A idéia original era impressionar o público baiano com o ritmo do frevo, mas a ação em parceria entre Governo da Bahia e Fundarpe teve efeito também contrário ao grupo de jornalistas que esteve em Salvador no último fim de semana. O Pelourinho Cultural, espaço a criado há um ano, é um modelo de gestão que já deveria ter sido implementado no Recife Antigo, nosso centro histórico, há muito mais tempo. É um escritório próprio para pensar em ações específicas para a região, descarregando as secretarias de Cultura.
Além de organizar shows todos os fins de semana, o órgão cuida de interligar o comércio local, criar mais opções de informação para turistas e dar escoamento para produção cultural local. O mais interessante é que tudo é feito com parcerias – patrocínio da Petrobrás, por exemplo, cavado pela própria administração – pouco orçamento e mídia espontânea. Eles se conectam através de uma rede de blogs locais e acabam não precisando mais recorrer a tradicional TV e mídia impressa para atrais público.
Garanhuns
As inscrições para o Festival de Música de Garanhuns, que tem premiação que vai de R$ 150 mil a dois automóveis 0 km estão sendo feitas na loja Passa Disco, tradicional ponto de circulação da música pernambucana no Shopping Parnamirim, até dia 29 de fevereiro. Outra opção é pelo endereço www.femuartegaranhuns.com.br
Nordeste
Está em articulação o festival Nordeste Independente. Até agora, nove cidades da região farão shows simultâneos, promovendo troca de artistas e articulação de uma cena que agora engloba várias cidades. No Recife serão dois dias, 7 e 8 de março, no casarão onde funciona o restaurante Sabor Pernambucano.