Segredo
Meu caro Serejo, a gente reclamando da descontinuidade da Preá, a revista da Fundação José Augusto, que não circula faz um ano, e Tácito Costa, sério, honesto e correto que é, explicando tudinho lá no blog dele. Tem assim: “Não foi falta de recursos que impediu a revista de ser editada. Isaura Rosado, que assumiu no lugar de François, não se interessou (…) Ela tinha força política junto ao Governo e conseguiu recursos. O contrário de Crispiniano, que demonstrou interesse, mas não conta com força para obter os recursos.”
Mofando
E assim a boa sacada que é a revista, anda mofando nas gavetas oficiais, resguardada da distribuição pelas desculpas oficiosas. Mas, como diz Ancelmo Góis, não é nada, não é nada, não é nada. Não há do que se admirar, além da disposição de Crispiniano Neto, que tem história e cultura, em continuar a frente de um troço sem ter nenhum prestígio, manchando a sua biografia. Será que há mais segredo entre a Preá e esse forjo, do que imagina nossa vã cobrança?
Acesse
E antes que eu me esqueça, você que preza por qualidade em textos sobre livros, filmes, discos e tudo mais no mundo que enche um bisaco de cultura, acesse o blog de Tácito Costa, que dia sim, dia também, brinda a gente com textos da mais alta categoria. O endereço é esse: www.substantivoplural.com.br E ainda tem uma pá de colaboradores botando a cana para moer. Imperdível.
Leia
E você aí, tem colecionado o suplemento 100 Autores Potiguares, que O Jornal de Hoje tem encartado semanalmente? É coisa fina. Vale como guia para descobrir o monte de escritor de alto nível que tem por aqui que na maioria das vezes passa por inexistentes, principalmente nas escolas. Se não conseguiu juntar todos até agora, dê seus pulos e guarde bem. É um investimento em cultura.
Sorteio
Quem ganhar um livro autografado pelo recluso escritor Rubem Fonseca? Pois o Portal Literal (www.portalliteral.com.br) está sorteando um exemplar do seu mais recente lançamento, “O romance morreu”. Você tem que mandar por e-mail qual o seu pensamento imperfeito preferido. A melhor resposta leva o livro. Manda aqui: redação@literal.com.br
Destaque
O escritor Daniel Galera, que esteve em Natal passando férias e aproveitou para terminar seu próximo romance, foi destaque na revista argentina Los Inrockuptibles, a terceira em tiragem no país Hermano. Três páginas traçam um perfil do escritor e de sua obra, por causa do lançamento recente de “Manos de caballo”. No Brasil, “Mãos de cavalo”. O livro, aliás, quando foi lançado na Siciliano do Midway, esgotou.
Dica
Essa vai deixar Mário Ivo feliz: a dupla Gnars Barkley anunciou que entre janeiro e março do ano que vem joga nas prateleiras do mundo o disco sucessor de St. Elsewhere. A mistura de pop eletrônico com black music roots é arrebatadora. A expectativa é a melhor possível. Bom ficar de ouvido em pé.
Não percam
O show de Guinga hoje no Teatro Sandoval Wanderley é imperdível. O cabra é dono de melodias de encher os ouvidos. Harmonioso, contido, tem o jeito inverso de Yamandu Costa, que se apresentou mês passado no Projeto Pixinguinha, também no TSW. Faz música como quem lapida pedras. E ainda tem laços potiguares, afinal, participou luxuosamente do disco de Khrystal.
Pudicos
Ao contrário do Congresso Nacional, que escondeu a foto de Rogéria com seus pêlos de fora, a França descobre tudo e apresenta na Biblioteca Nacional, em Paris, uma exposição de livros e gravuras que foram mantidos escondidos do público durante mais de 150 anos, devido ao seu conteúdo considerado altamente erótico e imoral. Será que chega por aqui?