Notícias

CLIPPING ROCK: SICK LIFE (RN) NO DIÁRIO DE NATAL

Sérgio Vilar // sergiovilar.rn@dabr.com.br

O que você conseguiria fazer em 24 horas? Aos literatos, é tempo suficiente para escrever uma crônica diária, mesmo que o ofício, na rotina do cotidiano, seja penoso. Um músico inspirado talvez até compusesse uma canção interessante. Mas compor, elaborar os arranjos, gravar e masterizar são tarefas para poucos. E é essa a essência do projeto Disco em 1 dia, proposto por uma produtora de São Paulo. Para dificultar o trabalho, o mote da composição necessariamente é extraído de uma manchete de jornal impresso naquele dia. Ou seja: não adianta bancar o esperto e chegar com uma letra já pronta ou decorada.


O grupo mossoroense, que se prepara para uma turnê pelo Sudeste e Sul do país, vivenciará o desafio em agosto Foto:Esther Melo/Divulgacao

Na esteira desse desafio já estiveram artistas do “naipe” do senhor Bossa Nova João Gilberto, Max de Castro e Andréas Kisser (ex-Sepultura) e… a banda mossorense Sick Life. Na verdade, a garotada potiguar vivenciará a adrenalina das 24 horas de pressão no mês de agosto. Até lá terá excursionado por 12 estados do Sul, Sudeste, Nordeste e Centro-Oeste para mostrar o resultado de cinco anos de New Metal da banda e o novo DVD, em fase de conclusão. Na bagagem, a participação em alguns dos festivais mais prestigiados do Rio Grande do Norte, como a edição do Mada 2009 e o Usina da Cultura.

Esta é a terceira edição do projeto Disco em 1 dia – iniciativa da Panela Produtora que ganhou a mídia paulista com a inusitada ideia de compor uma música, fazer os arranjos, gravação e masterização em um dia. Está marcada para acontecer a partir das 9h de sexta-feira, 13 de agosto, terminando na manhã do outro dia. “Essa gravação é algo muito importante para mostrar a cara da banda. É muito clichê dizer que é uma oportunidade, mas é isso mesmo: uma oportunidade de aprendizado com profissionais de alto nível”, diz Daniel Guilherme, 18 anos, guitarrista da banda.

A ideia da coletânea Disco em 1 dia surgiu em 2008, para divulgar a Panela Produtora, então novata na área publicitária paulistana. Foram escolhidas manchetes dos principais jornais de São Paulo como temáticas das composições que seriamelaboradas e gravadas em 24 horas. A maioria das canções foi composta e arranjada pelos próprios funcionários e sócios da produtora, mas também convida artistas consagrados e bandas novas previamente apresentadas aos produtores da empresa. E como toda banda precisa, além de talento e determinação, também da sorte, partiu de um encontro casual o convite para o Sick Life.

O começo

Apesar de três anos de batente e guitarras distorcidas, a apresentação na edição de 2009 do Festival Música Alimento da Alma (Mada) abriu as portas para um futuro mais promissor do Sick Life, mesmo sem tanta bagagem anterior. A viagem prévia a São Paulo para acertar a agenda dos shows e coletivas de imprensa culminou com uma confraternização do produtor da banda, Rodrigo Cruz, na Panela Produtora, durante um dos jogos do Brasil na Copa. “O produtor deles já havia visto a banda no Mada, ao vivo. Então foi fácil. Apresentei o material e eles logo convidaram para participar do projeto Disco em 1 dia”.

A participação no Mada foi possível graças ao lançamento do primeiro EP, For Pure Hate, gravado e mixado no home studio da banda e lançado pelo selo RP Discos, de Natal. Durante o Mada, a banda gravou seu primeiro DVD, em fase de edição. Em Janeiro de 2007 a banda lançou seu primeiro CD DEMO intitulado Look Around, com boa repercussão, inclusive sendo resenhado na revista Rockhard Valhalla, especializada em rock e metal. A banda é formada por Flávio (Voz), Daniel (Guitarra), Rafael (Baixo), André (Bateria) e Eliabe (Samplers).

Segundo o produtor Rodrigo Cruz, apesar da opção de composição pelos funcionários da produtora, o Sick Life preferiram encarar o desafio e compor a música. “Todos os dias eles leem jornais e treinam algumas composições. Estão engajados na ideia”, diz o produtor. Mas tudo não passa mesmo de treino. A ideia do Disco em 1 dia é a factualidade. Então, as manchetes dos jornais e inspiração das futuras composições serão lidas no dia. “Coisa parecida ocorreu na Copa do Mundo, quando a cada fim do jogo do Brasil eram compostascanções inspiradas no jogo. A iniciativa também teve ótima aceitação da mídia”, ressalta o produtor.

Previous ArticleNext Article

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *