The Who e Beatles.
A banda tem três integrantes. Gustavo Telles na bateria e Daniel Mossmann e Gabriel Guedes se revezando entre guitarra e baixo, no melhor estilo Tortoise (grande nome instrumental de Chicago). Os três compõem as músicas do grupo, “música pra tocas as pessoas”, segundo Telles. As primeiras faixas deste novo trabalho deles já pode ser encontrado para download na Internet, tanto no site oficial www.patadeelefante.com, quanto nas paginas que a banda mantêm no MySpace e Trama Virtual.
Debates
Até o fim do ano, o país não tem mais festival independente no calendário. Mas Salvador recebe o Fórum de Música, Mercado e Tecnologia. Passam por lá os jornalistas Alexandre Matias, Alex Antunes e o produtor do Goiânia Noise Fabrício Nobre, entre outros nomes. Quem for do Recife e quiser conferir, a melhor opção é enbarcar em quase 12 horas de estrada entre as cidades, numa viagem de ônibus que sai metade do valor de avião.